SóProvas


ID
2511856
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MPE-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A formulação de alternativas no planejamento estratégico pode ser feita dentro de padrões rotineiros ou altamente criativos. Assinale a alternativa que representa estratégias defensivas, conservadoras e de manutenção do status quo da organização.

Alternativas
Comentários
  • a)

    Passividade.

  • Estratégia de Manutenção
    A organização deve buscar uma estratégia de manutenção quando existirem muitas ameaças no ambiente, mas também existam forças internas que possibilitem à empresa enfrentar estas ameaças. É composta de três principais alternativas estratégicas:
    1) Estratégia de Estabilidade – basicamente, esta estratégia ocorre quando uma empresa que estava lucrativa passa por momentos difíceis financeiramente, como uma dívida ou prejuízo momentâneo. A empresa busca então um retorno à situação confortável que detinha.
    2) Estratégia de especialização – a empresa foca suas atenções em poucos produtos ou mercados, de forma a ganhar competitividade nestas áreas. O problema é que a organização fica mais vulnerável a ataques, pois fica dependente de um só setor ou produto para sobreviver.
    3) Estratégia de nicho – a empresa busca um espaço ainda mais restrito do que na estratégia de especialização. Aqui, a empresa busca ser a melhor em um único produto ou mercado, geralmente pequeno o bastante para poder ser defendido por uma empresa menor.

    Acredito que a 1ª Estratégia a da Estabilidade realmente seja um período de passividade. Letra A.

    Fonte: Noções de Administração Geral e Pública - Prof. Rodrigo Rennó

  • Estratégia Analítica: atua em dois mercados: um estável, que busca manter os domínios

    existentes; e outro instável, que almeja atuar de forma inovadora. Dá ênfase

    tanto na conservação como na mudança, através de complexa tecnologia.

    Estratégia Reativa: atua em ambientes turbulentos ou instáveis e está com sua eficiência

    comprometida, em razão de uma situação não planejada ou quando a alta

    administração não definiu um plano de longo prazo. Respondem com uma estrutura

    adhoc às demandas ambientais imprevistas, levando a eliminar linhas de produtos,

    reduzir a força de trabalho ou, até mesmo, liquidar os negócios.


    Fonte: Administração geral e pública - Elisabete Moreira -2016

  • Normalmente, as bancas utilizam os tipos de estratégias descritos por Oliveira (2007): sobrevivência, manutenção, crescimento e desenvolvimento. Essas estratégias de subdividem, mas em nenhum caso encontramos a estratégia de “passividade”. Isso demonstra que a banca utilizou outra referência na questão:

    -> Em suas pesquisas, Mendes (1996) confirma alguns desses indicadores, destacando como antecedentes das defesas as adversidades do modelo de organização do trabalho, que geram um sentimento de impotência dos trabalhadores diante do poder ideológico, econômico, tecnológico e político. Isto paralisa os trabalhadores ante as possibilidades de mudança, restando-lhes a utilização de estratégias defensivas, tais como a racionalização, a passividade e o individualismo.

    Segundo a autora, a racionalização é utilizada diante da frustração para explicar de forma lógica os motivos que causam o sofrimento, tais como separação entre planejamento e execução e pela desestruturação das relações psicoafetivas com colegas; o individualismo é uma estratégia utilizada diante do sentimento de impotência e por meio dela os trabalhadores naturalizam o contexto histórico dos fatos que produzem o sofrimento. A passividade é uma estratégia contra o tédio, em função de situações de ameaça de perder o emprego e de manutenção do status quo pela empresa.

    Fonte:Barros, Paloma Castro da Rocha, & Mendes, Ana Magnólia Bezerra. (2003). Sofrimento psíquico no trabalho e estratégias defensivas dos operários terceirizados da construção civil. Psico-USF8(1), 63-70

  • fonte: https://www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/177526

    A partir da análise ambiental (SWOT), a organização possuirá requisitos mínimos que permitirão definir ou mesmo redefinir a sua estratégia. 

     

    Conforme Chiavenato (2000), a formulação de alternativas estratégicas pode ser feita dentro de padrões rotineiros ou altamente criativos. Seguindo um padrão de estratégias defensivas (padrões rotineiros), normalmente estão aquelas pequenas empresas, optando pela preferência em sobreviver e não inovar. De modo contrário, as grandes empresas querem dominar e se firmar cada vez mais no mercado, optando por desenvolver estratégias ofensivas (criatividade e inovação).

     

    ESTRATÉGIA DEFENSIVA: Manutenção do Status quo

    Postura Passiva e conservadora

    ESTRATÉGIA OFENSIVA: Mudança do Status quo

    Postura Ativa, proativa e de mudança.

  • nunca nem vi.

  • Tipos de Estratégias:

    *Estratégia de Sobrevivência: extrema dificuldade. Atitudes de redução de custos, o desinvestimento ou até mesmo a liquidação do negócio.

    *Estratégia de Manutenção: ambiente ameaçador, mas dispõe de pontos fortes suficientes para lutar. Ela se divide em: Estratégia de Estabilidade a qual procura eliminar os desequilíbrios verificados; Estratégia de Nicho a qual procura dominar um segmento de mercado em que atua; Estratégia de Especialização a qual procura conquistar ou manter a liderança no mercado, através da concentração dos esforços de expansão em uma única atividade.

    *Estratégia de Crescimento: predominância de pontos fracos, porém, o ambiente está proporcionando situações favoráveis, pode ser dividida em: Estratégia de Inovação onde a empresa busca antecipar-se aos seus concorrentes, com lançamentos de novos produtos ou serviços; Estratégia de Internacionalização onde a expansão da atividade para outros países; Estratégia de Joint Venture a qual duas empresas associam-se para produzir um produto; Estratégia de Expansão a qual exige um alto grau de planejamento em função das dificuldades mercadológicas.

    *Estratégia de Desenvolvimento: é quando há uma predominância de pontos fortes X oportunidades, pode ser dividida em: Desenvolvimento de Mercado onde a empresa busca ampliar suas vendas; Desenvolvimento de Produtos ou Serviços é quando a empresa busca melhorar seu portfólio de produtos ou serviços; Desenvolvimento Financeiro ocorre quando a fusão de uma empresa com oportunidades mas sem finanças com outra que possui finanças, mas não tem oportunidades e juntam-se através de acordos; Desenvolvimento de Capacidades é quando a fraqueza e a oportunidade se apresenta no âmbito tecnológico; Desenvolvimento de Estabilidade é quando ocorre fusão ou associação, visando consolidar o domínio de um mercado.

    *Estratégia de Diversificação: é a estratégia mais forte do desenvolvimento de uma empresa. As empresas buscam-na quando: começam a ter dificuldades em alcançar os seus objetivos; visualiza uma situação de retorno mais vantajosa; tem disponibilidade de recursos para investir. Pode ser dividida em: Diversificação Horizontal onde a empresa concentra o seu capital na compra ou associação com empresas similares; Diversificação Vertical é quando a empresa passa a produzir novo produto ou serviço que se acha dentro do seu mercado de matéria prima; Diversificação Concêntrica trata-se da diversificação da linha de produtos com a utilização da mesma tecnologia; Diversificação Conglomerada é quando a empresa não aproveitará a mesma tecnologia nem a força de vendas; Diversificação Interna é quando a diversificação é basicamente gerada por fatores internos e sofre menos influência dos fatores externos; Diversificação Mista é a situação em que a empresa apresenta mais de um tipo de diversificação ao mesmo tempo.

  • não vi ninguem fazer um comentário objetivo acerca das alternativas dessa questão. muito blablablá e nenhuma explicação plausível.

  • PAssividade ?????? Defensiva, conservadora !!!! PElo amor do guardaaa>>Alguém traduzzzz

  • Normalmente, as bancas utilizam os tipos de estratégias descritos por Oliveira (2007): sobrevivência, manutenção, crescimento e desenvolvimento. Essas estratégias de subdividem, mas em nenhum caso encontramos a estratégia de “passividade”. Isso demonstra que a banca utilizou outra referência na questão.

    De acordo com Paloma Castro da Rocha Barros e Ana Magnólia Bezerra Mendes (2003), a passividade é uma estratégia contra o tédio, em função de situações de ameaça de perder o emprego e de manutenção do status quo pela empresa. É a definição que mais se aproxima do gabarito. No entanto, como a banca não delimitou suas referências, não vejo possibilidade de recursos.

    Gabarito preliminar: A.

    (ESTRATÉGIA CONCURSOS)

  • Por que não reatividade?

  • A aula disponibilizada pelo Qconcursos não diz nada a respeito da questão.

  • RACIOCINEI ASSIM:

      O status quo está relacionado ao estado dos fatos, das situações e das coisas. O termo status quo é geralmente acompanhado por outras palavras como manter, defender, mudar e etc.

    Neste sentido, quando se diz que “devemos manter o status quo”, significa que a intenção é manter o atual cenário, situação ou condição, por exemplo.

    Sabendo disso, a passividade seria a unica característica que pode influenciar no Status Quo de uma organização, ou seja, não tomar nenhuma medida sobre a atual situação, apenas manter o que já existe.

  • Reatividade é característica de ambientes conservadores também. Mas, o negócio é ter sorte para acertar o que a banca quer.

  • Reativas se adaptam às mudanças de mercado. Comportam-se como camaleões mudando de estratégia de acordo com as situações do mercado.
  • Não entendi foi p... nenhuma