SóProvas


ID
2512288
Banca
IBFC
Órgão
EMBASA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Os equipamentos de proteção coletiva (EPC) são dispositivos que eliminam ou minimizam a exposição a riscos associados a uma atividade, com o objetivo de proteger o coletivo. Das opções a seguir apresentadas, assinale a que NÃO trata de um EPC.

Alternativas
Comentários
  • O talabarte é um dispositivo de união dentro deste sistema e tem a função de conectar o trabalhador à estrutura, sistema individual de proteção de queda
  • A questão quer a alternativa que NÃO traga um exemplo de EPC.

    Vamos ver a diferença entre os equipamentos de proteção individual (EPI) e os de proteção coletiva (EPC).

    Equipamento de Proteção Individual (EPI): "todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho". (fonte:NR_06. É uma proteção ativa (depende da colaboração do trabalhador) Exemplos de EPI: capacetes, luvas, máscara de solda, protetor auricular e etc.

    Equipamento de Proteção Coletiva (EPC) é aquele de uso coletivo que visa a proteção de mais de uma pessoa ao mesmo tempo. É uma forma de proteção passiva. Exemplos: rede de proteção, pisos antiderrapantes, exaustores de fumaça, capelas químicas, extintores de incêndios e kit de primeiros socorros (considerado por algumas bancas, outras não)

     A partir disso, analisaremos as alternativas:

    A- CORRETA. O dispositivo de trava quedas talabarte é considerado um EPI.

    De acordo com a NR-35 (trabalho em altura):

    "Talabarte: dispositivo de conexão de um sistema de segurança, regulável ou não, para sustentar, posicionar e/ou limitar a movimentação do trabalhador

    B- INCORRETA. Extintor de incêndio é considerado um EPC

    C- INCORRETA. Capela química é considerada um EPC

    D- INCORRETA. Redes de proteção são consideradas EPC.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA A