SóProvas


ID
2501647
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Na década de 30, durante a Grande Depressão, a teoria econômica debatia, entre outros temas, as causas do persistente desemprego, que assolava grandes contingentes populacionais. Uma das publicações que ganhou maior destaque nesse debate foi a Teoria geral do emprego, do juro e da moeda (1936), de John Maynard Keynes. Nessa obra, Keynes marcou os princípios teóricos que revolucionaram o pensamento econômico e até hoje é referência nas discussões sobre os determinantes do emprego, da renda e da produção agregados. Acerca das contribuições de Keynes à teoria macroeconômica e das deliberações produzidas durante a Conferência de Bretton Woods (1944), da qual Keynes participou ativamente, julgue (C ou E) o item seguinte.


Conforme Keynes, o nível de emprego agregado não se define meramente como um ponto de equilíbrio parcial, dado no encontro de curvas agregadas de oferta e de demanda por trabalho. Para ele, em uma dada estrutura produtiva, o nível de emprego resulta da decisão dos empresários de empregar a força de trabalho em função das expectativas de consumo e de investimento na economia. Assim, poderá persistir o desemprego involuntário enquanto o nível de demanda efetiva for demasiadamente baixo.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO.

    Sabemos que há um ponto de pleno emprego na economia em que todos os cargos estão preenchidos. Nesse caso, a economia estará no seu mais elevado ponto de renda, mas nem todos os trabalhadores estão empregados (desemprego natural). Porém, a economia não precisa ter atingido esse ponto efetivamente. Qualquer cruzamento da DA e da AO fora do pleno emprego é um equilíbrio, mas não será o máximo. Se a economia está abaixo do pleno emprego, então, existe desemprego involuntário (o indivíduo quer trabalhar, mas o sistema não consegue ainda absorvê-lo). Com intervenções de curto prazo é possível levar a economia para o pleno emprego.

    (Fonte: Prof. Marcello Bolzan, do IDEG)