SóProvas


ID
2512375
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dentre as medicações abaixo, o enfermeiro deverá orientar a família para o evitar o uso, em casos de crianças com púrpura trombocitopênica idiopática:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

     

    De acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas.PÚRPURA TROMBOCITOPÊNICA IDIOPÁTICA

    Portaria SAS/MS nº 1.316, de 22 de novembro de 2013.

     

     

    2 INTRODUÇÃO

     

    A púrpura trombocitopênica idiopática,(PTI), também conhecida como púrpura trombocitopênica imunonológica, autoimune ou isoimune, é uma doença adquirida e geralmente benigna, de causa desconhecida, que se caracteriza por trombocitopenia (baixas contagens de plaquetas).

     

    8 TRATAMENTO

    8.1 CRIANÇAS E ADOLESCENTES

     

    Portanto, a observação criteriosa pode ser considerada como opção terapêutica inicial para crianças com quadro agudo de PTI sem evidência de sangramentos. Além disso, deve-se recomendar restrição de atividades, sobretudo os esportes de contato, e de medicamentos com atividade antiplaquetária (por exemplo, ácido acetilsalicílico e anti-infl amatórios não esteroides). Entre as opções de tratamento medicamentoso estão os corticosteroides e as imunoglobulinas.

     

     

  •  Púrpura é uma referência às manchas roxas ou avermelhadas indicativas de sangramentos que aparecem na pele; trombocitopênica, em razão da trombocitopenia, ou seja, do sangramento provocado pela queda no número de plaquetas.