SóProvas


ID
2510392
Banca
VUNESP
Órgão
HCFMUSP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A esquistossomose mansônica é uma doença parasitária frequente em nosso meio. Para o diagnóstico laboratorial dos ovos de Schistosoma mansoni na amostra fecal, o médico pode solicitar ao laboratório o exame parasitológico das fezes. Os métodos que oferecem melhor sensibilidade para o diagnóstico são:

Alternativas
Comentários
  • Melhor sensibilidade ---- sedimentação e de Kato-Katz.

  • O Kato-Katz é o método laboratorial adotado pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como padrão-ouro para o diagnóstico da infecção humana pelo Schistosoma mansoni, sendo uma ferramenta de relevância clínica e epidemiológica, visto que permite classificar a carga parasitária do indivíduo infectado pelo cálculo de ovos por grama de fezes (OPG).

    Essa classificação pode também ser utilizada para estimar a intensidade da infecção nas comunidades, mensurar o impacto de medidas de controle da doença bem como estabelecer parâmetros de qualidade para a leitura das lâminas.

    Referência: BARBOSA, Constança S. et al. Controle de qualidade das lâminas pelo método Kato-Katz para o diagnóstico parasitológico da esquistossomose mansônica. J. Bras. Patol. Med. Lab. [online].