SóProvas


ID
2510236
Banca
FGV
Órgão
TRT - 12ª Região (SC)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

A Companhia Y, com sede em Ouro, tem grande estrutura operacional, centenas de empregados e faturamento anual superior a dois bilhões de reais. O estatuto dessa companhia está prestes a ser reformado para incluir a possibilidade de participação no Conselho de Administração de 1 (um) representante dos empregados.


Acerca da inserção dessa cláusula no estatuto, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • LEI No 6.404, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1976.  ( Dispõe sobre as Sociedades por Ações ) 

    Art. 140. O conselho de administração será composto por, no mínimo, 3 (três) membros, eleitos pela assembléia-geral e por ela destituíveis a qualquer tempo, devendo o estatuto estabelecer:

    Parágrafo único. O estatuto poderá prever a participação no conselho de representantes dos empregados, escolhidos pelo voto destes, em eleição direta, organizada pela empresa, em conjunto com as entidades sindicais que os representem.

     Frise-se que esses empregados podem não ser acionistas da sociedade.

     

    Conselho de administração


    3 membros no mínimo
    Eleitos pela assembleia-geral
    Destituíveis a qualquer tempo
    Gestão não superior a três anos, permitida a reeleição
    Pode haver representação de participante dos empregados
    Não precisam ser necessariamente acionistas

  • Lembrem que a Sociedade Anônima é composta por 4 órgãos: Assémbleia Geral; Conselho de Administração; Conselho Fiscal; e Diretoria.

  • GABARITO: B

     

    LEI No 6.404, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1976.

     

    Art. 140. Parágrafo único. O estatuto poderá prever a participação no conselho de representantes dos empregados, escolhidos pelo voto destes, em eleição direta, organizada pela empresa, em conjunto com as entidades sindicais que os representem.                       

  • Companhia Y = que tipo de sociedade será? (Está se relacionando a uma S.A. tendo em vista o art. 3º da Lei 6.404/76, em que diz “a sociedade será designada por denominação acompanhada das expressões “companhia” ou “sociedades anônimas”, expressas por extenso ou abreviadamente, mas vedada a utilização da primeira ao final”.

    O estatuto dessa companhia está prestes a ser reformado para incluir a possibilidade de participação no Conselho de Administração de 1 (um) representante dos empregados.

    Acerca da inserção dessa cláusula no estatuto, é correto afirmar que:

      a) não é possível o estatuto prever a participação no Conselho de Administração de representantes dos empregados, uma vez que, para o Conselho de Administração, só podem ser eleitos acionistas pessoas naturais; errado, é possível prever a participação no Conselho de representantes dos empregados, conforme previsão expressa do § único do art. 140 da Lei 6.404/1976.

      b) é possível o estatuto prever a participação no Conselho de Administração de representantes dos empregados, escolhidos pelo voto destes, em eleição direta, organizada pela companhia, em conjunto com as entidades sindicais que os representem; CORRETA, art. 140, § único, da Lei 6.404/1976.

      c) é possível o estatuto prever a participação no Conselho de Administração de representantes dos empregados, escolhidos pelo voto dos acionistas, em eleição conjunta com os empregados, e organizada pelas entidades sindicais destes; O voto não é feito pelos acionistas, é feito pelo conselho que é composto por no mínimo três membros, eleitos pela assembleia-geral (art. 140, caput da Lei 6.404/1976)

      d) não é possível o estatuto prever a participação no Conselho de Administração de representantes dos empregados, haja vista que os membros do Conselho de Administração são indicados pelo acionista controlador; Não são indicados pelo acionista controlador, são eleitos pela assembleia-geral (art. 140, caput, da Lei 6.404/1976)

      e) não é possível o estatuto prever a participação no Conselho de Administração de representantes dos empregados, porque tal faculdade só é lícita em companhias enquadradas como empresas de pequeno porte. Errado porque é possível a participação de representantes dos empregados, art. 140, § único, da Lei 6.404/1976.Parte inferior do formulário

  • quantas palavras tem ( CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO)? 3 ne. 

    Então ele terá (minimo) 3 MEMBROS, POR 3 ANOS. 

    ----> pode ter representação dos empregados ( NÃO É O SINDICATO QUE ORGANIZA)

     

    erros, avise-me.

    GABARITO ''B''

  • DICA, se não souber a questão, seja incorreta ou correta, MARQUE A MAIOR, principalmente se for CONSULPLAN (façam o teste, probabilidade de acertar é 75%)

  • Gabarito:

    Letra B

    Fundamento:

    Art. 140, Parágrafo único, da LSA. O estatuto poderá prever a participação no conselho de representantes dos empregados, escolhidos pelo voto destes, em eleição direta, organizada pela empresa, em conjunto com as entidades sindicais que os representem. 

  • Com a CF, seria possível aumentar sua chance de acerto de 20% para 50%:

    Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

    XI - participação nos lucros, ou resultados, desvinculada da remuneração, e, excepcionalmente, participação na gestão da empresa, conforme definido em lei;

  • GABARITO: B JUSTIFICATIVA: A assertiva está em consonância com o disposto no art. 140, Parágrafo único do da Lei 6.404/76. Vejamos: Art. 140. O conselho de administração será composto por, no mínimo, 3 (três) membros, eleitos pela assembleia-geral e por ela destituíveis a qualquer tempo, devendo o estatuto estabelecer: Parágrafo único. O estatuto poderá prever a participação no conselho de representantes dos empregados, escolhidos pelo voto destes, em eleição direta, organizada pela empresa, em conjunto com as entidades sindicais que os representem.