Gabarito: Letra A.
De acordo com o CAB nº 32 Atenção ao Pré-Natal de Baixo Risco.Brasília-DF.2012
Item I-Correto.
O ferro nos alimentos de origem animal é absorvido de forma melhor pelo organismo do que o ferro dos alimentos vegetais.
Para aproveitar melhor o ferro dos alimentos de origem vegetal, a gestante deve consumir, logo após as refeições, meio copo de suco de fruta natural ou a própria fruta que seja fonte de vitamina C, como acerola, laranja, caju e limão, entre outras.
Item II- Errado.
Ela também deve ser informada de que as farinhas de trigo e milho comercializadas no Brasil são enriquecidas com ferro e ácido fólico, para ajudar na prevenção e no controle da anemia.
Item III- Errado.
Programa Nacional de Suplementação de Ferro consiste na suplementação medicamentosa de sulfato ferroso para:
todas as crianças de 6 a 18 meses de idade,
gestantes a partir da 20ª semana
e mulheres até o 3º mês pós-parto.
De acordo com o CAB nº 32 Atenção ao Pré-Natal de Baixo Risco.Brasília-DF.2012
Complementando o Item II:
A quantidade de sal por dia deve ser de, no máximo, uma colher de chá rasa (5g), por pessoa, distribuída em todas as refeições. O consumo excessivo de sódio (presente no sal de cozinha e em alimentos industrializados) aumenta o risco de pressão alta, doenças do coração e rins, além de causar ou agravar o edema comum na gravidez.
A maioria das mortes maternas no Brasil ocorre por complicações da pressão alta durante a gravidez.
É importante que a gestante seja orientada e incentivada a:
• Utilizar temperos naturais, como cheiro verde, alho, cebola, ervas frescas ou secas e suco de frutas, como limão, para temperar e valorizar o sabor natural dos alimentos e, com isso, reduzir a quantidade de sal.
• Ler o rótulo, ao comprar produtos industrializados, e escolher aqueles com menor quantidade de sódio. Deve lembrar que o sal também pode apresentar-se na lista de ingredientes com o nome de cloreto de sódio.
• Utilizar somente sal iodado. O iodo é um importante mineral para o corpo humano e, por isso, recomenda-se o uso do sal iodado. Deve-se evitar o uso de sal destinado ao consumo animal, porque este sal não tem iodo. A falta do citado mineral durante a gestação está associada a uma série de riscos, como aborto, baixo peso da criança ao nascer, retardamento mental e físico ou risco de apresentar dificuldades de aprendizado.
• Em casa, guardar o sal sempre em local fresco e ventilado, longe do calor do sol, do forno ou fogão.
• Para evitar a anemia, consumir diariamente alimentos que são fontes de ferro, como carnes, vísceras, feijão, lentilha, grão-de-bico, soja, folhas verde-escuras, grãos integrais e castanhas, entre outros. Deve-se consumir, juntamente com esses alimentos, aqueles que são fontes de vitamina C, como acerola, laranja, caju e limão, entre outros.
Gab A.
I A paciente deve consumir diariamente alimentos de origem animal ou vegetal ricos em ferro.
• Para evitar a anemia, consumir diariamente alimentos que são fontes de ferro, como carnes, vísceras, feijão, lentilha, grão-de-bico, soja, folhas verde-escuras, grãos integrais e castanhas, entre outros. Deve-se consumir, juntamente com esses alimentos, aqueles que são fontes de vitamina C, como acerola, laranja, caju e limão, entre outros
II É recomendado à gestante o consumo frequente de sal de cozinha, que, no Brasil, é enriquecido com ferro.Falsa
III A partir da oitava semana de gestação, a paciente deve buscar o serviço de saúde para receber suplementação de ferro.Falsa