SóProvas


ID
2509597
Banca
FGV
Órgão
TRT - 12ª Região (SC)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A gerente de recursos humanos de uma fábrica de médio porte quer implantar um método de avaliação de desempenho para o pessoal da área operacional (“chão de fábrica”). A gerente quer um método que seja de fácil utilização, permita comparar os resultados dos funcionários e possibilite fácil retroação de dados aos avaliados.


Tendo isso em vista, um método adequado seria:

Alternativas
Comentários
  • Métodos das escalas gráficas

     

    É o mais utilizado e divulgado método de avaliação de desempenho. Seu foco é sobre o formato em que o formulário é elaborado. nele, cada fator de desempenho( item que será avaliado) é definido com uma descrição sumária, simples e objetiva e é dimensionado para retratar, desde um desempenho fraco ou insatisfatório até um desempenho ótimo ou excelente( níveis incrementais), ou seja, ele terá uma escala de satisfação que servirá como referência para avaliar cada item de desempenho.

     

    FONTE: DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016. p.545

     

    [Gab. E]

     

    bons estudos

  • a Escala Gráfica.
     

    Este tipo de avaliação utiliza um formulário entrada dupla (dois eixos) e avalia o desempenho passado das pessoas por meio de fatores de avaliação previamente definidos, proporcionando fácil retroação de dados ao avaliado.
     

    A  Escala Gráfica é a mais conhecida por ser a mais utilizada e a maioria das organizações a utilizam como o único método de avaliação. Um dos motivos para o seu "sucesso" está relacionado ao fato de ser simples e de fácil planejamento e construção.
     

    Este método também evita muitos erros comuns de avaliação por causa da sua facilidade de compreensão e utilização, embora propicie a superficialidade e subjetividades na avaliação e, como consequência, a produção do efeito halo (veja os erros de avaliação aqui).
     

    Apesar de apresentar limitação dos fatores de avaliação, por funcionar como um sistema fechado, pecando pela categorização e homogeneização das características individuais, permite a visão global do resultado dos avaliados.

     

     

    Prós:

    Fácil de planejamento e construção da avaliação. 

    Fácil retroação de dados ao avaliado. 

    Simplicidade e facilidade de compreensão e de utilização. 

    Possibilita a visão global dos fatores de avaliação envolvidos. 

    Possibilita comparação dos resultados de vários funcionários. 


     

    Contras:

    Avalia apenas o desempenho passado.

    Funciona como um sistema fechado. 

    Superficial e subjetivo

    Produz efeito halo

    Peca pela categorização e homogeneização das características individuais. 

    Pouca ou nenhuma participação ativa do funcionário avaliado

     

     

  • Questões referentes às outras alternativas, pra reforçar

     

    Pesquisa de campo (difícil) → Q641706

     

    Escolha Forçada → Q788262

     

    Incidentes Críticos → Q638784

     

    Avaliação Participativa Por Objetivos (APPO) (difícil) →  Q628908

  • Escala gráfica-> Fácil de contruir e simples de utilizar, sujeita ao efetito da generalização, por exemplo, se o avaliador considera um sujeito muito pontua, pode não prestar atenção em outras características.

  •  e) escalas gráficas:

     

      Facilidade de planejamento e de construção do instrumento de avaliação;

     Simplicidade e facilidade de compreensão e de utilização;

     Visão gráfica e global dos fatores de avaliação envolvidos;

     Facilidade na comparação dos resultados de vários funcionários;

     Proporciona fácil retroação de dados ao avaliado.

  • Olá colegas,

    GABARITO (E)

    Trarei em meus comentários os conceitos dos métodos de avaliação trazidos na questão:

    Letra (A): Escolha forçada consiste na avaliação dos indivíduos através de frases descritivas de determinado tipo de desempenho em relação às tarefas que lhe foram atribuídas, entre as quais o avaliador é forçado a escolher a mais adequada para descrever os comportamentos do avaliado. Este método busca minimizar a subjetividade do processo de avaliação de desempenho.

     

    Letra (B):Administração Participativa por Objetivos é um novo conceito em gestão de pessoas, é mais humano e mais produtivo, é na verdade a união de colaboradores e a empresa, sendo um dos objetivos diminuir a competitividade entre os setores, fazer também que os funcionários se sentam feliz com o seu local de trabalho, com um ambiente com mais harmonia, motivação e companheirismo. Não se trata de uma ferramenta de avaliação de desempenho.

     

    Letra (C): Incidentes críticos enfoca as atitudes que representam desempenhos altamente positivos (sucesso), que devem ser realçados e estimulados, ou altamente negativos (fracassos), que devem ser corrigidos através de orientação constante. O método não se preocupa em avaliar as situações normais. No entanto, para haver sucesso na utilização desse método, é necessário o registro constante dos fatos para que estes não passem despercebidos.

     

    Letra (D): Pesquisa de campo é baseado na realização de reuniões entre um especialista em avaliação de desempenho da área de Recursos Humanos com cada líder, para avaliação do desempenho de cada um dos subordinados, levantando-se os motivos de tal desempenho por meio de análise de fatos e situações. Este método permite um diagnóstico padronizado do desempenho, minimizando a subjetividade da avaliação. Ainda possibilita o planejamento, conjuntamente com o líder, do desenvolvimento profissional de cada um.

     

    Letra (E): Escala gráfica é o método mais utilizado nas empresas. Avalia o desempenho por meio de indicadores antecipadamente definidos, graduados através da descrição de desempenho numa variação de ruim a excepcional. Para cada graduação pode haver exemplos de comportamentos esperados para facilitar a observação da existência ou não do indicador. Permite a elaboração de gráficos que facilitarão a avaliação e acompanhamento do desempenho histórico do avaliado.

     

    Bons estudos!

  • GAB:E
    Escolha forçada é de dificil(impossível) comparação entre empregados;
    APO não é de fácil utilização e muito menos é ideal para comparar os empregados;
    Incidentes Críticos não é para comparar empregados;
    Pesquisa de campo é dificultosa aplicação
    Escala gráfica é de fácil comparação, fácil utilização e possibilita um resultado final fácil de ser percebido e passado ao colaborador (mas é tradicional e não mt confiável)

  • Falou em "comparar os resultados", dentre as alternativas, a única possível seria a Escalas Gráficas.

  • Letra (e)

     

    Desenhamos um quadro com linhas e colunas. Assim, nas linhas descrevemos os aspectos que queremos avaliar (por exemplo, assiduidade, pontualidade, capacidade de atingir os objetivos, facilidade de comunicação etc.) e nas colunas marcamos cinco “notas”, que podem ser de 1 a 5, ou de E até A.

     

    Rennó

  • Candido Costa,

    poderia ser comparação binária também, se tivesse.

  • Gabarito Letra E

     

    Falou em um método fácil e rápido sem dificuldades, logo será escala grafica.

     

    *As escalas gráficas são elaboradas como uma tabela de dupla entrada os fatores de avaliação são previamente definidos com uma descrição sumária, para que fique claro para o avaliador o que está sendo avaliado em cada fator

     

    I) escalas contínuas (dois pontos extremos em uma linha, o avaliador marca onde quiser na linha e a distância dos fatores será medida posteriormente (geralmente em centímetros), para pontuação

    II) semicontínuas (similar às escalas contínuas, mas com a colocação de dois pontos intermediários para referência)

    III) descontínuas (são escalas que colocam “notas” ou “padrões” associados aos diferentes pontos, e o avaliador deve escolher em que ponto o avaliado se encaixa).

    * Vantagens: método rápido, fácil e barato que termina sendo o mais utilizado pelas organizações

    * Desvantagens: rotinização do procedimento de avaliação de desempenho; poucas alternativas de escolha ao avaliador; facilidade de incorrer em erros, distorções e estereotipação

  • Escolha forçada versus Escalas Gráficas

    Elimina o efeito de generalização x Produz o efeito de generalização

    Tira a subjetividade Presença de subjetividade/superficialidade

    Complexidade no planejamento x Facilidade no planejamento

    Não provoca retroação de dados x Proporciona fácil retroação de dados

     

    Fonte: Chiavenato (1999)

  • "Chão de fábrica".

    Olha que termo de valorização pra quem tá lá na base. kkkkk 

    #sqn

  • O método de escalas gráficas apresenta as vantagens elencadas na assertiva.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Questão classificada erroneamente pelo site, uma vez que a avaliação de resultados pertence à aplicação de pessoas, e não ao desenvolvimento.

  • Bem que eu te disse que a FGV adorava o método da escala gráfica. Mais uma vez, os benefícios desse método são: simplicidade de preparação e aplicação, além de baixo custo, facilidade de feedback ao avaliado e possibilidade de comparação entre os funcionários. Como desvantagens, encontramos o fato de esse método ser muito vulnerável à subjetividade e aos vieses da avaliação, além de ser considerado superficial. Portanto, nossa resposta correta é a letra e).

    Gabarito: E

  • A questão pontuou algumas das vantagens do método de escalas gráficas, método baseado em uma tabela de dupla entrada: nas linhas temos os fatores de avaliação e nas colunas estão os graus de avaliação do desempenho. Por isso, nosso gabarito encontra-se na alternativa “E”. 

    No quadro abaixo você pode verificar as vantagens e desvantagens do método de escalas gráficas

    VANTAGENS

    Facilidade de planejamento e construção do instrumento de avaliação.

    Simplicidade e facilidade de compreensão e utilização.

    Visão gráfica e global dos fatores de avaliação envolvidos

    Facilidade na comparação dos resultados de vários funcionários

    Proporciona fácil retroação de dados ao avaliado.

    DESVANTAGENS

    Superficialidade e subjetividade na avaliação do desempenho.

    Produz efeito de generalização (efeito hallo): se o avaliado recebe “bom” em um fator, provavelmente, receberá bom em todos os demais fatores.

    Categorização e homogeneização das características individuais.

    Limitação dos fatores de avaliação: funciona como um sistema fechado.

    Rigidez e reducionismo no processo de avaliação

    Nenhuma participação ativa do funcionário avaliado.

    Avalia apenas o desempenho passado.

    Vamos analisar as demais alternativas:

    Alternativa A: Errado. O método de escolha forçada. Não provoca retroação de dados, nem permite comparações. Além disso, possui complexidade no planeamento e na construção do instrumento. 

    Alternativa B: Errado. A avaliação participativa por objetivos (APPO) é um método moderno de avaliação de desempenho. Possui uma complexidade maior, uma vez que enfatiza a participação do avaliado e se baseia em seis etapas (1) Formulação de objetivos consensuais; (2) Comprometimento pessoal quanto ao alcance dos objetivos conjuntamente formulados; (3) Negociação sobre a alocação de recursos e meios necessários para o alcance dos objetivos; (4) Desempenho; (5) Constante monitoramento dos resultados e comparação com os objetivos formulados; (6) Retroação intensiva e contínua avaliação conjunta e interativa.

    Alternativa C: Errado. O método possui fácil utilização e montagem, mas seu processo de retroação de dados aos avaliados é limitado, uma vez que não se preocupa com aspectos normais do desempenho 

    Alternativa D: Errado. É uma avaliação que envolve especialista em avaliação (staff) e o gerente (superior hierárquico do avaliado), por isso não se pode dizer que é de fácil utilização. 

    Gabarito: E