SóProvas


ID
2507662
Banca
UECE-CEV
Órgão
SEAS - CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Atente ao seguinte excerto do relatório dos Debates Técnicos sobre a Saúde dos Jovens (1989) da Organização Mundial da Saúde (OMS): “[...] A adolescência é sempre um período de transição, no qual os jovens desenvolvem suas capacidades experimentando novos tipos de comportamento”. Considerando essa afirmação da OMS, é correto afirmar que a concepção de adolescência diz respeito

Alternativas
Comentários
  • Nossa, onde está o referencial que diz que a correta é a letra e?

  • Gente, desde 1948 que o conceito de saúde é amplo inserindo o social nele. Quando falamos em OMS já associamos a isso... Como pode falar em adolescente sem tratar disso:!!

    Não gosto de briga com banca, mas esse é um tipo de questão que entristece o estudante !!!

  • O referencial para essa questão eu encontrei pesquisando em https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/download/7018/8487, que é uma tese de doutorado, sendo parte dela publicada na revista saúde e sociedade n.7, o artigo tem como título DESVELANDO A CONCEPÇÃO DE ADOLESCÊNCIA/ ADOLESCENTE PRESENTE NO DISCURSO DA SAÚDE PÚBLICA de autoria de Fumika Peres e Cornélio P. Rosenbur da USP. No resumo do artigo podemos observar que trata-se de um trabalho de natureza teórica que, no campo das Ciências Sociais, busca analisar criticamente o conhecimento produzido e utilizado na área da saúde e que vem orientando a prática com adolescentes, de forma hegemônica, desvelando a concepção de adolescência/adolescente presente no discurso da Saúde Pública. Mediante um processo de desconstrução e reconstrução histórica do discurso em estudo, utilizando-se o instrumental de pesquisa em História Social, reconhece-se a concepção adotada, representativa do paradigma médico-biológico/ biomédico, que vem orientando, de forma predominante, a produção do conhecimento e as práticas correspondentes nessa área de atuação.

    Confesso que li por superficialmente e de fato a letra D corresponde com o que está publicado. Então sugiro que para melhor entendimento do mesmo fazamos uma leitura mais aprofundada para melhor comentar e debater a questão. 

     

  • Gab. D. 80% de erro, achei a questão difícil!

     

     

     

    Peres e Rosenburg (1998, pp 63/64) ao analisarem, de forma crítica, o processo de naturalização da adolescência, afirmam que a necessidade de definição de seu projeto de vida, de adoção de valores e assunção de responsabilidades é tida como situação que gera inseguranças, questionamentos, rebeldia nos sujeitos frente aos valores do "mundo adulto"(quer dizer: sociedade). Neste sentido, a Organização Mundial da Saúde (OMS), em seu relatório dos Debates Técnicos sobre a Saúde dos Jovens, da 42ª Assembléia Mundial de Saúde, 1989, em sua Introdução, explicita a imagem acima, assinalando que:

     

     

    "A adolescência é sempre um período de transição, no qual os jovens desenvolvem suas capacidades experimentando novos tipos de comportamento (p.63).

     

     

    A naturalização do processo de desenvolvimento humano pressupõe a idéia de natureza humana, presente não só na área da Saúde, mas também na área da Pedagogia, da Psicologia, como algo inalienável, inerente ao ser humano, uma essência humana que se atualiza, orientado segundo um eixo fundado em cada e todo ser humano, apenas um programa genético/psicogenético que se irá cumprindo ao longo do tempo vital”(p.64).

     

    Obs.: Como se observa os autores criticam o padrão que considera o desenvolvimento do ser humano como um programa genético/psicognético colocado pela OMS! Tanto é que logo adiante eles afirmam que “Essa idéia seria aceitável, no nosso entender, somente na medida em que igualássemos o processo de desenvolvimento humano ao processo de evolução de qualquer outro ser vivo, que se limita a nascer, crescer, amadurecer, reproduzir e morrer.

     

    Como a questão pede a resposta de acordo com o defendido pela OMS, chega-se a letra D, considerando a critica traçada pelos autores.

     

     

     

    Ref.

     

    PERES, F. ; ROSENBURG, C. P. ; ROSENBURG, C. P. . Desvelando A Concepção de Adolescência/Adolescente Presente No Discurso da Saúde Pública. Revista Saúde e Sociedade, São Paulo-SP, 1998.

     

  • Esta questão esta mais ligada a Medicina do que propriamente ao Serviço Social...

  • eu fui pelo seguinte, nao disse de desigualdade, mas disse de desenvolvimento, transformaçao.. o que me fez chutar na d foi que ira se cumprindo ao tempo de vida. o verbo do texto experimentando novos tipos de comportamento é algo continuo e em movimento.