SóProvas


ID
2510818
Banca
FCC
Órgão
ARCE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A atividade de mediação atribuída às agências reguladoras consiste, em seu sentido estrito, em

Alternativas
Comentários
  • E)

     

    por volta do séc. III d.C encerrava-se o ciclo da justiça privada, quando o pretor tomou para si próprio a solução dos conflitos e a imposição da decisão que proferisse. Inaugurava-se, nessa época, a justiça pública. O poder de que o Estado estava investido para assim proceder recebeu o nome de jurisdição. (CINTRA; GRINOVER; DINAMARCO, 2007, p. 27-28)

    Consoante os ensinamentos de Fredie Didier Júnior (2007, p. 65), jurisdição é “A realização do direito em uma situação concreta, por meio de terceiro imparcial, de modo criativo e autoritativo (caráter inevitável da jurisdição), com aptidão para tornar-se indiscutível”.

    Ao concluir seus pensamentos sobre jurisdição, os autores Luiz Guilherme Marinoni e Sérgio Cruz Arenhart asseveraram que:

    (…), a jurisdição, ao aplicar uma norma ou fazê-la produzir efeitos concretos, afirma a vontade espelhada na norma de direito material, a qual deve traduzir – pois deve estar de acordo com os fins do Estado – as normas constitucionais que revelam suas preocupações básicas. (MARINONI; ARENHART, 2008, p. 36)

  • Um exemplo:

    Competência técnica e legal - Definido em lei

    O Regimento Interno da ANATEL(agência reguladora), aprovado pela resolução n.º 612, de 29 de abril de 2013 , reviu os seguintes tipos de resolução de conflitos:

     

    I - Procedimento de mediação:

    Tem por objeto a intermediação (terceiro imparcial) de questões relativas ao reconhecimento ou atribuição de direitos sobre as quais pende conflitos entre prestadoras de serviços de telecomunicações visando à solução consensual entre as partes

  • As agências reguladoras concentram os poderes normativos, administrativos e judicantes.

    A atividade regulatória, exercida pelas agências reguladoras, é complexa, pois envolve o exercício de três atividades diversas:

    A) administrativas clássicas (ex: poder de policia);

    B) poder normativo (ex: prerrogativa de editar atos normativos); e

    C) judicantes (ex: atribuição para resolver conflitos entres os agentes regulados).

    Fonte: Curso de Direito Administrativo do Rafael Carvalho Rezende Oliveira.