-
Ficou conhecida como Tríplice Entente (entente = acordo, contrato) a coalizão militar constituída na primeira década do século XX, onde os Impérios Britânico, Russo e República Francesa se uniram para fazer frente à política expansionista de outro bloco, a Tríplice Aliança (constituída pelos Impérios Alemão, Italiano e Austro-Húngaro), formado em 1882.
Por ocasião da guerra, a Itália seria convencida a se unir à Entente a partir de um trato feito com a Inglaterra.
https://www.infoescola.com/historia/triplice-entente/
-
O Tratado de Londres de 1915, também conhecido como "Pacto de Londres" (em inglês: London Pact e em italiano: Patto di Londra), foi assinado em Londres em 26 de abril de 1915, através da qual a Itália entrou na Primeira Guerra Mundial ao lado da Tríplice Entente. O tratado foi secreto e os países signatários foram: Itália, Grã-Bretanha, França e Império Russo.
Sob o acordo, a Itália receberia a áreas habitadas por italianos na Áustria-Hungria, grande parte da costa da Dalmácia e o resto do território dos Balcãs do Império Austro-Húngaro seria dividido entre os três estados independentes: Sérvia, Montenegro e Croácia.
Em troca, a Itália concordou em deixar a Tríplice Aliança, que unia os impérios alemão e austro-húngaro, e entrar na guerra ao lado da Entente. A mudança de lados já havia sido acordado no início de setembro de 1914, em um acordo secreto assinado em Londres. A entrada na guerra deveria ocorrer em menos de um mês desde a assinatura do tratado e isso foi feito, com a declaração de guerra dos italianos que foi proclamada em 23 de Maio.
-
Sim! A Itália vira a casaca nas duas guerras.
-
Vale lembrar que no contexto da Primeira e Segunda Guerra Mundial a diplomacia secreta era algo comum. Lógico que a diplomacia secreta não provocou a Primeira Guerra, mas é claro que ela tem a ver com a rapidez com que a guerra cresceu. Era difícil você saber o que seu vizinho estava fazendo e traçar seus passos. Tudo corria por debaixo dos panos dos gabinetes das chancelarias, já dizia o historiador William Gonçalves. E assim, Itália entrou na Primeira Guerra Mundial ao lado da Tríplice Entente (tratado foi secreto e os países signatários foram: Itália, Grã-Bretanha, França e Império Russo).
-
Para os não assinantes,
Gabarito: Certo
-
Está CERTA.
T.A- Alemanha, Austria-Hungria e Iália
T.E.- Inlglaterra, Rússia e França
Itália ficou na TA na 1ª fase da Grande Guerra
Na 2ª fase da Grande Guerra(1915-1917) Itália muda de lado porque a AUSTRIA-HUNGRIA tomou a ofensiva e porque foi prometidos territórios a essa e não foram cumpridos. Isso fez com que ela mudasse de lado.
-
Desastrosa durante grande parte da guerra, a participação italiana acabou sendo importante, na medida em que o país derrotou e forçou o mpério Austro-Hungaro à capitulação na atalha de Vittorio-Veneto, causando a desagregação do mesmo. A capitulação da Áustria-Hungria foi um duro golpe no mpério Alemão, que passaria a lutar sozinho.
-
Por meio do Pacto de Londres, de 1915, a Itália concordou em deixar a Tríplice Aliança, que unia os impérios alemão e austro-húngaro, e entrar na guerra ao lado da Entente, em troca de receber novos territórios.
Resposta: Certo
-
Alemanha, ITáliA , Austria-Hungria É= EIXO DO MAL;;ATA
Franç. Rússia Inlglaterra= É OPOSTO,,,FRI
-
ITÁLIA CASACAAAAAAAAAAAA
GAB C
PMAL2021
-
.