Resposta: E
a) ERRADO: Por força de lei é obrigatória a realização de necropsia médico-legal/forense em duas situações:
1) Morte violenta: Ocorrida por causas externas. Quando há uma transferência de energia do meio para o corpo causando a morte.
2) Morte Suspeita: A morte em que há possibilidade de não ter sido natural a sua causa.
2.1) A doutrina traz 4 situações de morte suspeita:
- Pela subtaneidade: Morte súbita - de efeitos imediatos, instantânea, brusca;
- Por violência oculta: Situação em que não há lesões externas de violência, mas há possibilidade de haver lesões internas ocultas – exemplos: envenenamento, traumas internos e cadáver em estado avançado de putrefação.
- Por violência indefinida: quando há indícios de pode ter havido violência, mas não se consegue determinar a causa apenas pelo exame externo.
- Por infortúnio do trabalho: doenças e acidentes do trabalho.
Genival de França traz mais duas:
- Morte em cirurgias eletivas: aquela que é marcada, horário definido (ao contrário da cirurgia de urgência); Avaliar se não houve erro médico.
- Morte sob custódia: (custodia do estado) morte em delegacia, em hospital judiciário, penitenciárias, em estabelecimento de internação involuntária etc. Avaliar se não houve responsável pela morte.
b) ERRADO: A Dissolução pútrida do cadáver se dá na Fase coliquativa ou liquifativa quando insetos que aparecem dissolvem as partes
moles do cadáver (Estudo da fauna cadavérica). A fase coliquativa é visível inicialmente nos orifícios naturais do cadáver.
c) ERRADO: A mancha verde pode aparecer em outros locais. três hipóteses:
- Afogamento: o afogado, aspira muita agua suja (terá macha verde no pescoço e no tórax);
- Recém-nascidos: Não tem bactéria intestinal, intestino ainda é limpo. Forma a macha no pescoço e no tórax – bactérias
pela respiração.
- Mancha verde em torno de lesões: pelo acumulo de sangue ajuda a proliferar bactérias.
d) ERRADO: Não é possível afirmar.
e) CORRETA: Fenômeno séptico: A putefração se dá por decomposição fermentativa da matéria orgânica por bactérias, micro-organismos – germes; Consequentemente essa putrefação será muito mais rápida em situações que contenham maior quantidade de bactérias.
Éllen.
A questão avalia os conhecimentos do candidato em tanatologia médico-legal.
A) ERRADO. Se o corpo foi movido para o departamento médico-legal, é porque houve solicitação de perícia, pela morte ter sido violenta ou suspeita. Nesses casos, é obrigatória a realização de necropsia médico-legal. No caso de morte natural, o corpo teria sido enviado ao serviço de verificação de óbitos, e não ao departamento médico-legal.
B) ERRADO. Não são as larvas que produzem os gases na fase gasosa da putrefação. A putrefação consiste na decomposição fermentativa da matéria orgânica do cadáver por ação de diversos germes. Esse processo leva à produção de grande quantidade de gases fétidos. Dentre os germes que agem na putrefação temos as bactérias e fungos, principalmente.
C) ERRADO. O período cromático da putrefação geralmente inicia-se na parede abdominal anterior, pois é onde se localiza a parte mais dilatada e livre do intestino grosso (o ceco), e ainda por ser o segmento que acumula maior quantidade de gases e, ainda, por ser a região mais próxima à parede abdominal. No entanto, a mancha verde pode aparece primeiro em outros locais, dependendo da situação, como no caso dos afogados, em que esta aparece primeiro na região do abdômen e tórax.
D) ERRADO. Não há elementos suficientes para afirmar a causa da morte de João.
E) CERTO. Lembre-se que a putrefação cadavérica consiste na decomposição fermentava da matéria orgânica por ação de diversos germes e alguns fenômenos daí decorrentes. A sepse é uma resposta séria e generalizada do corpo à bacteremia ou a outra infecção; ou seja, há micro-organismos na circulação, o que acelera o processo de putrefação. Assim, temos que vítimas de graves infecções, incluindo a sepse, entram em putrefação mais rapidamente.
Gabarito do professor: Alternativa E.