SóProvas


ID
2509855
Banca
FGV
Órgão
TRT - 12ª Região (SC)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Por mais bem gerenciado que seja o projeto, riscos que comprometam a realização e a entrega do projeto vão existir. O gerente do escritório de projetos irá gerenciar um congresso nacional de gestão pública, e para isso contratou um gestor de riscos para auxiliar na identificação, análise e respostas aos possíveis riscos, sejam eles positivos ou negativos.


Em relação às respostas aos riscos negativos, o gestor poderá:

Alternativas
Comentários
  • Estratégias para riscos negativos ou ameaças:

    Eliminar ou Prevenir: remover em 100% a probabilidade que a ameaça ocorra. Exemplo: cancelar o projeto;

    Transferir: transferir total ou parcial o impacto em relação a uma ameaça para um terceiro. Exemplo: fazer um seguro;

    Mitigar: reduzir a probabilidade e/ou impacto de um risco. Exemplo: Redundância de recursos;

    Aceitar: de forma ativa, estabelecendo plano de contingência caso o evento ocorra, ou de forma passiva, o risco será tratado quando ocorrer.

    https://escritoriodeprojetos.com.br/estrategias-para-riscos-negativos-ou-ameacas

  • letra C

  • Gabarito C

    5 maneiras de gerenciar Riscos:

    1. Aceitar o Risco

    2. Evitar o Risco

    3. Transferir o Risco

    4. Mitigar o Risco

    5. Explorar o Risco

     

    Aceitar o risco significa que enquanto você o tiver identificado e registrado no seu plano de gerenciamento de riscos, você não vai tomar nenhuma ação. Simplesmente você aceita que ele possa acontecer e decidirá como lidar com ele caso ocorra.

    Esta é uma boa estratégia para usar com riscos muito pequenos. Aqueles que não tenham muito impacto sobre seu projeto e caso aconteçam, podem ser facilmente tratados quando surgirem. Você poderia consumir muito tempo para preparar uma estratégia de gerenciamento desses riscos ou tomar ações de alto custo para lidar com eles, por isso, às vezes para uma melhor utilização dos seus recursos é melhor não fazer nada para pequenos riscos.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Qual o erro da D?

  • Estratégias para riscos negativos ou ameaças 

     

    Prevenir: A prevenção de riscos é uma estratégia de resposta ao risco em que a equipe do projeto age para eliminar a ameaça ou proteger o projeto contra o seu impacto.

     

    Transferir: A transferência de riscos é uma estratégia de resposta ao risco em que a equipe do projeto transfere o impacto de uma ameaça para terceiros, juntamente com a responsabilidade pela sua resposta. Transferir o risco simplesmente passa a responsabilidade de gerenciamento para outra parte, mas não o elimina. Transferir não significa negar a existência do risco através da sua transferência para um projeto futuro ou outra pessoa sem o seu conhecimento ou acordo.

     

    Mitigar: Mitigação de riscos é uma estratégia de resposta ao risco em que a equipe do projeto age para reduzir a probabilidade de ocorrência, ou impacto do risco. 

     

    Aceitar: A aceitação de risco é uma estratégia de resposta pela qual a equipe do projeto decide reconhecer a existência do risco e não agir, a menos que o risco ocorra.  

     

    (Guia PMBOK 5ª ED, pág 344) 

     

    Sávio Luiz, acho que a ideia é transferir o impacto do risco e a responsabilidade pela sua resposta, e não compartilhar o risco em si. Não tenho certeza, pois tá meio confuso mesmo, a pessoa lembra logo da ISO 27005 e fica com vontade de marcar rs. Ademais, o erro também pode estar no fato de compartilhar ser uma estratégia para riscos positivos. 

     

    A questão pede respostas aos riscos negativos, mas, só para complementar, seguem os positivos: 

     

    Estratégias para riscos positivos ou oportunidades 

     

    Explorar: A estratégia explorar pode ser selecionada para riscos com impactos positivos quando a organização deseja garantir que a oportunidade seja concretizada. 

     

    Melhorar: A estratégia melhorar é usada para aumentar a probabilidade e/ou os impactos positivos de uma oportunidade. 

     

    Compartilhar: Compartilhar um risco positivo envolve a alocação integral ou parcial da responsabilidade da oportunidade a um terceiro que tenha mais capacidade de explorar a oportunidade para benefício do projeto. 

     

    Aceitar: Aceitar uma oportunidade é estar disposto a aproveitá-la caso ela ocorra, mas não persegui-la ativamente. 

  • Lucas Bulcão,

     

    Obrigado pelo retorno.

     

    Não conhecia essa diferença entre respostas aos riscos positivos e negativos.

  • Por que a resposta não é letra A ????

  • a) mitigar os riscos, ao calcular a sua probabilidade e o seu impacto; Ao efetuar cálculo de probabilidade de risco e o impacto que ele gera, o profissional preza pela previsibilidade, isto é, antecipa e traz ao seu conhecimento os desdobramentos de um possível risco. Isso não é mitigar, é simplesmente ficar cienteLogo, alternativa incorreta. 

     

    b) prevenir os riscos, ao tentar reduzir seus impactos; Tentar reduzir impactos não implica em prevenir riscos, já que se queremos reduzir impactos é porque sabemos que os riscos propriamente ditos são inevitáveis. Do contrário focariamos no risco em si, e não em seus impactos.  Logo, alternativa incorreta. 

     

    c)  aceitar os riscos, que seria reconhecer o risco e optar por não agir; Exato. Vejam uma questão relacionada: QUESTÃO CERTA: É possível aceitar os riscos que constituem ameaças ao projeto se eles forem equivalentes à premiação que pode ser obtida ao se assumir esses riscos. Fonte: Qconcursos. Logo, alternativa correta. 

     

    d) transferir os riscos, compartilhando-os com os outros; Uma coisa é transferir o risco como quando você faz um seguro - a seguradora recebe a bomba no colo. Outra coisa, completamente diferente, é compartilhar o risco, quando toma-se a decisão de, por exemplo, participar de uma licitação em consórcio - se algo der errado, todos comportam o prejuízo. Logo, alternativa incorreta. 

     

    e) explorar os riscos, ao tentar reduzir a sua probabilidade. Negativo. Exploramos os riscos quando desejamos que eles ocorram por conta de um benefício/premiação que obteremos caso eles se concretizem. É o caso de operar na bolsa de valores - é uma sopa de riscos e você não quer diminuir a probabilidade de ocorrência, você quer, via exploração de riscos, se dar bem. Logo, alternativa incorreta. 

  • Segundo o PMBOK, os riscos negativos envolvem as seguintes estratégias:


    Eliminação – neste caso, buscamos alterar o planejamento do projeto para afastar totalmente a possibilidade deste risco. A alteração do local de um evento, por exemplo, poderia eliminar um risco de chuva;


    Transferência – Esta estratégia não elimina o risco, mas passa sua responsabilidade para um terceiro, que deverá gerenciar o risco. Isto é muito comum quando estamos nos referindo aos riscos financeiros de um projeto;

     

    Mitigação – envolve a busca pela redução dos riscos envolvidos em um projeto. A compra de um serviço em um fornecedor mais confiável seria um exemplo deste tipo de estratégia;

     

    Aceitação – nestes casos, a organização não consegue alterar o planejamento do projeto ou não existe estratégia alternativa para lidar com este risco. Muitas vezes, envolve o estabelecimento de reservas de contingência para lidar com estes riscos.

     

    Fonte: Prof. Rodrigo Rennó - Estratégia Concursos
     

  • Estratégias de resposta para riscos negativos:

    Prevenir/Evitar (para riscos “negativos”): Nos casos em que o nível do risco geral do projeto for significativamente negativo e fora dos limites acordados para o projeto, pode-se adotar uma estratégia de prevenção. Ela envolve uma ação focada em reduzir o efeito negativo da incerteza sobre o projeto como um todo, e trazer o projeto de volta aos seus limites. A equipe do projeto atua para eliminar o risco ou proteger o projeto contra o impacto negativo que o risco pode causar.

    Transferir (para riscos “negativos”): Se o nível de risco (negativo) geral do projeto for alto, mas a organização for incapaz de solucioná-lo de forma efetiva, um terceiro poderá ser envolvido para gerenciar o risco em nome da organização. A transferência de riscos é uma estratégia de resposta ao risco em que a equipe do projeto transfere o impacto de uma ameaça para terceiros, juntamente com a responsabilidade pela sua resposta. Por exemplo: fazer um seguro para o imóvel que corre risco de inundação.

    Mitigar (para riscos “negativos”): Essa estratégia envolve alterar o nível de risco geral para otimizar as chances de alcançar os objetivos do projeto. A estratégia de mitigação é utilizada se o risco geral do projeto for negativo. Nessa estratégia, busca-se reduzir a probabilidade de ocorrência, ou impacto do risco. Trata-se de reduzir a probabilidade e/ou do impacto de um evento de risco negativo para dentro de “limites aceitáveis”.