SóProvas


ID
2501578
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Acerca de causas e consequências da Segunda Guerra Mundial, julgue (C ou E) o item seguinte.


A derrocada do Império Turco-Otomano, consequência da Primeira Guerra Mundial, fez da Turquia uma república secular que não adotou uma posição neutra no contexto da Segunda Guerra Mundial.

Alternativas
Comentários
  • Ao longo dos séculos XVIII e XIX, o Império Turco-Otomano começou a entrar em um período de estagnação. Esse período ficou marcado pela articulação militar e diplomática com alguns países ocidentais, como a França e a Alemanha, e guerras intensas e periódicas contra outros, como o Império Russo. Além disso, passou a haver revoltas internas que foram minando o império, como a revolta dos janízaros (elite militar turca) em meados dos anos 1820, que foi sufocada com o massacre promovido pelo sultão Selim III. 

    O advento da Primeira Guerra Mundial em 1914 acelerou a desagregação do Império Turco-Otomano, já que a guerra provocou um colapso generalizado tanto na Europa quanto no Oriente Médio. OS OTOMANOS FORAM ALIADOS DOS ALEMÃES E AUSTRÍACOS DURANTE A GUERRA contra os russos, ingleses e franceses. Com é sabido, os alemães e seus aliados foram derrotados. Com a derrota, o Império Turco-Otomano foi obrigado a assinar o Armistício de Mudros, que cedia aos vencedores, sobretudo aos ingleses e franceses, porções de seu território.​​

  • Alguém saberia o motivo da anulação? Na minha opinião a afirmativa está errada, mas n identifiquei nada que atrapalhasse o julgamento objetivo da questão

  • Motivo da Anulação:

     

    A relação equivocada estabelecida no item entre a derrocada do Império Turco-Otomano e a não adoção de uma postura neutra pela Turquia prejudicou seu julgamento objetivo.

  • A Turquia manteve-se neutra durante a maior parte da Segunda Guerra Mundial e só no final, em fevereiro de 1945, declarou guerra à Alemanha e ao Japão, sem tomar parte ativa no conflito.