SóProvas


ID
250849
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com relação a atualidades no âmbito internacional, julgue o item
subsequente.

Atualmente, o Brasil é um dos membros do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.

Alternativas
Comentários
  • O Conselho de Segurança das Nações Unidas foi criado em 1945 após a 2ª Guerra Mundial. Cinco países ocupam assentos permanentes e dez assumem as cadeiras de forma rotativa, por dois anos. Em 2011, são membros do Conselho a África do Sul, Alemanha, Bósnia e Herzegovina, Brasil, China, Colômbia, Estados Unidos, França, Gabão, Índia, Líbano, Nigéria, Portugal, Reino Unido e Rússia.

    A presidência do Conselho de Segurança é exercida rotativamente por seus quinze membros, em ordem alfabética na língua inglesa, e o mandato tem duração de um mês. Em março, o Brasil transmitirá a presidência à China.

    Fonte:
    Portal Brasil
    Blog do Planalto 

  • O Conselho de Segurança da ONU possui 5 membros permanentes e 10 não-permanentes. Os permanentes são França, Reino Unido, Rússia, Estados Unidos e China. Os membros não-permanentes são eleitos pela Assembléia Geral da ONU para um período de 2 anos, sendo que cinco são substituídos a cada dois anos. Atualmente são membros temporários: Brasil, Bósnia Herzegovina, Gabão, Líbano, Nigéria, Áustria, Japão, México, Turquia e Uganda.
    Uma decisão não-processual (decisão importante) é tomada pelo Conselho de Segurança da ONU com o quórum de 9 votos, sendo que, obrigatoriamente 5 sejam dos membros permanentes, ou seja, todos os membros permanentes devem votar a favor de determinada decisão para que ela seja válida. Caso todos os membros não-permanentes votem a favor e apenas um membro permanente vote contra, a decisão não será adotada. É o chamado "poder de veto", segundo o qual qualquer membro permanente pode evitar que determinada decisão seja tomada.
    Essa é uma das razões pelas quais o Brasil pleiteia um assento permanente nesse órgão.


    Fonte: Ponto dos Concursos.
  • " A Assembleia Geral da ONU aprovou nesta quinta-feira, 15, o ingresso do Brasil no Conselho de Segurança do órgão para ocupar durante o biênio de 2010-2011 um dos postos não-permanentes reservados à América Latina e ao Caribe." 
    Estado.com   - 15 de out 2009
  •                 Atualmente o conselho de segurança da ONU é composto por 15 membros, 10 desses eleitos por assembleia geral para mandato de 2 anos, e o Brasil até 2011 é um dos membros do conselho. Apenas 5 dos membros são permanentes no Conselho de Segurança: EUA, China, Russia, Reiono Unido e França. Há anos o Brasil tenta, sem sucesso,  uma vaga permanente no conselho.


    bons estudos
  • NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - A presidente Dilma Rousseff defendeu nesta quarta-feira que a legitimidade do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) depende cada vez mais de sua reforma e que o Brasil está pronto para assumir suas responsabilidades como membro permanente.

    A presidente disse também acreditar que é chegado o momento de a Palestina ser membro pleno da ONU.


    Link: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/09/21/dilma-pede-reforma-do-conselho-de-seguranca-brasil-como-membro-925408199.asp
  • GABARITO CORRETO

    Considerando o ano de realização do concurso, o que podemos extrair em matéria divulgada no site do Estadão.com.br, é que: a Assembleia Geral da ONU aprovou nesta quinta-feira, 15.10.2009, o ingresso do Brasil no Conselho de Segurança do órgão para ocupar durante o biênio de 2010-2011 um dos postos não-permanentes reservados à América Latina e ao Caribe.

    Outros países escolhidos para integrar o grupo são Bósnia, Gabão, Líbano e Nigéria. A partir de 1º de janeiro de 2010, esses países substituirão Burkina Faso, Costa Rica, Líbia, Croácia e Vietnã como membros sem poder de veto no corpo de 15 nações.

    Bons estudos!!!
  • Se cair isso na prova no ano de 2012 já está errado porque atualmente o Brasil não faz parte do conselho de segurança da ONU. Como bem dito pelos colegas o conselho é formado por 15 membros sendo 5 permanentes e 10 rotativos.

    Dos 5 permantes inclui-se aqueles países considerados vencedores pós 2a guerra mundial, que são: EUA, Russia, China, França e Reino Unido.
  • Essa questão poderia ser anulada, pois uma coisa é ser membro permanente do Conselho e outra é ser membro não-permanente (ou temporário). A questão infelizmente não informou qual era o tipo. De fato, o Brasil é membro não-permanente, eleito em 2011 tendo o seu mandato até 2013.

    Membros do Conselho de Segurança

    Composição em 2011

    O Conselho de Segurança da ONU é composto por cinco Membros Permanentes, que possuem direito a veto. Os Membros Permanentes são: China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos da América.

    Fazem parte também do Conselho dez Membros Não-Permanentes, que são eleitos pela Assembleia Geral com mandatos de dois anos. Estes países não possuem direito a veto.

    Em 2011, os dez Membros Não-Permanentes são:

    África do Sul (que deixará o Conselho no final de 2012),
    Alemanha (2012);
    Bósnia-Herzegóvina (2011);
    Brasil (2011);
    Colômbia (2012);
    Gabão (2011);
    Índia (2012);
    Líbano (2011);
    Nigéria (2011); e
    Portugal (2012)

    Sobre o Conselho

    A Presidência do Conselho é rotativa, seguindo a ordem alfabética (em inglês) do nome dos países que fazem parte do órgão. Cada Presidente fica no cargo durante um mês. Os dez Membros Não-Permanentes, eleitos pela Assembleia Geral por períodos de dois anos não podem ter mandatos consecutivos. O número de Membros Não-Permanentes aumentou de seis para 10 através de uma emenda na Carta da ONU realizada em 1965.

    Cada membro do Conselho tem direito a um voto. As decisões sobre questões de procedimentos são tomadas pelo voto afirmativo de pelo menos nove dos 15 membros. As decisões sobre questões de fundo exigem nove votos, incluindo os votos afirmativos de todos os cinco membros permanentes. Esta é a regra conhecida como “unanimidade das grandes potências” ou poder de “veto”.

    Segundo a Carta da ONU, todos os Estados-Membros da Organização das Nações Unidas concordam em aceitar e executar as decisões do Conselho de Segurança.

    Enquanto outros órgãos das Nações Unidas fazem recomendações aos governos, só o Conselho tem o poder de tomar decisões que os Estados-Membros são obrigados por força da Carta a realizar.

    Fonte: http://www.brasil-cs-onu.com/o-conselho/membros/

  • Atenção, atualmente o Brasil não faz parte do Conselho de Segurança da ONU. Para  2013 foram eleitos : Argentina, Austrália, Azerbajão,Coreia do Sul, Guatemala, Luxemburgo, Marrocos, Paquistão, Ruanda e Togo.
  • Acho o pessoal do Conselho de Segurança da ONU cometeu um gigantesco equivoco em ter dado ao Brasil essa chance de participar de tal organização política. Ainda mais, considerando a existência ideológica petistas no 'comando'.

  • O Conselho de Segurança das Nações Unidas é composto por 15 membros, sendo 5 permanentes ( EUA, Rússia, China, França e Inglaterra) e 10 não permanentes. A escolha dos 10 membros não permanentes preza por uma distribuição geográfica equitativa e seu mandato dura dois anos, não se permitindo mandatos consecutivos. O Brasil, junto com o Japão, são os países que mais foram eleitos para o Conselho de Segurança. Em 2011, quando a prova foi feita, o Brasil era membro não permanente do Conselho. Entretanto, atualmente, não está mais na lista. 
    Portanto, de acordo com o ano de aplicação da prova, a resposta está Certa. 

    Gabarito: Certo.
  • Na época estava correto, mas hoje em dia o Brasil não faz mais parte. O Conselho é composto por 15 membros. 5 permanentes e 10 não permanentes.  O Brasil não está incluido na lista. 

     

    Segue link dos atuais membros:

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_membros_do_Conselho_de_Seguran%C3%A7a_das_Na%C3%A7%C3%B5es_Unidas

     

     

  • Essa questão está desatualizada, visto que atualmente o Brasil não faz parte do conselho de segurança da ONU

  •  Idade Contemporânea.