SóProvas


ID
2511886
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1 


                             O poder da língua


      A língua é o maior instrumento de interação do ser humano. Ela intercambia o ser humano com o resto do mundo. Embora existam várias línguas, todas elas interagem, e nenhuma pode ser exilada. Podemos exilar pessoas, povo, nação, mas a língua sempre vai existir. Até mesmo os mudos, que não se expressam através da boca, têm a sua língua. Por outro lado, a língua também é o maior instrumento de isolamento do ser humano. Se você não souber a língua do lugar onde vive, fica isolado, sem comunicação. Imigrantes sofrem com esse problema, quando vão para países onde nem sequer sabem como dar “bom-dia” na língua nativa, ficando isolados por um bom tempo. Sem a língua, não há comunicação. Sem comunicação, não há interação.

      A língua é, também, o maior instrumento de guerra do ser humano. É... a velha língua já arrumou grandes encrencas pela história. Já imaginou se Hitler não abrisse a boca para falar? Provavelmente mais de 50 milhões de pessoas não teriam morrido. E se o Presidente norteamericano Harry S. Truman não tivesse usado do poder da língua para autorizar o bombardeio atômico no Japão? É... a língua pode ser cruel, pode ferir, machucar, destruir e matar.

      Por outro lado, a língua é o maior instrumento de paz do ser humano. A mesma língua que mata pode transformar dor em felicidade, tristeza em alegria, perseguição em livramento. Não precisamos ir longe para pegar um exemplo de paz que a língua proporcionou: o poder da língua nas “Diretas Já!” proporcionou ao povo brasileiro um tempo de paz que havia mais de vinte anos o povo não gozava. E como Jesus Cristo passaria seus ensinamentos se não fosse pelo poder único e incomensurável da língua? A língua faz reviver pessoas, povos e nações.

      Então, a língua é um instrumento ambíguo do ser humano: ora ela mata, ora ela salva, ora machuca, ora cura. Por isso, devemos tomar muito cuidado com o que falamos, pois podemos, com uma palavra, destruir uma vida, ou até mesmo várias vidas. Mas podemos, também, com uma palavra, gerar alegria, paz e amor para muitas outras vidas.

Texto disponível em: http://cronicasvox.blogspot.com.br/2007/08/o-poder-da-lngua.html. Acesso em 09/05/2012. Adaptado.  

“Embora existam várias línguas, todas elas interagem”. As ideias desse trecho estão interligadas, em uma relação:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D

    Observe que o trecho inicia com a conjunção"embora',que é a  principal conjunção subordinativa concessiva.

     

    Vale mencionar: "A idéia de concessão está diretamente ligada à idéia de contraste, de quebra de expectativa. De fato, quando se faz uma concessão, não se faz o que é esperado, o que é normal. As orações adverbiais que exprimem concessão são chamadas concessivas. A conjunção mais empregada para expressar essa relação é "embora"; além dela, podem ser usadas a conjunção "conquanto" e as locuções "ainda que, ainda quando, mesmo que, se bem que, apesar de que".https://www.mundovestibular.com.br/articles/538/3/ORACOES-SUBORDINADAS-/Paacutegina3.html"

     

  • LETRA D


    Conjunção concessiva

    embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que, apesar de que, nem que,em que, que,e, etc.

    Inicia uma oração subordinada em que se admite um fato contrário à ação proposta pela oração principal, mas incapaz de impedi-la.

    Pouco demorei, conquanto muitos fossem os agrados.

    É todo graça, embora as pernas não ajudem ..

  • Correta, D

    Para ter certeza, troca-se uma conjunção por outra de mesmo valor

    Embora existam várias línguas, todas elas interagem”.

    Ainda que existam várias línguas, todas elas interagem.

    Por mais que existam várias línguas, todas elas interagem.

    Como se vê, essa conjunções possuem valor condicional.

  • GABARITO D

    Conjunção Concessiva - admitem um fato contrário à ação principal, mas incapaz de impedi-la: embora, apesar de, ainda que, mesmo que, conquanto, malgrado, posto que

  • Gabarito D.

    PMPI 2021

  • Concessivas- Embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que,bem que,se bem que, apesar de que, nem que e que.

    PMPI 2021