SóProvas


ID
2504668
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERES-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1A1AAA


      Após o processo de redemocratização, com o fim da ditadura militar, em meados da década de 80 do século passado, era de se esperar que a democratização das instituições tivesse como resultado direto a consolidação da cidadania — compreendida de modo amplo, abrangendo as três categorias de direitos: civis, políticos e sociais. Sobressaem, porém, problemas que configuram mais desafios para a cidadania brasileira, como a violência urbana — que ameaça os direitos individuais — e o desemprego — que ameaça os direitos sociais.

      No Brasil, o crime aumentou significantemente a partir de 1980, impacto do processo de modernização pelo qual o país passou. Isso sugere que o boom do consumo colocou em circulação bens de alto valor e, consequentemente, aumentou as oportunidades para o crime, inclusive porque a maior mobilidade de pessoas torna o espaço social mais anônimo, menos supervisionado.

      Nesse contexto, justiça criminal passa a ser cada vez mais dissociada de justiça social e reconstrução da sociedade. O objetivo em relação à criminalidade torna-se bem menos ambicioso: o controle. A prisão ganha mais importância na modernidade tardia, porque satisfaz uma dupla necessidade dessa nova cultura: castigo e controle do risco. Essa postura às vezes proporciona controle, porém não segurança, pois o Estado tem o poder limitado de manter a ordem por meio da polícia, sendo necessário dividir as tarefas de controle com organizações locais e com a comunidade.

Jacqueline Carvalho da Silva. Manutenção da ordem pública e garantia dos direitos individuais: os desafios da polícia em sociedades democráticas. In: Revista Brasileira de Segurança Pública. São Paulo, ano 5, 8.ª ed., fev. – mar./2011, p. 84-5 (com adaptações).

O texto 1A1AAA aponta explicitamente como aspecto que impactou no aumento da criminalidade a partir de 1980

Alternativas
Comentários
  • C- a circulação de bens de alto valor.

     No Brasil, o crime aumentou significantemente a partir de 1980, impacto do processo de modernização pelo qual o país passou. Isso sugere que o boom do consumo colocou em circulação bens de alto valor e, consequentemente, aumentou as oportunidades para o crime..

  • A resposta da questão está no segundo parágrafo do texto. Vejamos:

    'No Brasil, o crime aumentou significantemente a partir de 1980, impacto do processo de modernização pelo qual o país passou. Isso sugere que o boom do consumo colocou em circulação bens de alto valor e, consequentemente, aumentou as oportunidades para o crime".

     

    Gabarito:C.

  • Só acho que os nossos amigos "esquerdistas" não gostaram muito do "período militar". O BR começou a azedar depois dessa época e discordar disso, com todo respeito, é puro fanatismo. Mas enfim, segue o jogo!

  •    LETRA C - 

         No Brasil, o crime aumentou significantemente a partir de 1980, impacto do processo de modernização pelo qual o país passou. Isso sugere que o boom do consumo colocou em circulação bens de alto valor e, consequentemente, aumentou as oportunidades para o crime, inclusive porque a maior mobilidade de pessoas torna o espaço social mais anônimo, menos supervisionado.

    Pela leitura do fragmento, podemos notar que o aumento do consumo teve como consequência a circulação de bens de alto valor, acarretando,com isso,o aumento da criminalidade.

  • No Brasil em 1980,  o crime aumentou significativamente com o impacto do processo de modernização pelo o qual o País passou. 

    o boom do consumo colocou em circulação " bens de alto valor" com a consequencia, aumentou as oportunidades para o crime..

     

     

     

     

  • GABARITO: C

    No Brasil, o crime aumentou significantemente a partir de 1980, impacto do processo de modernização pelo qual o país passou. Isso sugere que o boom do consumo colocou em circulação bens de alto valor 


    Sigamos!
    Bons estudos.

  • Muitos já postaram o gabarito e por mais que pareça simples, eu errava questões por tentar entender o que o autor queria afirmar pelo contexto em questões de interpretação, quando na verdade, em 90% dos casos, basta ler uma frase no texto que aborda a pergunta e lá estará a resposta. Abs

  • "Não precisa ler o texto todo, basta ler a pergunta com clareza que ja fala a resposta para você.. Gb:c

  • Ae André Maciel: ?? Vc acha uma coisa. Nada anormal, todos temos direito de achar o que quiser, entender as coisas sob o ponto de vista que enxergamos. Afirma que quem discorda é fanático?? Hein, que mundo vc vive?? O BR “começou” a azedar depois da época x?? Hã?? Vc não estudou história do Brasil não?? O Brasil tem só 60 anos de idade né (...)