SóProvas


ID
2508961
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O processo de liderança é bastante complexo. Em relação às abordagens acerca da liderança, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A Liderança Situacional representa uma negação da possibilidade de adoção de um estilo ideal de gerência. A maioria dos líderes utiliza quase sempre o mesmo estilo de liderança, independentemente da situação ou do grau de desenvolvimento dos colaboradores, mas essa não é definitivamente a estratégia de liderança mais adequada.

     

    Hersey e Blanchard, em sua obra Psicologia para Administradores - A Teoria e as Técnicas da Liderança Situacional autores desta teoria, entendem que qualquer estilo de liderança, por mais adequado que se revele em uma determinada organização ou setor, não se adequará aos requisitos de outras áreas.

     

    O líder eficaz não seria alguém com características pré-determinadas, mas sim uma pessoa capaz de adaptar seu estilo de comportamento às necessidades dos liderados e à situação.

     

     

    A abordagem do comportamento, qualquer que seja o modelo adotado, supõe que um estilo de liderança é melhor que o outro

  • Putz... errei por causa da interpretação...

  • Alguém pode explicar a C? Um estilo melhor que o outro? 

    Força, foco e fé que dá certo! 

  • continuo a achar que seria mais adequado, concordam comigo ?!!?!?!?

     

    Senhor, eu e o examinador em uma peladinha em um campo molhado e chuteiras com travas de rosca, é o que lhe peço. Nada mais.... só para devolver a raiva que passei nessa prova!

  • A depender da situação, um modelo é mais adequado que outro; por haver essa possibilidade de se flexionar, em determinados momentos, um será melhor que o outro. Gab. C

  • Questão retirada do livro Gestão de Pessoas - Enfoque nos papéis estratégios,pág. 244, Antonio Carlos Gil

     

    11.2.3 Abordagem situacional

     

    A abordagem do comportamento, qualquer que seja o modelo adotado, supõe que um estilo de liderança é melhor que outro.Por exemplo, na Grade de Liderança o estilo democrático de liderança é reconhecido como o mais desejável. Tanto que seus autores desenvolveram programas de treinamento para orientar os administradores para a adoção desse estilo.

     

    Essa tendência para valorizar um estilo de liderança em detrimento dos demais logo passou a ser objeto de crítica, sobretudo depois da realização das primeiras pesquisas empíricas acerca do comportamento do líder.

     

    Essas considerações conduziram às abordagens situacionais de liderança, que procuram identificar o peso de cada um desses fatores em determinado conjunto de circunstâncias e prever o estilo de liderança mais eficaz.

     

    As principais teorias vinculadas a essa abordagem são: a teoria da liderança, de Fiedler, a teoria da liderança situacional, de Hersey e Blanchard, a teoria do caminho-objetivo, de House, e o modelo normativo de liderança e tomada de decisão, de Vroom e Yetton.

     

     

  • Discordo da banca, na minha visão é justamente o contrario do que fala a alternativa.

     

    A liderança situacional, ou líder que adapta diante de certas situações, consiste da relação entre estilo do líder, maturidade do liderado e situação encontrada. Não existe um estilo de liderança adequado para todas as situações, mas ocasiões e estilos diferentes de gestores.

     

    Logo, não se pode dizer que um estilo de liderança é melhor que o outro, nessa abordagem tudo depende.

  • Abordagem situacional, qualquer que seja o modelo adotado, supõe que um estilo de liderança é melhor que outro em virtude da maturidade dos liderados e situação encontrada (das contingências ambientais, econômicas, sociais, políticas; fatores conjunturais), de acordo com a estrutura de tarefa, etc.

     

    MODELO CONTINGENCIAL DE FIELDER

    LIDER-LIDERADO   -       ESTRUTURAÇÃO DA TAREFA   -      QUANTIDADE DE PODER

     

    Teoria Contingencial (situacional)  Teoria 3-D    -   eficácia gerencial de Reddin.

     eficácia do gerente é mensurada proporcionalmente ao quanto ele é capaz de adequar o próprio estilo às situações de mudança.

    Introduziu a 3 dimensão - eficácia às tarefas e às pessoas!

     

    teoria situacional de Hersey e BLANCHARD

    ESTILO DE LIDERANÇA DEPENDE DO NÍVEL DE MATURIDADE DOS SUBORDINADOS

    liderados não têm capacidade nem disposição - determinar - focar nas tarefas

     

    - liderados têm disposição mas não têm capacidade - deve persuadir e integrar -

    - líder diretivo e apoiador - foca nas tarefas e no relacionamento

    - liderados tem capacidade mas não tem disposição - líder participativo - compartilha as decisões e foca no relacionamento

    - maturidade alta - tem capacidade e disposição - pode delegar e atuar separado

     

     

    Teoria Comportamental - 4 Estilos de Likert -  define 4 estilos de líder: 

    Autoritário-coercitivo,    Autoritário- benevolente,        Consultivo   e     Participativo

     

    Teoria Comportamental, da Universidade de Michigan, define duas dimensões do comportamento de liderança: 

    O líder com comportamento centrado nas preocupações com a tarefa X  líder que é centrado nas relações pessoais.

     

    Teoria do Grid Gerencial de Blake e Mouton

    tabela com dupla entrada, de um lado a ênfase nas pessoas e do do outro a ênfase na produção, 

    9-1 - foco nas tarefas -  autocrático - diretivo

    1-9 - foco nas pessoas - líder clube de campo

    5-5 homem-organizacional - meio-termo

    9-9 líder focado na equipe seria o ideal

     

    Teoria Comportamental da Universidade de Ohio define: 

    Estrutura de iniciação - capacidade do líder estruturar o próprio papel e dos liderados em busca dos objetivos. 

    Consideração - ponto no qual o líder tem relacionamentos de trabalho caracterizados pela confiança mútua e respeito.

     

    TEORIA DO CAMINHO-META   - House

    liderados motivados conforme o estilo do líder influencia as expectativas no caminho rumo à meta conforme as valências (atratividade - quando vale a conquista?)

    Diretiva - autoritário - focado nas tarefas

    encorajadora - amistoso e acessível motiva os subordinados

    participativa - democrático - sugestão - liderados participam da decisão

    orientada para realização - metas desafiadoras demonstra, mostra que os liderados vão conseguir realizá-las - visa à motivação

     

    VROM VEI  - Motivação =  Valência * Expectância * Instrumentalidade

     

    líder transacional - autoridade borocrática, foco nas tarefas; intervém apenas quando os padrões não são alcançados, evita tomar decisões. Negocia recompensas - Laissez-faire - liberal - fixa o objetico e apenas recompensa

  • Gabarito: Letra "C" - (discordo)

     

    EM RESUMO

    Teoria Comportamental - "supõe que um estilo de liderança é melhor que outro";

     

    Teoria Situacional (ou contingencial) - não há um estilo de comportamento ideal. O comportamento do líder vai variar de acordo com a situação.

     

    Letra C: Na abordagem situacional, a abordagem do comportamento, qualquer que seja o modelo adotado, supõe que um estilo de liderança é melhor que outro.

    ??????????

  • Agora que eu entendi. Na abordagem situacional, independentemente do modelo escolhido, supõe-se que este modelo é melhor que os demais, pois, partindo dessa suposição, ele é mais adequado a tal situação. Realmente, o entendimento é bem complexo e foge bastante do senso comum cobrado em questões de Administração. Eu errei, mas olhando por este prisma, o item realmente está correto.

     

    Vamos pensar. Na abordagem comportamental, qualquer abordagem que seja escolhida (autocrática, democrática e liberal), escolhe-se, pois acredita-se que esta é a melhor delas. Tudo bem. Agora, aplicando esta abordagem no modelo situacional, entende-se que àquela abordagem é melhor do que as outras se verificada na situação específica.

    Fala pessoal, no intuito de ajudar os colegas, eu criei um insta só com questões de Adm. Geral e Pública para compartilhar um pouco da minha experiência na área.

    @bizuadm

    Caso alguém ache será de alguma valia, será bem-vindo. Um grande abraço.

    (Caso discorde de algum comentário, discutiremos e aprenderemos juntos)

  • Realmente, entendi assim depois de tanto pensar: na abordagem situacional um estilo de liderança é suposto melhor que algum outro a DEPENDER DA SITUAÇÃO FACTUAL, ou seja, naquele momento é exigido um estilo dedicado para o momento em detrimento de outro estilo no qual não se adequaria ao momento. Banca foi SAFA mas está correta "semanticamente".

  • A) A abordagem dos traços é bastante popular (errado!), porém sua aceitação no âmbito das empresas não tem implicações práticas.

    B) Na abordagem do comportamento, a eficácia dos líderes estava ligada substancialmente aos traços pessoais.(errado!)

    C) Na abordagem situacional, a abordagem do comportamento, qualquer que seja o modelo adotado, supõe que um estilo de liderança é melhor que outro.

    D) Tanto na abordagem situacional quanto na abordagem comportamental, a liderança mais eficaz não varia de acordo com maturidade dos subordinados. (errado!)

    E) Na abordagem do comportamento, a escola clássica acentuava o interesse pelas pessoas, enquanto o movimento das relações humanas enfatizava o interesse pelo trabalho. (errado!)