-
Letra D
O “planejamento operacional” é mais específico. Projetado para o curto prazo, envolve as tarefas isoladamente e preocupa-se com o alcance de metas específicas, sendo definido em nível operacional. O domínio do planejamento operacional está na definição das atividades e dos recursos necessários para a realização dos objetivos estratégicos e administrativos. O ponto de partida para a elaboração dos planos operacionais são os objetivos de nível mais alto (objetivos principais ou objetivos estratégicos).
-
LETRA D
a) A definição da formação das equipes de segurança faz parte do planejamento operacional.
ERRADO. A definição da formação das equipes de segurança faz parte do planejamento tático.
b) A responsabilidade de elaboração do planejamento estratégico cabe exclusivamente ao gestor de segurança.
ERRADO. A responsabilidade de elaboração do planejamento estratégico é de responsabilidade da alta administração, e não exclusiva do gestor de segurança.
c) O planejamento estratégico deve pormenorizar tarefas específicas a serem executadas a curto prazo.
ERRADO. É o planejamento operacional que deve pormenorizar tarefas específicas a serem executadas a curto prazo.
d) O planejamento operacional é um desdobramento do planejamento tático e define as ações a serem executadas.
CERTO. O planejamento operacional é um desdobramento do planejamento tático e define as ações a serem executadas.
e) Os procedimentos internos de controle de acesso de pessoas, veículos e materiais são definidos no planejamento tático.
ERRADO. Os procedimentos internos de controle de acesso de pessoas, veículos e materiais são definidos no planejamento operacional.
Fonte: material do Estratégia 2017 - Herculano e Girão.
-
GABARITO D
Nível Institucional ou Estratégico: envolve toda a empresa/organização, porém está mais identificado com a alta administração. Traça a filosofia e políticas de segurança e define a missão do departamento. É a longo prazo.
Nível Tático ou Departamental: busca a otimização dos recursos. É desenvolvido nos níveis intermediários e estabelece meios necessários para a implantação do sistema de segurança integrado. Detalha condições, prazos e responsabilidades. Nesse nível é que são formadas as equipes de segurança. É a médio prazo.
Nível Técnico ou Executivo: trata da descrição técnica detalhada do sistema integrado, como também de seus equipamentos, manutenção, instalação e equipes de operaçao e reparo. É o nível observado na elaboração do plano de segurança.
Nível Operacional ou Operativo: trata do manual de operações de segurança propriamente dito, descrevendo normas, condutas, procedimentos de rotina ou emergenciais e os seus responsáveis. Nele são definas as ações, é mais específico, trata dos controles de acesso e treinamento das equipes. É a curto prazo.
* O nível executivo e o operacional podem ser tratados como nível operacional.
-
Girão e Herculano não é fonte didática, mano. Para de postar estudo deles aqui. Isso não quer dizer nada.