SóProvas


ID
2506954
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O processo denominado intervenção breve, para abordagem do uso do álcool e de outras drogas, tem ganhado espaço entre os profissionais de diferentes formações, como assistentes sociais, educadores, agentes comunitários e profissionais de saúde. Os elementos essenciais do processo de intervenção breve são

Alternativas
Comentários
  • Miller & Sanches propuseram alguns elementos essenciais ao processo de Intervenção Breve. Esses elementos têm sido reunidos usando a abreviação FRAMES (que em inglês significa “moldura”, enquadramento, ou seja, você irá “enquadrar” os seus procedimentos nesse esquema).

    F eedback (devolutiva ou retorno)

    R esponsibility (responsabilidade)

    A dvice (aconselhamento)

    M enu of Option (menu de opções)

    E mpathy (empatia)

    S elf-efficacy (autoeficácia)

    https://www.supera.senad.gov.br/wp-content/uploads/2016/03/SUP7_Mod4.pdf

  • c

    feedback, responsabilidade, aconselhamento, menu de opções, empatia e autoeficácia.

  • FRAMES: feedback, responsabilidade, auto-eficácia, menu de opções, empatia, auto-eficacia. 

  • Cinco elementos são comumente apontados como princípios ativos para a efetividade das intervenções breves. Esses elementos formam um acróstico, em inglês, denominado FRAMES: Feedback, Responsability, Advice, Menu of options, Empathy e Self-efficacy (retroalimentação, responsabilidade, aconselhamento, menu de opções, empatia e autoeficácia). 
    - o feedback, devolução de resultados de uma avaliação, tem como propósito enfatizar a autonomia e responsabilidade da pessoa quanto à tomada de decisão e compromisso com a mudança de comportamento. Em geral, utiliza-se um instrumento para fornecer feedback sobre resultados da avaliação e esta é uma das primeiras atividades da IB. 
    - responsabilidade é sinônimo de autonomia, autocuidado e compromisso do indivíduo com a mudança. 
    - aconselhamento são conselhos, orientações, recomendações e indicação de metas específicas, fornecidas pelo profissional ao cliente, com base em conhecimentos empíricos, que devem ser transmitidos de forma clara, direta e sem juízo de valor. 
    - menu de opções se refere à variedade de alternativas disponíveis em guias, vídeos, folhetos, oferecidas pelo facilitador ao cliente com o intuito de motivá-lo à ação. 
    - empatia está relacionada ao modo como o profissional age com o cliente. A postura deve ser responsiva e a escuta compreensiva, com a intenção de vincular o cliente ao tratamento e proporcionar a mudança de comportamento. 
    - autoeficácia consiste na confiança nas próprias habilidades e potencialidades.

    Gabarito do Professor: Letra C.