SóProvas


ID
2506327
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

No atendimento pré-hospitalar de uma vítima politraumatizada, a abordagem primária é subdividida em duas fases: a abordagem primária rápida e a abordagem primária completa. Baseada em uma sequência de passos a ser cumpridos pelos socorristas, convencionalmente denominada ABCD do trauma, a abordagem primária completa de uma pessoa politraumatizada inicia-se com a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

     

    Na abordagem primária completa segue-se uma seqüência fixa de passos estabelecida cientificamente. Para facilitar a memorização, convencionou-se o “ABCD do trau- ma” para designar essa seqüência fica de passos, utilizando-se as primeiras letras das palavras (do inglês) que definem cada um dos passos

    1) Passo “A” (Airway) – Vias aéreas com controle cervical;

    2) Passo “B” (Breathing) – Respiração (existente e qualidade);

    3) Passo “C” (Circulation) – Circulação com controle de hemorragias;

    4) Passo “D” (Disability) – Estado neurológico;

    5) Passo “E” (Exposure) – Exposição da vítima (para abordagem secundária).

     

    Vias Aéreas Superiores: ● Cavidade nasal (nariz); ● Cavidade oral (boca); ● Faringe (Nasofaringe, orofaringe e laringofaringe ou hipofaringe. Destas três, a nasofaringe é exclusivamente via aérea, a laringofaringe é exclusivamente via digestiva e a orofaringe é um caminho comum ao ar e aos alimentos.)

    As vias aéreas superiores terminam e as inferiores têm início na laringe, com a epiglote, estrutura que protege a abertura das vias aéreas inferiores, obstruindo-a durante o reflexo de deglutição e abrindo-a para a passagem do ar. Seu acesso e visualização dependem de procedimento médico denominado laringoscopia.

    Vias Aéreas Inferiores: ● Laringe. ● Traquéia; ● Brônquios/bronquíolos; ● Pulmões/alvéolos pulmonares. O acesso às vias aéreas superiores é direto e sua visualização é quase completa, exceto pela nasofaringe (região posterior à cavidade nasal e póstero-superior à úvula - "campainha”)

     

    'Poliotraumatizado' é um termo médico utilizado para assinalar, num doente, a presença de mais do que um traumatismo de maior ou menor gravidade.

    Este termo carece de especificação e de quantificação, uma vez que há pequenos e grandes traumatismos, traumatismos externos e internos, abertos e fechados, do esqueleto, dos vasos sanguíneos, do sistema nervoso, etc.

     

    Politraumatizado é um sinistrado que sofreu traumatismos múltiplos.

     

    A proteção da coluna cervical, especialmente em vítima politraumatizadas, é o padrão do atendimento esperado. Nos idosos este padrão deve ser aplicado não somente em situações de trauma, mas também durante problemas clínicos nos quais a manutenção de vias aéreas pérvias é prioridade.

     

    Espero em ter ajudado. Bons estudos. Rumo à vitótia. CAVEIRA!!!!

     

     

     

     

     

  • uma leitura lógica ajuda a responder certo. obs: se tem algo na boca, tem problema de na na espiração..