Gabarito: Letra C.
Complementando
De acordo com o artigo Cuidados ao recém nascido em fototerapia: o conhecimento da equipe de enfermagem.2010
.
Alguns efeitos colaterais que podem ser esperados no RN em fototerapia são: aumento da perda hídrica insensível; exantema máculo-papular; aumento do número de evacuações com fezes amolecidas e esverdeadas; erupções cutâneas; hipertermia; bronzeamento; hipocalcemia; deficiência de riboflavina; irritação na pele e possível lesão na retina.
As possíveis complicações podem ser: genotoxicidade; alterações das hemácias; letargia; eritema; queimaduras; efeitos no relacionamento mãe-RN; instabilidade térmica; rash cutâneo; hipocalcemia; distensão abdominal; aumento da frequência respiratória e cardíaca; irritabilidade e aerofagia devido a oclusão dos olhos.
A Equipe de Enfermagem deve conhecer e estar atenta para todos estes sinais e sintomas, com vista a prevenir complicações e aumentar a eficácia do tratamento.
Cuidados durante a fototerapia:
- Verificar temperatura corporal a cada 3 horas para detectar hipertermia e hipotermia, e verificar perda de peso.
- Aumentar oferta hídrica, pois a lâmpada flourescente ou halogena pode provocar elevação da temperatura, consequentimente aumento do consumo de oxigenio , da FR e FC, culminando em maior perda insensível de água.
-Proteger os olhos com cobertura radiopaca com camadas de veludo negro ou papel carbono negro envolto em gaze.
- Não ultilizar ou suspender a fototerapia se os níveis de BD estiveram elevados, para evitar o aparecimento da síndrome do bebê BRONZEADO.
-Cobrir solução parenteral e o equipo com papael alumínio ou usar extensores impermeáveis a luz.
- A prática da descontinuidade da fototerapia durante a alimentação , inclusive com a retirada da cobertura dos olhos, desde que a bilirrubinemia não esteja muito elevada.