SóProvas


ID
2501575
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Acerca de causas e consequências da Segunda Guerra Mundial, julgue (C ou E) o item seguinte.


As forças vencedoras da Segunda Guerra Mundial induziram expressivos movimentos migratórios entre a população de várias partes da Europa, com o objetivo de dotar os Estados, na nova ordem, de maior homogeneidade étnica.

Alternativas
Comentários
  • A assertiva dá a entender que os movimentos migratórios aconteceram dentro mesmo da Europa, a fim de proporcionar uma maior homogeneidade étnica. Tenho sérias dúvidas quanto a esse entendimento. A imigração envolveu mais países fora da Europa -Brasil, por exemplo - e teve finalidade de recuperação. Indiquei para comentário. 

  • Wilson, houveram movimentos internos na Europa. Por exemplo, alemães saíram dos territórios da atual Polonia e poloneses foram banidos de territórios que hoje pertencem a Bielo-Russia e Ucrânia, territórios que ficaram para a URSS.

  • A minha dúvida é se esse movimento geraria homogeneidade étnica mesmo.

  • Houve migração forçada e econômica que pode acarretar em concentração de uma determinada população em um local (Aí a homogeneidade). Com o fim da guerra e a repartição de alguns territórios, as populações tendem a migrar para regiões onde existam elementos comuns, como língua, cultura, religião. Quando a assertiva diz "induziram" podemos nos lembrara das expulsões de alemães, cossacos e ucranianos feito pela Rússia. 

  • Esse termo "homogeneidade étnica" tendeu a questão a ser errada...indiquei para comentário também!

  • Esse gabarito deveria ser corrigido ( se é que não foi). Apesar das expulsões e migrações descritas por Bruno Freitas a questão permite inferir que houve mobilização de grandes contingentes para fins eugenicos. Algo que os nazistas poderiam tentar caso vencessem a guerra.
  • Claudiney, haver no sentido de existir é impessoal, portanto não admite reflexão.  Galera, também estou com a maioria quanto ao provável erro da questão. Deve ter acontecido um provável refluxo de nacionais aos seus países de origem para reconstrução, não localizo nada para corroborar a tese. 

  • A questão da heterogeneidade étnica tinha sido um dos problemas surgidos ao fim da Primeira Guerra Mundial, que viu a queda de quatro enormes impérios: Alemanha, Áustria-Hungria, Rússia e Turquia. As divisões étnicas geraram conflitos nos novos Estados resultantes. Ao fim da II Guerra, tentou-se evitar o mesmo erro, a fim de causar menos conflitos internos na Europa. Não era uma questão eugênica, ou de tornar 100% homogêneo, mas pelo menos tinha que diminuir a salada mista em que estavam as populações do continente antes de 1939. Foi uma medida para assegurar a paz.

  • Tony Judt contrasta as estratégias adotadas no Pós-1ª GM e no Pós-2ª GM. 

    No primeiro contexto, a estratégia adotada foi a reelaboração geral do mapa europeu, complementada pelos tratados para a garantia de direitos das minorias étnicas. Salvo o caso da troca de populações entre Grécia e Turquia, as populações ficaram paradas e as fronteiras se moveram.

    No segundo contexto, foram conduzidos grandes deslocamentos populacionais para tentar assegurar maior homogeneidade entre as nações já existentes, salvo o caso da Polônia.

    A última estratégia não se deu sem problemas. Ela levou a tensões que viriam a explodir muitos anos depois, como no caso da Iugoslávia, com diversas etnias e religiões tratadas pelas potências vencedoras como um grupo homogêneo de eslavos.

    Cito o trecho:

    “At the conclusion of the First World War it was borders that were invented and adjusted, while people were on the whole left in place. After 1945, what happened was rather the opposite: with one major exception, boundaries stayed broadly intact and people were moved instead.” JUDT, Tony. Postwar: a history of Europe since 1945. New York: Penguin Books, 2005, p. 27

  • Assim fica difícil ir bem em história mundial :(

  • Gabarito: CERTO

    " O item fala em 'forças vencedoras', ou seja, deve-se desconsiderar as migrações forçadas promovidas pela Alemanha nazista e pelo Império do Japão. A URSS, por sua vez, expulsou diversos ucranianos, cossacos e alemães de diversas regiões da Europa central e oriental; isso foi feito em nome tanto da homogeneidade étnica quanto para a expulsão de alemães ocupantes que colonizavam os territórios poloneses. No Oriente, chineses, estadunidenses e soviéticos expulsaram colonos japoneses de diversos territórios."

     

    Professor: Filipe Figueiredo

    Livro: 1.600 Questões Comentadas

  • Se fosse na prova que irei fazer, entraria com recurso sem pensar duas vezes... 

     

  • Seria esse mesmo o objetivo

  • A questão informa "As forças vencedoras da Segunda Guerra Mundial", pelo que saiba, salvo entendimento em outras literaturas, somente a URSS fez isso...e os demais(USA, GB e Fr)?

    Alguém pode me explicar?

  • Pessoal a questão faz muito sentindo se pensarmos a questão pela seguinte lógica. Devido a Guerra, perseguições aos estrangeiros, judeus (de várias nacionalidades) nos estados alemães, perseguição aos doentes, homossexuais todas essas populações com medo migraram para um outro estado (que fosse mais garantidor de sua segurança e liberdades), dessa forma muitos países ali na Europa tiveram uma grande recepção de imigrantes vindos de diversas outras partes da Europa (como refugiados de guerra). Quando a questão fala que as forças vencedoras induziram movimentos migratórios com o propósito de dotar esses Estados de maior homogeneidade étnica eles estão querendo dizer que induziram esses estrangeiros a retornarem para seus países de origem. Pois uma das causas da guerra era justamente as diversas etnias de povos no cáucaso e nos balcãs. Eles queriam fazer que a França só tivessem franceses, a Espanha só espanhóis e assim por diante para evitar que novas divisões étnicas provocassem acirramentos e confrontos nesses países por questões culturais, ideologias. Isso faz muito sentindo ainda nos dias de hoje se pensamos que a UE quer barrar o contingente de imigrantes vindos das zonas de guerras no Oriente Médio e na Africa. Eles não querem que esses imigrantes acabem por influenciar sua cultura, religião e costumes, além de 'roubar seus empregos'. Mas perceba que esses movimentos migratórios são causados por essas mesmas potências que acenderam o pavil do barril de polvóra.

  • Embasamento no c*

  • CERTO, MINHA INTERPRETAÇÃO: Se na Segunda Guerra, certas pessoas se achavam superior por motivos de raça, não é de se surpreender que os países vencedores visavam refazer a mentalidade dessa gente, mostrando que todos somos seres humanos.