SóProvas


ID
2501632
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

      Virtualmente, todos os grandes países estabeleceram um banco central como “emprestador de última instância” para reduzir a probabilidade de que uma falta de liquidez se torne uma crise de solvência. A prática levou à questão do papel de um “emprestador internacional de última instância” que pudesse auxiliar os países a estabilizar o valor das suas moedas e reduzir a probabilidade de sua forte desvalorização em consequência da falta de liquidez, que, por sua vez, poderia causar um grande número de falências.

Charles Kindleberger. Manias, pânicos e crises. 6.ª ed. São Paulo: Saraiva.

Tendo como referência inicial esse fragmento de texto, julgue (C ou E) o item a seguir, pertinentes às funções e competências de um banco central.


Um argumento favorável à existência de um emprestador internacional de última instância é a função que este exerceria de proporcionar liquidez para amenizar as alterações necessárias nos valores das moedas e para impedir mudanças inconsistentes com os fundamentos econômicos, uma vez que existem bancos centrais nacionais que perseguem políticas monetárias distintas, de modo que alterações no valor das moedas são inevitáveis.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO.

    Um emprestador internacional é aquele que garante a estabilidade das reservas internacionais. De fato, importante a existência dessa estrutura para a manutenção dos valores das moedas e estabilidade cambial no sistema.

    (Fonte: Prof. Marcello Bolzan, do IDEG)