Fenótipo é um importante conceito adotado em genética e costuma ser definido como o conjunto de características observáveis de um organismo. Nesse sentido, incluem-se nesse conjunto as características morfológicas e fisiológicas de um indivíduo.
→ O que determina o fenótipo?
Como dito anteriormente, o fenótipo nada mais é que a totalidade das características observáveis de um indivíduo, as quais são determinadas pelo conjunto de nossos genes. Diante disso, podemos dizer que o fenótipo é a expressão do genótipo. Entretanto, é importante salientar que o fenótipo não é determinado apenas pelos genes, sofrendo influência também do meio no qual esteja inserido um indivíduo.
Costuma-se resumir a relação entre genótipo e fenótipo da seguinte forma:
Genótipo + Ambiente → Fenótipo
Um exemplo fácil de ser compreendido em relação ao fenótipo é a cor da nossa pele. Imagine que uma pessoa apresente pele clara, mas, após alguns dias na praia, verifica-se o seu escurecimento por causa da produção de melanina. A cor de pele clara foi determinada geneticamente, entretanto, seu tom é influenciado pelo meio, nesse caso, pela exposição ao sol na praia.
Podemos perceber, portanto, que o fenótipo é variável ao longo do desenvolvimento de um indivíduo e que o apresentado no momento atual é dependente do fenótipo apresentado anteriormente pelo organismo. Isso é facilmente notado quando observamos uma criança e suas mudanças ao longo dos anos de vida.
→ Todo o fenótipo é facilmente observável?
Geralmente, quando falamos que o fenótipo é uma característica observável, enfatizamos características como pele, cabelo e olhos. Entretanto, o fenótipo não é apenas a aparência física do organismo. Um exemplo que gera confusão é o tipo sanguíneo. Quando dizemos que alguém tem sangue A, B, AB ou O, estamos referindo-nos a seu fenótipo que, apesar de não ser observado facilmente, pode ser identificado por meio de técnicas laboratoriais.
SANTOS, Vanessa Sardinha Dos. "O que é fenótipo?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-fenotipo.htm. Acesso em 03 de julho de 2019.
Genótipo: conjunto de genes. Está associado às características inerentes à constituição genética do indivíduo, ou seja, o conjunto de cromossomos ou sequência de genes herdado dos pais, os quais somados às influências ambientais determinarão seu fenótipo.
Fenótipo: descreve características que podem ser observadas. Manifestação visível ou detectável de um genótipo.
Cromossomos: estruturas compostas de DNA.
Alelo dominante: aqueles que conseguem determinar um fenótipo mesmo quando aparecem em dose simples. Ex: um par de alelos para uma característica, se apenas um deles é um alelo dominante, tal característica é expressa.
Alelo recessivo: não se manifesta no fenótipo quando dois alelos diferentes se encontram nas células do organismo. A manifestação do carácter expresso por um alelo recessivo só se torna evidente quando se apresenta de forma dupla, o que é muitas vezes designado por duplo recessivo.