-
Não entendi essa respota, pois quando fala: uma planta marroquina parecida com um cacto, dá a entender que não é propriamente um cacto.
-
Também não entendi a resposta
-
De todas é mais certa. Mas se tratando de FGV com suas maluquices, dá até uma palpitação pra resolver.
-
É parecida com o cacto pela sua forma espinhosa. Não apenas o cacto possui essa carácteristica
-
Não entendi o gabarito, o texto fala planta parecida com um cacto, não diz que é um cacto.
-
FGV vou te contar hein, que gabarito é esse meu rei??!! :-/
-
Fiquei entre o gabarito e a letra D. Em verdade, entendi que o adjetivo "espinhoso" era uma analogia entre a forma da planta da qual se origina o medicamento e os "efeitos colaterais perigosos" dos analgésicos e afins disponíveis para amenizar as dores.
-
Pelo visto, os elaboradores da FGV estão precisando de aula de interpretação de texto...banca ridícula.
-
Pensei que fosse a letra D, pois o "analgésico espinhoso" são os que, apesar de ajudarem, causam efeitos colaterais perigosos...
-
Nadei, Nadei e morri afogado em um copo d' água.
-
É uma planta q origina-se do cacto, não diz que ela é um cacto, e é pra aliviar algumas dores, por não causar os efeitos colaterais como o da morfina, pensei que a resposa fosse a letra (a), não entedi.
-
Analgésico espinhoso
Embora a medicina tenha avançado o suficiente para tratar de dores de cabeça comuns, lesões musculares e procedimentos desagradáveis como obturação dentária, a dor inflamatória, da osteoartrite, de câncer ósseo e de lesões nas costas, provou ser um alvo muito mais elusivo. Os medicamentos atuais, entre eles a morfina e outros opiáceos, afetam todo o organismo e provocam efeitos colaterais perigosos. Remédios mais localizados, como injeções de esteroides, perdem efeito com o tempo. Recentemente, pesquisadores começaram a trabalhar com uma toxina encontrada em uma planta marroquina parecida com um cacto, que talvez possa proporcionar alívio permanente de dores locais com uma única injeção.
(Arlene Weintraub)
Na minha humilde opinião, e de acordo com a minha percepção sobre o texto, o título deste não utiliza a palavra "espinhoso" no sentido metafórico (tormentoso, dificultoso, que encontra empecilho), mas no sentido literal da palavra (aquilo que tem espinho). Dessa forma, começa o texto falando dos analgésicos (drogas potentes que interferem na transmissão dos sinais elétricos do sistema nervoso que percebemos como dor) existentes, informando que estes normalmente apesar de serem muito eficazes, provocam efeitos colaterais perigosos aos seres humanos.
Ao concluir o texto, o autor informa que a medicina recentemente começou a trabalhar com uma toxina encontrada em uma planta originária do Marrocos, que é parecida com um cacto, que talvez sirva para aliviar permanentemente as dores locais com apenas uma só injeção.
Se o texto afirma que a planta da qual se origina a toxina é parecida com um cacto, obviamente essa planta deve ter espinhos, porque. como se sabe, a presença de espinhos é a característica principal dos cactos.
Assim, justificado está o título do texto:
1) ANALGÉSICO - são drogas potentes que interferem na transmissão dos sinais elétricos do sistema nervoso que percebemos como dor
2) ESPINHOSO - cheio ou coberto de espinhos; espinhado, espinhento.
3) CACTO - Cactaceae é uma família botânica de arbustos, árvores, ervas, lianas e subarbustos representada pelos cactos ou catos. Os ramos longos, geralmente suculentos, produzem folhas fotossintéticas e os caules curtos produzem folhas modificadas em espinhos ou conjunto deles
OBS: como alguns aqui afirmaram, a questão não diz que esta substância analgésica testada recentemente produza efeitos colaterais. Portanto, o termo "espinhoso" não poderia se referir a esta substância nova no sentido metafórico (causar tormentos, efeitos colaterais danosos, preocupações, embaraços etc.).
-
Tanto a letra B quanto a letra D poderiam ser a resposta.
-
Achei a questão fácil, mas não sou um sabichão. É que depois de fazer um ou dois cursos espefícicos para a FGV, todos os professores sempre batem na tecla do "menos errado".
Fiz um curso de português FGV do ponto em que a prof Junia começa sempre procurando as totalmente nada a ver com a questão e eliminando até chegar as um pouco a ver, e ao gabarito.
FGV é coisa de doido.
-
Errei no dia da prova e errei aqui também. Vivendo e aprendendo kk
-
Gente quando eu vi a questão não tive dúvidas de qual seria a resposta. Não que eu seja o foda, mas acredito que minha linha de interpretação bateu (nessa questão) com a do exminador. Isso me dá medo, pois vejo que as questões da FGV vão por uma linha tão subjetiva que impede uma argumentação lógica, mas vou tentar explicar o raciocínio.
Quando terminei de ler o texto e me atentei a pergunta, tentei focar no que o enunciado estava tentando dizer, pois o título teria, em tese, que estar associado a ideia principal do texto. Uma revista científica na maioria das vezes fala sobre uma descoberta, partindo desse princípio, vejo que tudo aquilo que é dito no início é apenas uma introdução para a informação que realmente importa: achou-se a porra de um cacto que tem propriedades analgésicas. Logo, o adjetivo espinhoso não poderia ter outra referência principal senão o cacto. A letra D pode até ter algum sentido, mas esses efeitos colaterais não estariam associados a grande descoberta que eles trazem, são apenas uma informação que é dada para valorizar a importância dessa espinhosa descoberta! rs
Vlw Fls
-
Examinador é um mistério.
Está óbvio que o espinhoso se refere tanto ao fato da nova medicação vir de um cacto, quanto ao fato dos analgésicos antigos darem problema. O "espinho" sempre foi associado a dificuldade, a problemas, a dor.
Agora, o chute é por sua conta! Qualquer resposta (a ou b) vc consegue justificar.
A planta marroquina é parecida com um cacto. Eu nem sei se esta planta tem espinho mesmo...
-
PARECIDA não é cacto! questão sem nexo.
-
Pensei o mesmo que Romário. O título normalmente se refere à ideia principal do texto, que, no caso, é a descoberta. Logo, não poderiam ser as letras c), d) e e).
Já em relação às letras a) e b), a palavra "espinhoso", se não for usada no sentido literal, dá a ideia de algo negativo. Logo, não poderia ser a letra a), pois essa alternativa traz algo positivo. Assim, fiquei com a letra b).
-
gabarito B, mas na minha opinião a D seria a resposta
-
A questão deveria ser anulada, pois o texto diz que é uma planta parecida com o cacto e não o próprio como a resposta "correta" diz.
-
Marquei letra D :/
-
tipo: pegadinha!
-
Muita gente marcou a letra D.
Porém, analgésico espinhoso não tem uma relação tão próxima com "efeitos colaterais perigosos". Mas sim com uma planta marroquina parecida com o cacto (que tem espinhos) capaz de ser um analgésico de efeitos permanentes.
-
Leonardo Costa,
Por que a questão deveria ser anulada? Só pelo fato de não ser? O texto deixa bem claro que "PARECE". Se parece, é porque é semelhante, se é semelhante é porque tem espinhos.
Mais leitura, amigo!
-
Deveria ser anulada sim, pelo fato, no texto dizer "Uma toxina encontrada em uma planta marroquina PARECIDA com um cacto, e a resposta diz "Originar-se de um cacto, planta com espinhos".
-
Deve ser por assim interpretar que vez por outra alguém vai preso por parecer com o criminoso.kkkk
-
Meu filho é tipo um pé de mandacaru.
-
"Recentemente, pesquisadores começaram a trabalhar com uma toxina encontrada em uma planta marroquina parecida com um cacto, que talvez possa proporcionar alívio permanente de dores locais com uma única injeção." (Arlene Weintraub)
-
No dia da prova eu errei, aff.
-
Ser semelhante não significa originar-se, coleguinha.
semelhante
adjetivo de dois gêneros
1.que é da mesma espécie, qualidade, natureza ou forma, em relação a outro ser ou coisa; similar.
"pessoas s."
2.que é muito parecido; idêntico, análogo.
"a música era s. a uma que embalara sua infância"
originar
verbo
2.transitivo direto
dar origem a, ser a causa de; iniciar; provocar.
"o velho touro originou o rebanho atual"
fazer sair de (algo); derivar.
-
Essa não vejo motivo para mimimi. Gabarito sensato
-
quem colocou LETRA D veem junto aqui pega na minha mão...
-
As questões da FGV ...
a)destinar-se a problemas sérios de algumas dores;
Segundo M galvão O título normalmente se refere à ideia principal do texto, que, no caso, é a descoberta.
b)originar-se de um cacto, planta com espinhos;
?
c)esbarrar com dificuldades para sua criação;
Segundo M galvão O título normalmente se refere à ideia principal do texto, que, no caso, é a descoberta.
d)produzir efeitos colaterais perigosos;
Segundo M galvão O título normalmente se refere à ideia principal do texto, que, no caso, é a descoberta.
e)aparentar-se com opiáceos, semelhantes à morfina.
Marquei essa mas, no texto, o autor não diz que essa planta tem espinhos.
-
Gab. B
Não cabe anulação! Pode parecer repetitivo, mas é isso aí mesmo.
***A segunda justifica a primeira.
1º- O examinador quer dizer que o ADJETIVO espinhoso é justificado por originar-se de um cacto. Não interessa se a toxina é retirada de outra planta. **importa é: essa planta também tem espinhos igual a um cacto.
2º- Essa planta de onde é retirada a toxina é parecida com um cacto. O que uma planta tem que ter para ser parecida com um cacto?? Espinhos. Esses que nos remete ao cacto que faz referência a espinhos.
-
Uma coisa é parecer,outra é ser a mesma coisa(cacto), Questão caberia anulação.
-
Marquei a D ; deu entender que o termo espinhoso destinava-se aos efeitos colaterais que o remédio imputa. Analgésico (Resolve) Espinhoso(mas tbm te laska) kkkk . Observado os comentários dos amigos, contribuiu no entendimento da questão . Obg
-
Se no dia da prova 90% marcasse a alternativa B a FGV divulgaria a D como resposta
-
Não vejo o porquê de tanta discussão. É simples: poderia ser empregado qualquer adjetivo que trouxesse a ideia de perigo, insegurança etc, mas o motivo de ter sido usado o termo espinhoso em vez de perigoso, por exemplo, está, exatamente, no fato de que o medicamento é retirado de uma planta com espinhos.
-
Estrapolaram na interpretação!!!!!No texto não diz que é um cacto!!!!!
-
O título está voltado para a informação principal do texto que é a injeção retirada da planta espinhosa cujo sua aplicação não produz efeito colateral.
-
Acertei na primeira vez, errei na segunda... Dels me defenderay da FGV.
-
Sensasional o comentário do Romário!
-
Então eu deveria presumir que ela se parece com um cacto porque tem espinhos sendo que o cacto tem outras características, como o seu formato, cor, flor, uso, e eu deveria presumir que a semelhança é pelo espinho? Vai contra a lógica de concurso de não deduzir algo que a questão não disse. Ainda que fassa sentido, estamos lidando com uma prova objetiva em que eu não posso discorrer e defender meu ponto de vista. Se a analogia estivesse sozinha como única alternativa possível, não teria problema, a questão é que o texto fala dos efeitos colaterais do analgésico após se referir a "espinhoso" fazendo conexões. Se a frase aparecesse como título, ok, ficaria mais isolada a referência, mas se foi escrita no parágrafo, temos um bom estilo pra escritora e um examinador que deixou margem para erro.
-
Vai direto para o comentário do Romario!
-
Pensei a mesma coisa que o Bruno Souza!
-
Dá medo!
-
Não sei como, mas na hora que li o texto, sem nem ler a pergunta, entendi que ''Espinhoso'' era uma brincadeira com o fato de usarem o cacto para fabricar um possível remédio. FGV é muito maluca.
-
Pior que não cabe anulação por causa do sentido denotativo da palavra cacto:
Significado de Cacto
substantivo masculino Denominação de diferentes plantas da família das cactáceas, de caule geralmente anguloso, que dão flores de cores vivas e têm (salvo raríssimas exceções) as folhas reduzidas a espinhos.
Então se é parecido com um cacto, é um cacto. Pelo menos na cabeça dos examinadores da FGV.
-
Colecionando erros nessa prova de Português :(
-
Pessoal, respeito o raciocínio de cada um, mas não tem como ser a letra D.
Basta ler o texto com atenção:
Em algum momento ele fala que a nova toxina encontrada, a que pode proporcionar alívio permanente (o tal analgésico), produzia efeitos colaterais perigosos?
NÃO.
GABARITO OK. LETRA B
-
Para quem marcou a alternativa "D", olha só:
Os medicamentos atuais, entre eles a morfina e outros opiáceos, afetam todo o organismo e provocam efeitos colaterais perigosos. (Por outro lado), "Remédios mais localizados (ou seja, aqueles que não afetam todo o organismo, como a morfina e outros opiáceos), como injeções de esteroides, perdem efeito com o tempo. Recentemente, pesquisadores começaram a trabalhar com uma toxina encontrada em uma planta marroquina parecida com um cacto, que talvez possa proporcionar alívio permanente de dores locais com uma única injeção".
Quem afeta todo o organismo e provoca efeitos colaterais são os medicamentos atuais, entre eles a morfina e outros opiáceos, e não a toxina recentemente descoberta.
Espero ter ajudado um pouco.
-
Fiquei entre a B e a D.
marquei a B pela concordância. Analgésico espinhoso encontra-se no singular, então só poderia concordar com Toxina - cacto - planta com espinho.
Se estivesse no plural, poderia concordar com "medicamentoS atuais, remédioS mais localizados, injeçõeS de asteroides" então a D estaria certo.
-
Marquei "d", e mesmo com as explicações, com todo respeito aos colegas, acho que continua correta, e faltou interpretação da banca ao considerá-la incorreta. Parece-me que a ideia do autor do texto foi justamente contrastar analgésico "espinhoso" por ter efeito colateral, com analgésico "espinhoso" por advir do cactos. Posso estar errado, mas pensei que o título fosse uma "brincadeira". Até porque em nenhum momento se faz uma alusão explícita aos espinhos dos cactos também. Mas a ideia da banca certamente se baseou no raciocínio exposto no comentário da Bruna Weber.
-
uma questão coerente da fgv é um milagre ...analgésico espinhoso é refente a sua origem o cacto planta espinhosa ...
-
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk errei por falta de atenção, mas tenho que admitir: Questão incrível!
Observe que não é o remédio originado do cacto que gera os efeitos colaterais, na verdade ele é a "solução". O adjetivo foi uma forma metafórica de referir-se a ele.
aceitem que dói menos. kkkkkk
-
Nossa, de cara percebi que se referia a planta. Confesso que meus conhecimentos agronômicos me indicaram essa alternativa.
-
Escreva seu comentário.
-
Questão tranquila se ler atentamente até o final! É espinhoso não por causa dos sintomas elucidados no início do texto mas sim por causa da origem do remédio. É proveniente de um cacto.
Gabarito: B
-
Discordo do gabarito:
No texto diz "toxina encontrada em uma planta marroquina parecida com um cacto"
e na letra B diz: "originar-se de um cacto, planta com espinhos"!!
Sem cabimento! Q saudade da Cespe!
Tudo posso naquele que me fortalece!
-
Texto: "(...) planta marroquina parecida com um cacto (...)"
Resposta: originar-se de um cacto, planta com espinhos;
Tenho que rir!
-
FGV ama questões com título, fiz um mapeamento e existem um total de 50 questões:
Q587841
Q878401
Q870973
Q628240
Q633825
Q74582
Q574507
Q623771
Q110094
Q691826
Q603128
Q110503
Q837906
-
Vai tomar no c, FGV.
Colegas ficam bancando oráculos com justificativas (geralmente quando acertam). Interpretar não é adivinhar, se originar de uma planta parecida com um cacto não é o mesmo que se originar de um cacto.
Exemplo pueril para ser didático: - as drogas foram encontradas em um veículo parecido com uma Mercedes. Se a alternativa informasse que foram encontradas numa Mercedes estaria errada por extrapolação.
Para complicar, a alternativa d) é compatível com o trecho provou ser um alvo muito mais elusivo.
Português é a maior possibilidade de fraude num concurso. Quem já assistiu correção antes do gabarito oficial sabe que nem os melhores professores concordam entre si, muito menos entre eles e a banca.
Lastimável.
-
A 'tese' do texto é a descoberta a partir do cacto, o resto é só contextualização.
-
Esse cacto! :(
Sinceramente ainda dá para interpretar que produz efeitos colaterais, entretanto não é o principal.
-
A planta marroquina é PARECIDA com um cacto, o que não significa que seja um cacto. Enfim... avante, Concurseiros!
-
Pura interpretação.
Gabarito: B
-
NESSA QUESTÃO, NÃO TEM ARGUMENTO DA FGV QUE FUNCIONE.
"uma planta marroquina parecida com um cacto, que talvez possa proporcionar alívio permanente de dores locais com uma única injeção.
PARECER NÃO É SER!!!
a planta em questão parece, lembra, mas NÃO É UM CACTO!!! kkkkkkkkkkkkk quem escreveu o texto faz questão de dizer isso.
-
GABARITO B
Analgésico espinhoso. Embora a medicina tenha avançado o suficiente para tratar de dores de cabeça comuns, lesões musculares e procedimentos desagradáveis como obturação dentária, a dor inflamatória, da osteoartrite, de câncer ósseo e de lesões nas costas, provou ser um alvo muito mais elusivo. Os medicamentos atuais, entre eles a morfina e outros opiáceos, afetam todo o organismo e provocam efeitos colaterais perigosos. Remédios mais localizados, como injeções de esteroides, perdem efeito com o tempo. Recentemente, pesquisadores começaram a trabalhar com uma toxina encontrada em uma planta marroquina parecida com um cacto, que talvez possa proporcionar alívio permanente de dores locais com uma única injeção. (Arlene Weintraub)
A intenção do autor é falar sobre a descoberta desse novo analgésico.
Antes ele faz uma explanação sobre o problema enfrentado pela medicina no uso dos atuais analgésicos.
-
-
Nossa, FGV! Eu te amo, porque gosto que você teste minha inteligência, mas dizer que PARECE é SER... me ajuda a te ajudar, FGV!
Assim não dá pra te defender Huahauahau
-
Não entendi!
O texto fala que o remédio é extraído de uma planta PARECIDA com um cacto.
E na alternativa fala que o medicamento se originalizou de um cacto...
-
Desde quando "parecer com um cacto" é o mesmo que "provir de um cacto". Essa FGV extrapola no maior cinismo.
-
Estranho,PARECE com algo e diferente de ORIGEM. eu sou brasileiro, mas PAREÇO com japonês. Kkkkk
-
Forçaram tanto que quase cagaram nesse gabarito.
-
Alguém precisa parar essa banca...
-
Se flertar com a FGV vai errar a questão.
-
NA BOA, VEJO QUE A MAIORIA ESMAGADORA DE NÓS CANDIDATOS TEMOS DIFICULDADE COM AS QUESTÕES DE PORTUGUÊS DA FGV, BANCA QUE QUASE SEMPRE DETERMINA UM MÍNIMO DE ACERTOS NAS PROVAS. A GENTE TEM QUE TOMAR ALGUMA PROVIDÊNCIA. EXPOR EM REDES SOCIAIS, AJUIZAR AÇÕES (POR EXEMPLO, ALEGANDO QUE O ENSINO PÚBLICO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL É INCOMPATÍVEL COM O NÍVEL DE COBRANÇA NAS PROVAS), COBRAR OS PARLAMENTARES A EDIÇÃO DA LEI DOS CONCURSOS. SEI LÁ...
SÓ PENSO QUE ALGUMA COISA PRECISA SER FEITA, SENÃO, CONTINUAREMOS RECLAMANDO, A BANCA CONTINUARÁ COM A FAMA DE SER A "FODONA" (O QUE É RIDÍCULO), E PERMANECEREMOS CONTANDO COM A SORTE NAS PROVAS, QUE, EM VEZ DE COBRAR PORTUGUÊS, COBRA RACIOCÍNIO LÓGICO, OU SEI LÁ O QUE!
NÃO HÁ OBJETIVIDADE, MAS MUITA SUBJETIVIDADE DO EXAMINADOR, E ISSO É INCOMPATÍVEL COM OS PRINCÍPIOS LEGAIS E CONSTITUCIONAIS PARA SELEÇÕES PÚBLICAS!
AINNNNN MAS TEM GENTE QUE PASSANNNNN...
TEM. SÓ QUE NÃO PASSA POR CAUSA DO PORTUGUÊS. O QUE ESTOU FALANDO AQUI, É QUE DEVE HAVER UMA COBRANÇA JUSTA DA MATÉRIA, E QUE A GENTE PRECISA CONTAR TAMBÉM COM ELA NA SOMA DOS PONTOS PARA A CLASSIFICAÇÃO.
FALTA CLAREZA NOS ENUNCIADOS, CERTEZA NAS RESPOSTAS (SEMPRE TEM DUAS ALTERNATIVAS, E VOCÊ PRECISA ESCOLHER A "MAIS CERTA"), E ISSO É INADMISSÍVEL! TEM QUE TER TWITAÇO, VÁRIOS COMENTÁRIOS NAS POSTAGENS DA FGV, ETC...
-
chama a nasa
-
O cacto é analgésico e espinhoso. É difícil aceitar, mas temos que entrar na lontra da banca
-
Eu fui cego na D KKKKKKKKKKKK
-
AAAAAAAAAAAH
eis que hoje darei inicio a minha trajetória como mendiga