SóProvas


ID
2504194
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Sumaré - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto “Procura-se restaurante sem TV”, para responder à questão.


      No fim de semana passado, fui com a família a um dos nossos restaurantes prediletos. É um desses lugares com cardápio gigante e pratos idem, ideal para um almoção de domingo. Um dos atrativos do lugar é um agradável jardim com mesas ao ar livre. O jardim é a parte do restaurante preferida por famílias. Fica cheio de crianças nos fins de semana.

      Ao chegar, tivemos uma surpresa: o restaurante havia colocado uma enorme televisão no jardim, com caixas de som espalhadas por todo o lugar. A TV exibia – juro – um programa sobre o cultivo de orégano.

      Somos clientes antigos do lugar. Vamos tanto que até conhecemos os donos. Perguntei por que haviam decidido instalar o aparelho.

      “Cansei de perder clientes porque não tínhamos TV”, disse um dos proprietários. “Tem gente que chega aqui, pergunta se tem TV e, quando digo que não, vai embora.”

      Triste, mas verdadeiro: achar um restaurante sem TV está ficando cada vez mais difícil. Entendo que um restaurante de PF ou de almoço comercial tenha TV nas paredes para os clientes verem as notícias ou os gols da noite anterior. É claro que já fui com amigos a bares para assistir a jogos. Ninguém é contra a televisão. Mas não consigo entender como uma família prefere ficar vendo um programa sobre plantação de orégano a conversar.

      Nosso almoço foi uma depressão só: o som do programa impedia qualquer tentativa de comunicação. Era impossível escapar do barulho da TV, já que as caixas cobriam toda a área do lugar.

      O pior é que o dono do restaurante tinha razão: as famílias pareciam estar gostando do programa. Na mesa ao lado, um casal passou o almoço todo sem trocar uma palavra, aparentemente hipnotizado pelas informações sobre a melhor época para plantar orégano.

      Perdemos outro de nossos restaurantes favoritos. Uma pena. Mas tenho certeza de que o lugar, agora com TV, não vai sentir nossa falta.

            (André Barcinski, Folha de S.Paulo, 09.05.2012. Adaptado)

  1. De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, a expressão destacada no trecho do texto está corretamente substituída pelo pronome em:

Alternativas
Comentários
  •  d) já que as caixas a cobriam.

  • Alguém poderia explicar esta questão por favor!

    Fiquei com dúvida.

  • a) ...havia colocado uma enorme televisão - o restaurante a havia colocado - não existe pronome átono após particípio

    b) ...instalar o aparelho - haviam decidido instalá-lo - quem instala, instala algo - VTD - o aparelho é objeto direto.

    c) ... clientes verem as notícias... - quem vê, vê algo - VTD - o correto seria clientes verem-nas  

    d)... já que as caixas cobriam toda a área... - quem cobre, cobre algo - VTD - toda a área objeto direto, por isso o uso do pronome a

    e) ... não vai sentir nossa falta. - quem sente, sente algo. VTD - não cabe o lhe, pois o lhe aplica-se a objeto indireto

  • Na alternativa D, o que justifica a próclise seria o termo "toda"?

  •  A - o restaurante havia colocado uma enorme televisão no jardim - Verbo principal no particípio, então o pronome A não pode ficar depois dele.

     B - Perguntei por que haviam decidido instalar o aparelho - Masculino (o aparelho)

    C - para os clientes verem as notícias ou os gols da noite anterior - Ver é verbo transitivo direto, e lhe é pronome que substitui OI

    D - está correta

    E - o lugar, agora com TV, não vai sentir nossa falta - Sentir é VTD

  • LETRA D

    Pronome relativo "QUE" atrai o pronome para ANTES do verbo, havendo assim uma PRÓCLISE !

  • Alguém poderia explicar com mais informações/exemplos? Continuo sem entender... Por quê: verem-na, na alternatica "c"; e na alternativa "d " , ñ é: cobriam-na (???)...  Ssndo q ambas são VTD(???)...  Obrigada! 

  • Então, tentarei explicar de forma simples. Não existe nada que OBRIGUE a regra da próclise nas alternativas C e D, portanto, é facultativo a ênclise ou próclise. Devemos lembrar das causas em que haverá obrigatoriamente a próclise que são: Conjunções Subordinativas, verbos no gerúndio antecedidos pela preposição "em", pronomes relativos e indefinidos, palavras negativas, advérbios, frase interrogativa e exclamativa. Se existir outra regra que não citei, por favor me corrijam. Fonte: minhas anotações.

    Também não existe a regra que OBRIGUE a ênclise que são: verbo no gerúndio, frase que se inicia com verbo, orações reduzidas de infinitivo  e frases imperativas afirmativas. Fonte : http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/gramatica/proclise-mesoclise-enclise.htm

    Como não existe nenhuma regra que OBRIGUE a próclise, é facultativo ter a ênclise ou a próclise. Tanto faz a posição do pronome ser "...a cobriam" ou " cobriam-na" os dois estão corretos pois não existe nada que OBRIGUE a próclise ou a ênclise.

    Espero ter ajudado Cibele.

  • Então... a alternativa D está correta e aceita a próclisa devido a conjunção causal -já que-

  • Na D tem sujeito explicito (caixas), por isso a proclise, ou não? 

  • Não sei se fiz da maneira correta, mas acertei a questão assim:

     a)… o restaurante havia colocado uma enorme televisão no jardim… → … o restaurante o havia colocado… ERRADA - Substituindo, ficaria assim: "colocado o enorme televisão".

     b) Perguntei por que haviam decidido instalar o aparelho. → Perguntei por que haviam decidido instalá-laERRADA  - Substituindo, ficaria assim: "haviam decidido instalá-lo".

     c) … para os clientes verem as notícias ou os gols da noite anterior. → para os clientes lhes verem. -  ERRADA O lhe, usa-se com pessoas, não com objetos.

     d) … já que as caixas cobriam toda a área do lugar. → já que as caixas a cobriam. - CORRETA 

     e) … o lugar, agora com TV, não vai sentir nossa falta. → … o lugar, agora com TV, não vai sentir-lhe. ERRADA - Para mim, a frase fica com o sentido de que vão sentir a tv. 

    OBS: corringam-me se eu errei alguma coisa.

  • Até agora não entendi a alternativa D, 

    Cobriam, não deveria ficar dessa forma: Cobriam-na ?

    Não identifiquei palavra atrativa e negativa antes do verbo

  • Rodrigo Santos acredito que em razão da ausência de termo atrativo, torna-se facultativa a localização do pronome, podendo dar-se tanto em enclise, mesóclise ou próclise, e como as demais alternativas estão erradas, mesmo que pela facultatividade da localização do pronome, a alternativa "D" é a correta.

  •  e) … o lugar, agora com TV, não vai sentir nossa falta

    Qual seria a substituição certa da letra e?

  • Lembrando que o LHE refere-se a pessoa. Não serve para designar objetos ou qualquer outra coisa. LHE = Pessoas

  • Algum Concurseiro, o correto seria nos sentir. Toda frase, com sentido negativo, acontece a proclise.

     

    ESTUDEM!

  • Em relação às alternativas 'd' e 'e": é facultativo o uso da ênclise ou próclise, pois na primeira há sujeito expresso próximo ao verbo, enquanto que na segunda há locução verbal antecedida de 'não' ("... não a vai sentir"/ "não vai senti-la").

  • Correção:

    A) ...restaurante havia colocado uma enorme televisão no jardim => a havia colocado

    B) Perguntei por que haviam decidido instalar o aparelho => haviam decidido instalá-lo

    C) ...para os clientes verem as notícias ou os gols da noite anterior => para os clientes os verem.

    D) CORRETO - GABARITO.

    E) ...o lugar, agora com TV, não vai sentir nossa falta => não vai senti-la

  • Estou com a mesma dúvida do Rodrigo! Aprendi que, quando o verbo termina em M ou Õe, substitui por Na ou No!!!
  • Não entendi a onde houve palavra atrativa para ocorrer a Próclise ?

  • O termo eles não é palavra atrativa, portanto o uso de próclise não é obrigatório; é facultativo o uso de próclise ou de êncliseEles terminaram-nas hoje ou Eles as terminaram hoje.

    #https://dilsoncatarino.blogspot.com/2008/06/

  • "Na letra A, o pronome o não concorda com “televisão”;

    Na B, la não concorda com “aparelho”;

    Na C, usou-se o pronome lhe para um objeto direto (o mesmo acontece na letra E)."

    GABARITO LETRA D

    .

    Créditos GranCursos Online - Prof Elias Santana.

  • facultativo o uso da próclise ou da ênclise, caso o verbo não se encontre no início da frase, nem haja situações que justifiquem o uso específico de uma forma de colocação pronominal."

    Que é o caso da alternativa D - Gabarito.

  • Muito boa questão, foi a única que errei dessa prova. Percebi que C e E não estava de acordo, mas nem me liguei na facultatividade da próclise ou ênclise da C.

    Antes errar aqui que no dia.