SóProvas


ID
2506924
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a abordagem cognitivo-comportamental, os delírios na esquizofrenia são compreendidos como

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

    Uma dica aos colegas; questões sobre TCC...a alternativa correta é sempre a que tem termos chaves como esquemas...crenças...mapas mentais..., ou alusão ao uso de técnicas pelo psicólogo. Sempre acerto questões desta maneira. Façam uma busca de questões de TCC aqui no QC que verão o que digo.

  • Os delírios não dependem de nossos sentidos para ocorrerem, mas dependem de algum estímulo externo real. Isso porque o delírio é como que uma interpretação errada da realidade. A pessoa delirante distorce os estímulos a sua volta e os vivencia de forma diferente.

    AS ALUCINAÇÕES SÃO EXPERIÊNCIAS SENSORIAIS REAIS BASEADAS EM COISAS IRREAIS.

  • Delírio na perspectiva da terapia cognitiva

    1- Os delírios podem ser melhor compreendidos em termos de anormalidade dos processos de pensamento, em vez apenas de seu conteúdo específico.

    2- O indivíduo adota o delírio como a realidade, em vez de interpretações da realidade ou crenças. Sua dificuldade em avaliar essas interpretações errôneas, como inferências em vez de representações exatas da realidade, constituem um aspecto do comprometimento do teste de realidade.

  • Letra D

    Cuidado para não confundir Delírio e Alucinação

    Delírio: são crenças distorcidas da realidade. Ex: acreditar que sou um psicólogo da ABIN sem ser (risos hehe)

    Alucinação: resumidamente é ver, sentir, ouvir sem a presença do estímulo real.

  • De acordo com a abordagem cognitivo-comportamental, os delírios na esquizofrenia são compreendidos como crenças, ou interpretação da realidade, assumidas como fatos, mesmo quando há fortes evidências contrárias.

    Delírio existe a presença de um objeto, mas tem-se uma interpretação distorcida desse objeto.

    Gab: D