SóProvas


ID
2508781
Banca
FUNDATEC
Órgão
IGP-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

O Luminol através de uma reação de _______________ possui a capacidade de revelar a presença de _________________.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • O luminol é um reagente quimioluminescente que reage com o sangue, emitindo uma luz, sendo muito usado em perícias criminais.

    O luminol é muito utilizado em perícias criminais a fim de identificar sangue no local do crime. Mesmo que o local ou outros itens, como roupas, carpetes, etc., tenham sido lavados antes, as fibras do tecido absorvem partes do composto de ferro e ainda assim o local é “iluminado” pelo uso do luminol. Com o local escuro, é possível ver bem os pontos azuis que indicam a presença de sangue.

    O termo “quimioluminescência” é usado para se referir a uma reação química que gera luz. E é exatamente o que ocorre na reação de oxidação entre o luminol e o peróxido de hidrogênio.

    O luminol costuma ser borrifado no local do crime somente depois que os peritos analisaram outras opções, pois ele pode destruir outras evidências na cena do crime. Além disso, um aspecto que é preciso levar em conta é que não é só o sangue que faz o luminol “brilhar”, mas outros compostos também, como a água sanitária.

    O luminol também não pode ser borrifado em superfícies metálicas, pois, conforme já explicado, é o ferro que catalisa a reação que faz a cor azul aparecer. Então, o ferro dessas superfícies poderia dar um resultado positivo falso.

  • Teste de luminescência

     

    luminol é o reagente luminescente mais conhecido e utilizado para revelação de manchas de sangue latentes, ou seja, não visualmente aparentes, como em situações em que a superfície foi limpa ou lavada

    O reagente luminescente interage com o grupo heme da hemoglobina por reação oxidativa, produzindo luminescência, ou seja, a reação libera energia na forma de luz

     

    Outro reagente luminescente também usado pode ser a fluoresceína, porém o luminol é mais comercial. 

  • O luminol é utilizado para detectar sangue em locais de crime. A quimioluminescência consiste em uma reação química que produz uma energia luminosa, que a partir dela detecta a presença de sangue no local. Pequenas quantidades de sangue, mesmo quando não visível a olho nú são detectados pelo luminol.


    1- quimioluminescência / 2- sangue oculto e/ou lavado

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D.
  • LETRA D.

    Quando o luminol e o peróxido de hidrogênio reagem, emitem uma luz de coloração azul fluorescente. No entanto, como essa reação é muito lenta, não é possível observá-la somente com a mistura dos dois. Em contato com o sangue, em contrapartida, o ferro da hemoglobina atua como catalisador e acelera essa reação, bastando cinco segundos para a luz radiante aparecer. Por isso, quando a solução de luminol é borrifada sobre algum local com sangue, observa-se uma quimioluminescência.

  • Essa eu acertei por causa dos programas policiais que falavam da utilização do Luminol para descobrir se o criminoso tentou "limpar" o sangue da cena do crime.

  • Faz tanto tempo que assiste tv que quando eu via passava as chiquititas, ainda existe ?!