SóProvas


ID
2501569
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

      No pequeno intervalo desde que os meus primeiros fios de barba cresceram até que começassem a ficar grisalhos, nesse meio século, aconteceram mais transformações e mudanças radicais do que normalmente em dez gerações, e cada um de nós o sente: aconteceu demais! A minha vida foi invadida por todos os pálidos cavalos do Apocalipse, revolução e fome, inflação e terror, epidemias e emigração... Fui obrigado a ser testemunha indefesa e impotente do inimaginável retrocesso da humanidade para uma barbárie que há muito julgávamos esquecida... Mas, paradoxalmente, na mesma época em que o nosso mundo retrocedia um milênio no aspecto moral, vi a mesma humanidade elevar-se a feitos nunca antes imaginados no campo da técnica e do intelecto... Nunca, até a presente hora, a humanidade como um todo se comportou de maneira mais diabólica, e nunca produziu de forma tão divina.

Stefan Zweig. Autobiografia – O mundo de ontem. Rio de Janeiro: Zahar, 2014, p. 14-6 (com adaptações).

Acerca de algumas das experiências evocadas no texto precedente, julgue (C ou E) o item a seguir.


Entre as obras de grande expressão artística que abordam experiências ligadas à Primeira Guerra Mundial destacam-se o romance A montanha mágica, de Thomas Mann, o relato autobiográfico Tempestades de aço, de Ernst Jünger, e o painel Guernica, de Pablo Picasso.

Alternativas
Comentários
  • O quadro Guernica, de Pablo Picasso tem correlação com a Guerra Civil Espanhola e não com a Primeira Guerra Mundial.

  • ERRADO

     

    O quadro Guernica é sobre a Guerra Civil Espanhola que começou em 17 de jul de 1936 e terminou em 1 de abr de 1939.

     

    (2 GM: 1 de set de 1939 – 2 de set de 1945)

     

    Os outros livros citados na questão são sim relativos à 1GM. (1920/1924, por aí)

     

  • O mural foi criado durante a Guerra Civil Espanhola, em resposta ao Bombardeio de Guernica, em abril de 1937. A cidade é localizada na província de Biscaia, no País Basco, local de resistência da cultura basca, sendo um grande alvo do governo espanhol.

  • Guerra Civil Espanhola: O Quadro Guernica de Pablo Picasso é uma das mais famosas pinturas do artista espanhol e uma das mais conhecidas do cubismo. Esta obra de arte revela os efeitos da guerra em uma população. O artista espanhol se inspirou no bombardeamento da cidade Guernica no dia 26 de abril de 1937. Neste dia, aviões alemães da Legião Condor destruíram quase completamente a cidade espanhola. O erro da questão é citar o  painel Guernica, de Pablo Picasso com a primeira guerra mundial. Foi a Guerra Civil Espanhola.

  • "O clássico da literatura de guerra Tempestades de aço é a obra de estreia de Ernst Jünger e relata, misturando ficção e anotações dos diários do autor, a vida nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial. Considerado pelo premiado escritor francês André Gide como o mais belo livro do gênero, a obra perpassa toda a trajetória de Jünger dentro do exército alemão, seus companheiros, as batalhas e os ferimentos aos quais um soldado precisa se submeter, contando sempre com a narrativa poética e envolvente de um dos grandes nomes da literatura alemã."

    "A montanha mágica, a grande obra-prima de Thomas Mann. (...) Neste clássico da literatura alemã, Mann renova a tradição do Bildungsroman - o romance de formação - a partir da trajetória do jovem engenheiro Hans Castorp. Durante uma inesperada estadia em um sanatório para tuberculosos, Hans relaciona-se com uma miríade de personagens enfermos que encarnam os conflitos espirituais e ideológicos que antecedem a Primeira Guerra Mundial. Um dos grandes testamentos literários do século XX e uma das obras inesgotáveis da ficção ocidental."

    Fonte: https://www.amazon.com.br/

  • Esta afirmativa está incorreta, pois o Painel Guernica pintado por Pablo Picasso tem por referência o ataque à Guernica ocorrido durante a Guerra Civil Espanhola. Esta obra cubista retratou o bombardeio aéreo alemão que expressou o apoio alemão ao General Franco.

    A historiografia da arte argumenta que Picasso teria como propósito declarar guerra à guerra e à qualquer tipo de violência, além de retratar os absurdos ocorridos com a Guerra Civil Espanhola. Pablo Picasso foi escolhido pelo governo espanhol para pintar o quadro para a Exposição Internacional de Artes e Técnicas em Paris. Hoje a obra está no Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, na Espanha. 

    Os livros Montanha Mágica de Thomas Mann e Tempestades de Aço de Ernst Jünger possuem como cenário a Primeira Guerra Mundial, sendo que o primeiro é um romance e o segundo é uma espécie de autobiografia que mistura elementos vividos nas trincheiras de guerra e elementos ficcionais. 
    Gabarito do Professor:  ERRADO.