-
A política destaca bastante a questão da "subjetividade" na produção de saúde
(...) Não existe rede de saúde que não passe, primeiramente, pelas relações humanas. A construção de vínculos afetivos e de tecnologias relacionais possibilita formas de comunicação fundamentais para a produção de redes de cuidado em saúde.
In Política Humaniza SUS, disponivel no site do Ministério da Saúde.
-
metas específicas são programas de acolhimento para a resolutividade e em prazos determinados para melhor atendimento.
-
GAB.: D
a) A esses problemas acrescentam-se a desvalorização dos trabalhadores de saúde, a precarização das relações de trabalho, o baixo investimentoem processos de educação permanente em saúde desses trabalhadores, a pouca participação na gestão dos serviços e o frágil vínculo com os usuários.
b) Valorização da dimensão subjetiva e coletiva em todas as práticas de atenção e gestão no SUS, fortalecendo o compromisso com os direitosde cidadania, destacando-se as necessidades específicas de gênero, étnico - racial, orientação/expressão sexual e de segmentos específicos (população negra, do campo, extrativista, povos indígenas, quilombolas, ciganos, ribeirinhos, assentados, população em situação de rua, etc.);
c) O resgate dos fundamentos básicos que norteiam as práticas de saúde no SUS, reconhecendo os gestores, trabalhadores e usuários como sujeitos ativos e protagonistas das ações de saúde;
e) A humanização vista não como programa, mas como política pública que atravessa/transversaliza as diferentes ações e instâncias gestoras do SUS [...].
Fonte: Humaniza SUS - D o c u m e n t o B a s e p a r a G e s t o r e s e T r a b a l h a d o r e s d o S U S
-
-
A humanização é uma política e não um programa(as bancas gostam de confundir).
-
Letra A: o programa de educação permanente é um projeto consolidado no Brasil, dispensando-se (INDISPENSÁVEL) a necessidade de se investir mais nesse setor.
Letra B: a gestão dos processos de produção de saúde deve ser conduzida de forma autônoma e objetiva, priorizando-se sua função institucional. (INDISSOCIABILIDADE ENTRE ATENÇÃO E GESTÃO)
Letra C: os sujeitos usuários são os protagonistas dos processos de gestão e de atenção do SUS, seguidos em importância pelos trabalhadores dos serviços de saúde. (TODOS OS ATORES SÃO IMPORTANTES)
Letra D: deve ser valorizada a interação entre aspectos afetivos e fatores técnicos, da qual são exemplos os projetos Maternidade Segura e Método Canguru. (CORRETO)
Letra E: a humanização do sistema de saúde deve ser compreendida como um programa de metas específicas a serem cumpridas em prazos determinados. (POLÍTICA NACIONAL)
-
COMPLEMENTANDO
O risco de tomarmos a Humanização como mais um programa seria o de aprofundar relações verticais em que são estabelecidas normativas que “devem ser aplicadas e operacionalizadas”, o que significa, grande parte das vezes, efetuação burocrática, descontextualizada e dispersiva, por meio de ações pautadas em índices a serem cumpridos e em metas a serem alcançadas independentemente de sua resolutividade e qualidade.
E) a humanização do sistema de saúde deve ser compreendida como um programa de metas específicas a serem cumpridas em prazos determinados. (Ambos estão equivocados)