a) Extintor não é EPI
b) Lava-olhos, fluxo laminar, extintor de incêndio e chuveiro de emergência correspondem a EPCs. - Acredito que muitos ficam em dúvidas por desconhecer o que é o fluxo laminar: É a definição de um padrão de fluxo de ar que se movimenta em sentido unidirecional, numa velocidade constante. Quando este ar e ultrafiltrado através de filtros HEPA (High Efficiency Particulate Air filter), cuja eficiência ultrapassa 99,97 para retenção de partículas de 0,3 micron e maiores, cria-se o chamado ambiente ultralimpo ou estéril. Logo, todos os iten são EPCs.
c) A câmara de fluxo laminar não é fabricado para manipulação de produtos tóxicos ou voláteis.
d) Luvas são indicadas em praticamente todas as tarefas no ambiente do laboratório, inclusive nas ligações telefônicas e na manipulação de maçanetas. - Uma piada.
e) Máscara não é EPC.
A capela de fluxo laminar é um equipamento de laboratório projetado para criar áreas de trabalho estéreis para a manipulação de materiais biológicos ou estéreis que não possam sofrer contaminação do meio ambiente, garantindo a segurança da manipulação, ou seja, protege somente os produtos a serem manipulados em seu interior.
Já a cabine de segurança biológica possui algumas características diferentes, ou seja, ela é um equipamento na qual mantém a área de trabalho, meio ambiente e o usuário totalmente protegidos, de forma a renovar 100% do ar. Esse processo acontece porque a cabine opera com pressão negativa, evitando a saída do ar contaminado para o ambiente. Vale destacar que esse efeito é possível apenas com substâncias de baixo e moderado risco biológico, não comportando o manuseio de produtos tóxicos ou voláteis.
A questão cobrou a diferença entre os equipamentos de proteção individual (EPI) e os de proteção coletiva (EPC).
Equipamento de Proteção Individual (EPI): "todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho". (fonte:NR_06. É uma proteção ativa (depende da colaboração do trabalhador) Exemplos de EPI: capacetes, luvas, máscara de solda, protetor auricular e etc.
Equipamento de Proteção Coletiva (EPC) é aquele de uso coletivo que visa a proteção de mais de uma pessoa ao mesmo tempo. É uma forma de proteção passiva. Exemplos: rede de proteção, pisos antiderrapantes, exaustores de fumaça, capelas químicas, extintores de incêndios e kit de primeiros socorros (algumas bancas consideram, outras não)
A partir disso, analisaremos as alternativas:
A- INCORRETA. Extintor de incêndio (EPC), óculos de proteção (EPI), protetor facial (EPI) e jaleco (não é EPI, é só vestimenta) não são todos considerados EPIs.
B- CORRETA. Os equipamentos lava-olhos, fluxo laminar, extintor de incêndio e chuveiro de emergência são considerados EPCs.
C- INCORRETA. A câmara de fluxo laminar é o equipamento mais indicado para realizar a manipulação de materiais biológicos
D- INCORRETA. Não são utilizadas em todas as atividades, inclusive em algumas atividades, se utilizadas de forma incorreta, podem trazer risco de acidentes.
De acordo com a NR-6:
"Luvas a) luvas para proteção das mãos contra agentes abrasivos e escoriantes; b) luvas para proteção das mãos contra agentes cortantes e perfurantes; c) luvas para proteção das mãos contra choques elétricos; d) luvas para proteção das mãos contra agentes térmicos; e) luvas para proteção das mãos contra agentes biológicos; f) luvas para proteção das mãos contra agentes químicos; g) luvas para proteção das mãos contra vibrações; h) luvas para proteção contra umidade proveniente de operações com uso de água; i) luvas para proteção das mãos contra radiações ionizantes".
E- INCORRETA. Capela de exaustão (EPC), luvas (EPI), jaleco (vestimenta) e máscara (EPI) garantem a proteção no ambiente de laboratório, mas não necessariamente de forma coletiva. Veja que a sentença trouxe EPI.
GABARITO DA MONITORA: LETRA B