SóProvas


ID
2508793
Banca
FUNDATEC
Órgão
IGP-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

      A equipe Pericial é acionada para o atendimento de uma ocorrência de suicídio por disparo de arma de fogo.

      Ao chegar no local, havia uma equipe da Polícia Civil, chefiada pela Autoridade Policial, aguardando a chegada da Perícia.

      De acordo com relatos dos policiais presentes, tratava-se de um escritório onde um importante advogado criminalista teria sido encontrado morto por sua secretária.


Foram fatos observados pelo Perito Criminal:

• Ausência de vestígios de arrombamento dos meios de acesso ao interior do imóvel e ausência de sinais de luta e/ou busca em seu interior.

• Cadáver jazia sentado sobre uma cadeira com a cabeça pendente para trás e para a direita.

• Sobre o piso, junto aos pés da vítima, havia um revólver de calibre 32 contendo em seu tambor dois (02) estojos com marca de percussão em suas espoletas, além de três (03) cartuchos íntegros.

• Notou-se manchas de sangue por espirro, impregnação e escorrimento na porção anterior da camisa que a vítima vestia, assim como manchas de sangue por acúmulo sobre o piso sob a cadeira em que a vítima se encontrava.

• Durante o exame perinecroscópico, foram observados dois (02) ferimentos perfurocontusos compatíveis com entradas de projetis de arma de fogo (ambos os ferimentos apresentavam zona de esfumaçamento): um ferimento na região auricular esquerda e um ferimento na região mentoniana (queixo). 

A partir da análise do texto anterior, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • esta questão foi anulada, pois é possivel que um corpo encontrado com dois ferimentos provocados por projeteis seja caracteristico de suicidio.

    Ainda que raro, é possivel. 

    Vide livro do Stumvoll, 6a ed, paginas 173-176.

  • Colega Leonardo Marmentini, atente ao comando da questão que pede a alternativa INCORRETA, portanto não há que se falar em anulação, já que a alternativa gabaritada (incorreta) vai de encontro ao que você muito bem esclarece.

  • Data venia, Michel Sena. Tendo em vista os fatos propoderantes em questão, tenho e vou, de fato! Corroborar com a "tese" ja provada do colega Leonardo Marmentini.

  • Acredito que a questão tenha sido anulada porque a LETRA A também esta INCORRETA. O local pode ter sido alterado e só depois a equipa da PC chegou......TRETAAAAAAAAAAAAA.

  • GABARITO. "Devido à presença da equipe da Polícia Civil, quando da chegada da equipe Pericial, é possível afirmar que o local se encontrava isolado e preservado".

    Discordo do gabarito. Alguém que tinha a chave ou até mesmo a própria secretária, com o uso de cópia de chave, poderia ter alterado a cena e depois chamado a polícia. Faltou um "presume-se".

    Devido à presença da equipe da Polícia Civil, quando da chegada da equipe Pericial, é possível presumir que o local se encontrava isolado e preservado.

    Presunção que pode ser elidida por outras provas, obviamente. Como, por exemplo, encontrou-se a cópia da chave ou o tempo da morte foi muito grande desde a chegada da polícia ou até mesmo a remoção do corpo para a cadeira.

  • O gabarito tinha que ser a letra B, no meu particular entendimento.

  • por que a E não esta errada?

  • Concordo com o Joaquim , é possível presumir mas jamais afirmar que o local encontra-se idôneo devido a presença da polícia Civil. passível de anulação!

  • Questão anulada.

    Justificativa da banca:

    "QUESTÃO: 53 - ANULADA. Observando a alternativa “a”, temos o seguinte: “Devido à presença da equipe da Polícia Civil, quando da chegada da equipe Pericial, é possível afirmar que o local se encontrava isolado e preservado”. Erroneamente, a assertiva condiciona a isolação e preservação do local de crime com a presença da Polícia Civil. Ademais, o parágrafo único do Art. 166 do Código de Processo Penal instrui o seguinte: “Os peritos registrarão, no laudo, as alterações do estado das coisas e discutirão, no relatório, as consequências dessas alterações na dinâmica dos fatos”. Erroneamente, a alternativa afirma que a classificação do local seria “preservado” antes da análise dos peritos, partindo do pressuposto de que apenas a presença da Polícia Civil seria o determinasse a preservação do local. Sendo a presença da equipe da Polícia Civil condição suficiente para se determinar a classificação do local de crime como preservado."

  • A alternativa A está vaga>>>só porque a PC está presente, não quer dizer que o local está preservado

    Alternativa B>>Também está vago, quem garante ? O criminoso poderia ter chegado ao local já apontando a arma e mandando ele se afastar e sentar na cadeira ( então sem luta corporal)

    alternativa C>>Quem garante não ter sido suicídio ? Pode ter dado tiro no queixo e atravessado a região da orelha, na diagonal...

  • Não era pra ter sido anulada a questão, o item a é questão de raciocínio lógico, ele diz que"pode" significar alguma coisa, como também pode significar o contrário. No item não há uma afirmação concreta, mas uma possibilidade.