SóProvas


ID
2506528
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Conforme o Pronunciamento CPC 46, na mensuração do valor justo de um ativo, deve-se garantir que

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o CPC 46 – Mensuração do Valor Justo, valor justo é o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração (ou avaliação). Ou seja, as partes do negócio são independentes e devem estar em condições de igualdade.

     

    A mensuração do valor justo presume que a transação para a venda do ativo ou transferência do passivo ocorre:

     

    (a) no mercado principal para o ativo ou passivo; ou

    (b) na ausência de mercado principal, no mercado mais vantajoso para o ativo ou passivo.

     

    Portanto, o gabarito é a letra A.

     

    Vamos analisar os erros das demais alternativas:

     

    B) incorreta. CPC 46:

     

    20. Embora a entidade deva ser capaz de acessar o mercado, ela não precisa ser capaz de vender o ativo específico ou transferir o passivo específico na data de mensuração para que possa mensurar o valor justo com base no preço desse mercado.

     

    C) incorreta. Conforme conceito visto na letra A, o item está incorreto.

     

    D) incorreta. CPC 46:

     

    Ativo ou passivo

     

    11. A mensuração do valor justo destina-se a um ativo ou passivo em particular. Portanto, ao mensurar o valor justo, a entidade deve levar em consideração as características do ativo ou passivo se os participantes do mercado, ao precificar o ativo ou o passivo na data de mensuração, levarem essas características em consideração. Essas características incluem, por exemplo:

     

    (a) a condição e a localização do ativo; e

     

    (b) restrições, se houver, para a venda ou o uso do ativo.

     

    E) incorreta. CPC 46:

     

    13. O ativo ou o passivo mensurado ao valor justo pode ser qualquer um dos seguintes:

     

    (a) um ativo ou passivo individual (por exemplo, um instrumento financeiro ou um ativo não financeiro); ou

     

    (b) um grupo de ativos, grupo de passivos ou grupo de ativos e passivos (por exemplo, uma unidade geradora de caixa ou um negócio).

     

    Gabarito: A.

     

    https://www.exponencialconcursos.com.br/wp-content/uploads/2017/08/Coment%C3%A1rios-quest%C3%B5es-de-contabilidade-TRE-BA-Prof.-Feliphe-Ara%C3%BAjo.pdf

  • RESUMINDO:


    - Custo corrente: Valor na data das demonstrações contábeis (palavra chave)

    - Valor realizável: Valor de venda específico para a entidade (palavra chave: de forma ordenada)


    - Valor justo: Transação sem influências. É uma transação sem favorecimentos (palavra chave)

  • Vamos analisar as alternativas.

    a) Correta. Valor Justo é definido como o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração.

    b) Incorreta. Embora a entidade deva ser capaz de acessar o mercado, ela não precisa ser capaz de vender o ativo específico ou transferir o passivo específico na data de mensuração para que possa mensurar o valor justo com base no preço desse mercado.

    c) Incorreta. A abordagem de custo é a técnica de avaliação em que reflete o valor que seria exigido atualmente para substituir a capacidade de serviço de um ativo (normalmente referido como o custo de substituição ou reposição).

    d) Incorreta. A mensuração do valor justo destina-se a um ativo ou passivo em particular. Portanto, ao mensurar o valor justo, a entidade deve levar em consideração as características do ativo ou passivo se os participantes do mercado, ao precificar o ativo ou o passivo na data de mensuração, levarem essas características em consideração. Essas características incluem, por exemplo: (a) a condição e a localização do ativo; e (b) restrições, se houver, para a venda ou o uso do ativo.

    e) Incorreta. O ativo ou o passivo mensurado ao valor justo pode ser qualquer um dos seguintes: (a) um ativo ou passivo individual (por exemplo, um instrumento financeiro ou um ativo não financeiro); ou (b) um grupo de ativos, grupo de passivos ou grupo de ativos e passivos (por exemplo, uma unidade geradora de caixa ou um negócio).

  • Letra (a)

    CPC 46

    a) Certo. 9.Este Pronunciamento define valor justo como o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçadaentre participantes do mercado na data de mensuração.

    b) Errado. 20.Embora a entidade deva ser capaz de acessar o mercado, ela não precisa ser capaz de vender o ativo específico ou transferir o passivo específico na data de mensuração para que possa mensurar o valor justo com base no preço desse mercado.

    c) Errado. 24.Valor justo é o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada no mercado principal (ou mais vantajoso) na data de mensuração nas condições atuais de mercado (ou seja, um preço de saída), independentemente de esse preço ser diretamente observável ou estimado utilizando-se outra técnica de avaliação.

    d) Errado. 11.A mensuração do valor justo destina-se a um ativo ou passivo em particular. Portanto, ao mensurar o valor justo, a entidade deve levar em consideração as características do ativo ou passivo se os participantes do mercado, ao precificar o ativo ou o passivo na data de mensuração, levarem essas características em consideração.

    Essas características incluem, por exemplo:

    (a)a condição e a localização do ativo; e

    (b)restrições, se houver, para a venda ou o uso do ativo.

    e) Errado. 13.O ativo ou o passivo mensurado ao valor justo pode ser qualquer um dos seguintes:

    (a)um ativo ou passivo individual (por exemplo, um instrumento financeiro ou um ativo não financeiro); ou

    (b)um grupo de ativos, grupo de passivos ou grupo de ativos e passivos (por exemplo, uma unidade geradora de caixa ou um negócio).

  • GABARITO A!

    .

    .

    TRANSAÇÃO NÃO FORÇADA / SEM FAVORECIMENTOS.

    .

    DEUS VULT!

  • Valor Justo

    Palavra-chave: transação sem favorecimento.

    É o valor pelo qual um ativo pode ser trocado ou um passivo pode ser liquidado entre partes conhecedoras dispostas a isso em uma transação sem favorecimentos.

    Podemos lembrar como exemplo a tabela FIPE. A tabela FIPE de veículos representa um valor justo para veículos, é um valor de mercado, um valor genérico, que não representa um valor específico para a entidade.

    FONTE: Aula do Prof. Gabriel Rabelo no YouTube.

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K