" O diretório “app” (application) Vamos começar conhecendo primeiramente o diretório “app” (application). Dentro desse diretório temos todos os arquivos principais de nossa aplicação, distribuído pelos seus diretórios. Ao expandirmos o diretório “app” temos as pastas “manifest” e “java”. Dentro da pasta “manifest” temos o arquivo “AndroidManifest.xml”
O diretório “res” (resources) Dentro da estrutura de um projeto Android existe um diretório chamado “res” (resources), onde dentro dele colocamos todos os recursos que podemos utilizar em um programa Android (como imagens, sons, músicas e etc). Vamos conhecer os subdiretórios existentes dentro dessa pasta e a finalidade de cada um deles.
O diretório “drawable” presente dentro da pasta “res” do nosso projeto possui uma única finalidade : armazenar imagens que serão visualizadas dentro de uma aplicação Android. Uma coisa que precisa ser reforçada aqui é que os arquivos de imagens presentes nessa pasta não podem estar escritos de qualquer forma. Os arquivos a serem copiados dentro desse diretório devem possuir somente letras minúsculas (de “a” até “z”), números (de “0” a “9”) e underline (“_”).
O diretório “layout” armazena todos os arquivos referentes as telas de uma aplicação Android, que normalmente são arquivos “.xml”. Para aqueles que conhecem a programação de HTML com JavaScript para a construção de páginas Web, no Android é similar, é a combinação de Java com XML para a construção de aplicativos Mobile.
O diretório “mipmap”: O diretório “mipmap” possui a mesma características do diretório “drawable” ( armazenar imagens) , porém, o mesmo foi destinado a armazenar nesta pasta somente imagens referentes ao ícone da nossa aplicação Android, que possa se comportar em várias resoluções de tela.
O diretório “menu”: Nesse diretório é armazenado o arquivo responsável por gerenciar e exibir os itens de menu em noss aplicação."
fonte: http://othonbatista.com/arquivos/android/apostila-android.pdf