SóProvas


ID
2507185
Banca
UECE-CEV
Órgão
SEAS - CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Conforme o ECA, considera-se criança

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

     

    Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.​

  • Gabarito: C

    Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até 12 anos de idade incompletos,

    e adolescente aquela entre doze e 18 anos de idade.

     

    Outra questão sobre o assunto:

    Q697361 - Ano: 2016 - Banca: CESPE - Órgão: TCE-PA - Prova: Auditor de Controle Externo - Área Administrativa - Serviço Social

    Julgue o item subsecutivo, acerca do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

    De acordo com o ECA, é considerada criança a pessoa com até doze anos de idade incompletos. (GABARITO CERTO)

    ~~~~

     

    FÉ EM DEUS!

  • O item "c" ficaria mais completo se falasse: " dezoito anos incompleto"

  • Lei n° 8.069/1990

    ART.2. Considera-se criança para efeitos desta Lei, a pessoa até 12 anos incompletos, e adolescentes aquela entre 12 e 18 anos de idade.

  • Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.​

  • A questão exige o conhecimento estampado no art. 2º do ECA, que define o limite de idade em que a pessoa será considerada criança e adolescente.

    Conforme se depreende da lei nº 8.096/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), a criança é aquela pessoa até 12 anos incompletos. Ou seja, no dia do aniversário em que completa 12 anos, a pessoa deixa de ser criança e passa a ser considerada adolescente.

    Art. 2º ECA: considera-se criança, para os efeitos desta lei, a pessoa até 12 anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre 12 e 18 anos de idade.

    Em relação ao adolescente, devemos ter o mesmo raciocínio: no dia do aniversário de 18 anos, a pessoa se torna adulta; ocasião em que o ECA deixará de ser aplicado como regra e só poderá ser aplicado em casos excepcionais.

    GABARITO: C