-
A convergência entre os níveis de renda torna-se possível exatamente por causa dos retornos marginais descrescentes do modelo, e não RETORNOS CRESCENTES. Ou seja, caso injete-se capital em ambos os países, um com elevado estoque e outro, com baixo estoque, tal capital tende a aumentar o produto de forma mais substancial naquele com menos estoque de capital. Assim sendo, a hipótese de convergência pode ser atendida.
-
Modelo de Solow
Com relação ao conceito ( geral) do Modelo de Solow?
O que é o modelo de Solow?
O modelo de Solow mostra como a poupança, a mão-de-obra, a tecnologia afetam o nível de produção da economia e o seu crescimento ao longo do tempo. Nesse modelo utiliza-se a função de produção de Cobb-Douglas, de tal maneira que utiliza-se a produção por trabalhador (Y/L) em vez da produção (Y). Por isso, a suposição do modelo é que a produção apresenta retornos constantes de escala. Assim, consideramos um função produção por trabalhador onde y = Y/L, logo y = f(k), onde k = K/L.
Fonte: https://passeiodobebado.wordpress.com/2013/05/02/modelo-de-solow/
-
Errado
"Uma das consequências do modelo de Solow é a sua rejeição de convergência de níveis de renda para todos os países. Tal conclusão é uma implicação da hipótese de retornos marginais crescentes do modelo."
Os países tendem a convergir os níveis de renda (se você vir a curva de crescimento, ela tende a se estabilizar, o que leva ao segundo erro)
A hipótese é de retorno marginais decrescentes
-
modelo de Solow
- retornos constantes de escala
- retornos DECRESCENTES de capital (k)
-
verificar a respeito do tema Solow
-
O modelo de Solow indica movimento de convergência dos níveis de renda de diferentes países.
E isso ocorre justamente em virtude de retornos marginais decrescentes.
O fato de os retornos marginais serem decrescentes faz com que o crescimento de países mais pobres seja mais facilitado, quando comparado a países mais avançados.
-
Solow explica o estado estacionário da economia no longuíssimo prazo pela lei dos investimentos decrescentes (quando a depreciação iguala a produção), não crescentes como afirma a questão.