I. Abertura econômica, a partir da redução de tarifas de importação e redução de barreiras não-tarifárias. CORRETA
A abertura da economia brasileira teve início ainda no ano de 1989, se intensificou durante o governo Collor com diversas medidas sendo adotas e se aprofundou mais ainda durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.
II. Proposição do Programa Nacional de Desestatização. CORRETA
Nos anos de 1990, o Plano Nacional de Desestatização foi considerado prioritário. Por meio dele, buscava-se: 1)contribuir para o redesenho do parque industrial, 2) consolidar a estabilidade, 3) reduzir a dívida pública.
III. Renegociação da dívida externa. CORRETA
Na década de 1990 a economia brasileira se tornou muito mais aberta. Por último, o Brasil concluiu um acordo nos moldes do Plano Brady em abril de 1994, o que viabilizou um reescalonamento da dívida externa
IV. Estabilização de preços a partir do Plano Real. CORRETA
Diferentemente dos planos de estabilização anteriores, o Plano Real conseguiu logra exito no controle da inflação devido a uma série de fatores. Primeiramente, as condições externas para a estabilização eram muito melhores em 1994 do que em 1980. Existia uma variedade de liquidez internacional e um alto patamar de reservas (US$40 bilhões). Além do mais, na década de 1990 a economia brasileira se tornou muito mais aberta. Por último, o Brasil concluiu um acordo nos moldes do Plano Brady em abril de 1994, o que viabilizou um reescalonamento da dívida externa.
Em segundo lugar, a estratégia da URV provou ser muito superior à de desindexação via congelamento de preços. Enquanto o último gerava uma série de desajustes nos preços relativos, a URV previa um período para o alinhamento destes preços. Em terceiro lugar, o governo contava com o apoio político do congresso e uma perspectiva de continuidade com o presidente Fernando Herinque Cardoso. Por fim, os altos juros e o câmbio apreciado foram armas essenciais na consolidação da estabilidade durante todo o período 1995-98, embora com profundas consequências sobre a dinâmica da dívida pública e para o crescimento.
RESOLUÇÃO:
Está tudo correto!
O início dos anos 1990, com Collor, marca a abertura comercial, com redução/eliminação de tarifas e
barreiras não tarifárias.
Seu governo também propôs o Programa Nacional de Desestatização, que teve sequência com Itamar
Franco e FHC.
Houve renegociação da dívida externa em mais de uma oportunidade e, claro, atingiu-se a estabilização dos
preços em 1994, com o Plano Real.
Resposta: E