-
What?
-
A possibilidade de serem reparados os erros cometidos não é pertinente em termos "sociológicos".
Os demais argumentos teriam um viés sociológico.
-
oi?
-
Gostaria sinceramente de saber o que de sociológico há em: "o processo constituiria um progresso na área esportiva" ....
-
Não marquei errado, algo está muito errado
-
Errei na prova, errei aqui ...afff :/
Não sei o que tem de sociológico na D, talvez a explicação nós possamos encontrar em algum conceito de pura sociologia mesmo.
Sinceramente, não gosto de reclamar, até pq não adianta de nd mesmo, mas essa questão já ultrapassou o "terreno" da interpretação de texto.
-
Eu errei, mas todo e qualquer PROGRESSO tem reflexo social, creio que seja esse o entendimento dos elaboradores.
-
Deve ser maconha mesmo, como os colegas falaram! PQP! O cara vem tratar de sociologia em prova de Português. Pega tuas Miçangas e enfia naquele canto, seu maconheiro!
-
WTF???!!!!
-
Não vi a FGV nesse concurso do TRT, vi algum lunático que fumou mta maconha e jogou essa e várias outras questões meio sem lógica. Esse concurso foi o ponto fora da curva para uma respeitada banca.
-
"Não sei o que tem de sociológico na D",
quando temos o gabarito... justificamos qq coisa! XD
-
por isso que a galera quando passa na OAB poe um print com #chupaFGV
essa banca deveria mudar o nome para FLSD
-
Gabarito: A
Eu enxerguei na letra A um "discurso mais técnico" (não sei se essa era a palavra pra descrever, conrrijam-me se estiver errada). Assim, associado ao texto, temos que: os meios eletrônicos auxiliam os árbitros, de modo que os erros, em seus julgamentos, sejam evitados. Nas demais frases é perceptível um discurso mais sociológico, mais opnativo.
Bom, foi assim q eu enxerguei a resposta, e espero ter ajudado de alguma forma.
Bons estudos a todos.
-
FGV:
"O gabarito oficial foi mantido, pois, de fato, a referência do item (A) não envolve qualquer procedimento humano, mas trata simplesmente de melhorar tecnicamente o espetáculo; todos os demais itens dizem respeito à participação humana. A questão envolve interpretação de texto, em que se inclui o conhecimento de mundo, sem o qual a leitura se torna impossível."
-
Eu gostaria de saber com base em que a FGV considerou que a afirmativa "a possibilidade de serem reparados os erros cometidos;" se mostra "menos" pertinente à sociologia do que as demais.
Segundo o dicionário a Sociologia é o substantivo feminino que indica o "estudo científico da organização e do funcionamento das sociedades humanas e das leis fundamentais que regem as relações sociais, as instituições etc. descrição sistemática e análise de determinados comportamentos sociais."
A questão é da disciplina língua portuguesa e não de sociologia, o julgamento valorativo das frases exige conhecimento da sociologia e não da lingua portuguesa.
-
O que tem de sociologia na alternativa D! ABSURDO
-
Entendi pelo comentário de Renatinha. Bacana.
-
Questão cabe recurso!
-
Pensei da seguinte forma:
a)a possibilidade de serem reparados os erros cometidos; - ponto de vista TÉCNICO, pois faz menção aos erros de arbitragem.
b)o esporte deve continuar como espetáculo e não como espaço de especialistas; - SOCIAL - a forma que o esporte é visto spela sociedade.
c)o novo meio criaria uma discriminação entre países ricos e pobres; - SOCIAL - o esporte enfatizaria a desigualdade entre países ricos e pobres, uma vez que são necessários recursos para implantar a nova tecnologia.
d)o processo constituiria um progresso na área esportiva; - SOCIAL - toda comunidade da área esportiva seria beneficiada pelo processo.
e)o homem seria dominado pela técnica.- SOCIAL - o termo "homem" utilizado na assertiva diz respeito ao "gênero humano" e não a alguém especificamente.
espero ter ajudado!!
Abç!!!
-
"Terreno sociológico", huuuuum, tendi...
-
Pohha é serio essa questao? Esses examinadores nao têm msm o fazer, viu!
-
Que questão é essa?! Kkkkk... É português ou sociologia?! Recomendo os comentários do João Carvalho.
-
A alternativa contém um pouco mais de objetividade, aludindo a um conhecimento técnico. Foi assim que resolvi a questão.
Gabarito: a
-
Não consegui entender essa questão de jeito nenhum!
-
A questão fala sobre a alternativa menos pertinente ao terreno sociológico , nesse caso, a única que se refere apenas ao campo técnico é a letra A. Português da FGV não é uma bosta só pra você, é para todos. Mantenha as esperanças rsrs!
-
quando acho que vou começar a entender esta Banca vou lá e erro denovo!
-
Isso não é português, é sociologia!!! Não há texto agregado para delimitar seu conhecimento. Você teria que ter conhecimento de outra ciência fora do edital, fica difícil de debater sobre o que não é estudado.
-
Essa é a hora que o Galvão fala: "Virou passeio, amigo!"
-
Sou formado em Sociologia pela faculdade de ciências ocultas e letras apagas (Cedro-Ce) e posso afirmar: a alternatica A está correta.
kkkkkk
-
a possibilidade de serem reparados os erros cometidos TAMBÉM PODE SER ENTENDIDO DE FORMA SOCIOLÓGICA.
Posso refletir sobre: é realmente necessário corrigir erros de arbitragem cometidos no jogo? Isso não ocasionaria uma descrença no árbitro? pra que então teríamos árbitro? e indo além: a máquina estaria substituindo o homem?
sociologia é uma coisa infinita, tudo é passível de ser contrastado com as relações sociais. que merda de questão.
-
Única explicação sensata para o gabarito: uso prolongado e contínuo de entorpecentes.
-
Bom dia!
A termo sociologia empregado na questão, ao meu ver, não requer conhecimento específico sobre o tema (ciência social), mas sim sobre o conceito geral (pessoas).
De outra banda muitas vezes brigamos com a questão, deixo claro que eu errei, porém temos que avaliar o erro, e no meu caso foquei no solicitado.
O solicitado é o argumento menos pertinente, portanto todos são pertinentes, sendo uns mais e outros menos.
Então vejamos:
a) a possibilidade de serem reparados os erros cometidos; 5) por quem? Em que lugar?
b) o esporte deve continuar como espetáculo e não como espaço de especialistas; 3) esporte = atividades física praticada por homens e mulheres.
c) o novo meio criaria uma discriminação entre países ricos e pobres; 2) países = lugar onde vivem homens e mulheres.
d) o processo constituiria um progresso na área esportiva; 4) esportiva = remete a esporte.
e) o homem seria dominado pela técnica. 1) homem = sociologia.
-
SE eu dependesse de fechar uma prova da fgv de português...
-
QUE PROVA ENCARDIDA, PELO AMOR DE DEUS!
-
Gente, eu só acho que o JUDICIÁRIO deveria sim adentrar no mérito administrativo de questões assim... É um absurdo nos submetermos aos ditames de uma banca que é I N C O E R E N T E (usando o mais belo eufemismo)...
-
-
Cada vez mais eu vejo que a FGV trabalha com palavras chave pra definir o certo e o errado nas questões. Lembrando disso, pensei desta forma:
a) Reparação - Jurídico
b) Espetáculo - Social
c) Discriminação - Social
d) Progresso - Social
e) Dominação - Social
-
FGV:
"O gabarito oficial foi mantido, pois, de fato, a referência do item (A) não envolve qualquer procedimento humano (COMO NÃO ? E O BANDEIRINHA É UM ROBÔ ? VAI TE @$%# FGV ), mas trata simplesmente de melhorar tecnicamente o espetáculo; todos os demais itens dizem respeito à participação humana. A questão envolve interpretação de texto, em que se inclui o conhecimento de mundo, sem o qual a leitura se torna impossível."
-
QUEM ELABOROU ESSAPROVA FUMOU BONITO PQPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPP
-
Que prova chata!
-
patético...
-
Vale mto conferir o comentário da profª , a qual de modo simples e objetivo explicou o "X" da questão.
-
Essa foi a prova mais sem noção que eu ja fiz da FGV
-
comentario da professora nao é nada mais que uma justificativa q ela encontrou depois de ver a resposta e sair procurando possibilidades
-
Para resolver as questões dessa banca é necessário saber o básico de lógica da argumentação.
A banca utilizou o método indutivo, particular ----> geral (discussão de futebol ---> problematização social), na indução não há certeza da validade da conclusão, porém a banca queria a resposta que fugia das proposições iniciais (discussão de futebol ---> problematização social).
-
NUNCA NEM VI
-
quase ia errar, mas te atentei novamente a pergunta ao" terreno sociológico" menos pertinente a ele.
(A) a possibilidade de serem reparados os erros cometidos
só envolve o jogo em si. nada a ver com homem e sociedade que é o caso da sociologia.
-
São comuns na FGV essas questões em que ela te dá elementos (as assertivas de A a E) e quer que você identifique quais pertencem a um determinado grupo/estilo de pensamento/sentido (terreno sociológico) e qual não pertence. Nesse caso, basta pensar que a Sociologia se interessa muito mais pelos efeitos sociais (que atingem um contingente grande de pessoas) e mais abrangentes (que vão além da partida) do que pela correção dos erros de arbitragem. O pensamento sociológico é sempre amplo, vai além do caso concreto, busca os impactos na sociedade.
-
GAB A
-
Que TRT foi esse meu povo???????????????????????? que banca fdp
-
Para chegar à resposta certa, usei esta regra: basta se atentar à carga semântica de algumas palavras das alternativas.
As palavras espetáculo, discriminação, progresso e dominação (dominado) remetem a temas recorrentes nas discussões da sociologia, ao passo que a assertiva "a" não está eivada disso.
Se estiver errado, avisem.
-
Dizer que acertou vai mudar o mundo
-
Tive a seguinte ideia para chegar na resposta correta: Implantação de VAR em jogos de futebol, por exemplo, não corrigiria erros dos jogos anteriores, então, dentre as alternativas impostas, é a que menos faz sentido.
-
Uma análise mais técnica dessa questão seria identificar os sentidos verbos em cada alternativa:
A a possibilidade de serem reparados os erros cometidos; (o verbo tem sentido de afirmação)
B o esporte deve continuar como espetáculo e não como espaço de especialistas; (sentido hipotético)
C o novo meio criaria uma discriminação entre países ricos e pobres; (sentido hipotético)
D o processo constituiria um progresso na área esportiva; (sentido hipotético)
E o homem seria dominado pela técnica. (sentido hipotético)
O único sentido que destoa dos outros é o verbo da letra "a", é o gabarito.
-
Comentário da professora foi de que quando a FGV pedir 'argumento' mais ou menos adequado, basta avaliar o verbo e seu conteúdo semântico. Vou tentar repetir essa lógica em outras questões ...