SóProvas


ID
2506267
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No gerenciamento de crises, um dos principais desafios consiste em enfrentar situações que exigem uma postura organizacional não rotineira. Com relação a esse assunto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Os critérios da ação, no gerenciamento de crise, para tomar decisão são: necessidade, validade do risco e aceitabilidade.

  • a) o protocolo de ação do gerenciamento de crises inclui, em sua normatização, o planejamento de contingências. ERRADA => Pelo contrário, o Planejamento de contigências engloba o protocolo de gerenciamento de crises.

     b) a primeira e mais importante fase do gerenciamento de um evento crítico é a confrontação ou resposta imediata. ERRADA => Pré-confrotação.

     c) a necessidade, a validade do risco e a aceitabilidade são critérios norteadores da tomada de decisões em eventos críticos. CORRETA

     d) a resolução de uma crise demanda criatividade e improvisação, baseando-se em métodos empíricos. ERRADA => Métodos técnicos

     e) as ações essenciais ao gerenciamento de crises devem ser definidas no momento em que o evento crítico se apresenta. ERRADA =>

  • Minemônico simples pra lembrar na hora da prova no que diz respeito aos critérios norteadores de uma tomada de decisões num evento crítico é: "VAN"

    ALIDADE DO RISCO 

    CEITABILIDADE 

    N ECESSIDADE

    Espero ter ajudado. Bons estudos!!

  • A PRÉ CONFRONTAÇÃO É A PRIMEIRA MEDIDA A SER TOMADA.

  • a necessidade, a validade do risco e a aceitabilidade são critérios norteadores da tomada de decisões em eventos críticos.  

  • Quem ficou em dúvida em relação a alternativa B 

    a primeira e mais importante fase do gerenciamento de um evento crítico é a confrontação ou resposta imediata. Errado.

    a primeira e mais importante fase do gerenciamento de um evento crítico é a Pré-confrontação. Correto !

     

    Força , foco e fé!

  • GABARITO C

     

     

    a) o protocolo de ação do gerenciamento de crises inclui, em sua normatização, o planejamento de contingências. (o planejamento de contingências é que inclui o gerenciamento de crises)

     

    b) a primeira e mais importante fase do gerenciamento de um evento crítico é a confrontação ou resposta imediata. (a primeira e mais importante fase é a de pré-confrontação. A resposta imediata é o componente mais importante da fase de confrontação, pois engolba todos os demais)

     

    c) a necessidade, a validade do risco e a aceitabilidade são critérios norteadores da tomada de decisões em eventos críticos.

     

    d) a resolução de uma crise demanda criatividade e improvisação, baseando-se em métodos empíricos. (a situação de crise pode ser um imprevisto, mas sua resolução não se dá por improvisação e sim com treinamento e métodos adequados anteriormente definidos)

     

    e) as ações essenciais ao gerenciamento de crises devem ser definidas no momento em que o evento crítico se apresenta. (devem ser previamente definidas e planejadas para que diante da crise a organização adote métodos contundentes e eficazes de resolução)

  • Para quem não sabe o significado da palavra empírico: empírico adjetivo 1. relativo ao empirismo. 2. baseado na experiência e na observação, metódicas ou não.
  • critérios norteadores de uma tomada de decisões num evento crítico é:

    "VAN"

    ALIDADE DO RISCO 

    CEITABILIDADE 

    N ECESSIDADE

  • Gabarito: letra C.

    Critérios para tomada de decisões em eventos críticos: V A N - Validade, aceitabilidade e necessidade.

    Na prova do TRF-4/2019 para o cargo de Segurança e Transporte, a questão , no seu contexto, solicita os cinco critérios para tomada de decisões em um conflito no processo de negociação. São eles:

    Necessidade,

    Validade do risco,

    Aceitabilidade legal,

    Aceitabilidade moral,

    Aceitabilidade ética.