SóProvas


ID
2507536
Banca
NUCEPE
Órgão
FMS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A triagem neonatal, também conhecida como teste do pezinho, é essencial para todos os recém-nascidos, e é realizado por meio do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN). O período de preferência para a realização deste teste é:

Alternativas
Comentários
  • Novas recomendações:

    Recomenda-se o período da coleta ideal: terceiro e quinto dia de vida do bebê.

    Punção média ou lateral do calcanhar.

    Deve ser considerada como uma condição de exceção toda coleta realizada após 28 dias de vida, mesmo que não recomendada, por se tratar de um exame fora de período neonatal. 

  • Gabarito: Letra A.

     

    Complementando

     

     

     

    De acordo com o CAB nº 33 SAÚDE DA CRIANÇA: Crescimento e Desenvolvimento.Brasília-DF.2012

     

     

     

    3.3.6 Realização do teste do pezinho [A]

     

    O teste do pezinho, feito na criança logo após o seu nascimento, conforme estabelece o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) (BRASIL, 2004b), permite a detecção:  da fenilcetonúria e do hipotireoidismo congênito (fase 1 do programa) e de hemoglobinopatias (fase 2), doenças que podem ser tratadas, prevenindo o retardo mental (que as duas primeiras enfermidades podem ocasionar) e as infecções e outras complicações que frequentemente podem ocasionar a morte de crianças com hemoglobinopatias.

     


    O teste deverá ser feito a partir do 3º dia de vida da criança, quando já ocorreu uma ingestão adequada de proteínas e é possível analisar com mais segurança o metabolismo da fenilalanina, evitando-se resultados falsos negativos para fenilcetonúria. Além disso, a dosagem de hormônio estimulante da tireoide (TSH) nas primeiras 24 horas de vida pode acarretar um aumento de falsos positivos para hipotireoidismo congênito.congênito. Assim, a coleta para o exame deve ser realizada entre o 3º e o 7º dia de vida da criança. 

  • O Ministério da Saúde recomenda que o sangue do recém-nascido seja coletado preferencialmente entre o 3º e o 5º dia de vida.

     

    O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece o teste do pezinho para seis doenças: 

    fenilcetonúria, 

    hipotireoidismo congênito, 

    doença falciforme, 

    fibrose cística, 

    deficiência de biotinidase e 

    hiperplasia adrenal congênita. 

     

    Desde 1992, o teste do pezinho se tornou obrigatório em todo o território nacional e, hoje, está previsto no Programa Nacional de Triagem Neonatal, adotado pelo Ministério da Saúde desde 2011.
     

    Fonte: https://www.revistaencontro.com.br/canal/atualidades/2017/06/teste-do-pezinho-deve-ser-feito-ate-o-5-dia-de-vida.html

     

    Letra A