SóProvas


ID
2512849
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MPE-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A gestão patrimonial de bens provenientes de aquisição no mercado interno e externo, e de doações, que incorporam o acervo patrimonial móvel de uma unidade pública, compreende diversas atividades. Assinale a alternativa que apresenta somente algumas dessas atividades.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E.

     

  • O inventário corresponde ao conjunto específico de ações de levantamento, registro físico e financeiro de bens. O Inventário físico é o procedimento administrativo realizado por meio de levantamento, in-loco, que 7 2016 consiste na verificação da existência física do bem, identificado pelo respectivo número de patrimônio e descrição.

    Tipos de inventários

    A realização de um inventário se dá em função da finalidade instituída, seja para apuração de resultados, controle e prestação de contas, exigências de ordem legal ou natureza estritamente fiscal. Dessa forma, a doutrina consagra alguns tipos usuais para a Administração Pública, a saber:

    I - Anual: realizado para comprovar a exatidão dos registros de controle patrimonial de todo o patrimônio, demonstrando o acervo de cada unidade, constituído do inventário anterior e das variações patrimoniais ocorridas durante o exercício;

    II - Eventual: realizado a qualquer tempo, com o objetivo de verificar qualquer bem ou conjunto de bens, por iniciativa do dirigente de determinada unidade;

    III - De transferência de responsabilidade: realizado quando da mudança de um titular de Cargo, Função Gratificada ou Função Comissionada responsável por carga patrimonial

    ; IV - Inicial: realizado quando da criação de uma nova unidade, para identificação e registro dos bens;

    V - De extinção ou transformação: realizado quando da extinção ou transformação de uma unidade.

    Tombamento é o processo de inclusão (entrada) de um bem permanente no sistema de controle patrimonial da Universidade e, em alguns casos, no seu balanço contábil. Isso significa dizer que o bem que entra no acervo da instituição, apresentará igualmente um aporte de recursos no balanço patrimonial.

    O desfazimento de bens consiste no processo de exclusão de um bem do acervo patrimonial da instituição, de acordo com a legislação vigente e expressamente autorizada pelo dirigente da unidade gestora. Após a conclusão do processo de desfazimento deverá ser realizada a baixa dos bens nos registros patrimoniais.

    Movimentação ocorre quando é necessário deslocamento do bem do local de origem para Manutenção ou para atender a um Empréstimo de bens.

     

  • Gestão de recursos patrimoniais ;Tombamento, desfazimento (alienação), guarda e conservação, inventário de bens patrimoniais, cálculo de depreciação etc.

    Gestão de compras; Identificação de fornecedores, pesquisa de preços, negociação com o mercado, licitações, compras diretas (dispensa e inexigibilidade de licitação) acompanhamento de pedidos, liquidação etc

  • Não há "uso pessoal" (quando o servidor usa, é "guarda"), nem "emprego político". Daí você exclui as 4 primeiras.