Gabarito: Letra D.
De acordo com o Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica - 2 Vols. - 13ª Ed.Brunner & Suddarth.2015
Anemias na doença renal
Na DRT, a produção de eritropoetina diminui e, em consequência, ocorre anemia profunda, produzindo fadiga, angina e dispneia.
A eritropoetina (EPO) estimula a produção de eritrócitos, diminuindo, assim, tanto os sintomas de anemia crônica induzida pelo tratamento, quanto a necessidade de transfusões de sangue.
Anemia, devido à produção diminuída de eritropoetina, reduz o tempo de sobrevida dos eritrócitos.
Anemia é causado por um leve encurtamento do período de vida dos eritrócitos e por deficiência de eritropoetina (necessária para a eritropoese). À medida que a função renal diminui, a eritropoetina, que é produzida pelo rim, também diminui.
Entretanto, como a eritropoetina também é produzida fora do rim, alguma eritropoese continua, mesmo em clientes cujos rins foram retirados. Contudo, a quantidade de eritrócitos produzidos é pequena, e o grau de eritropoese é inadequado.
Se o rim detectar níveis baixos de oxigênio, como ocorre quando menos eritrócitos estão disponíveis para a ligação com o oxigênio (p. ex., anemia), ou em pessoas que vivem em altas altitudes com concentrações mais baixas de oxigênio atmosférico, os níveis de eritropoetina aumentam. O aumento da eritropoetina em seguida estimula a medula a aumentar a produção de eritrócitos. Todo o processo de eritropoese tipicamente tem a duração de 5 dias.