-
Gabarito E.
https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0ahUKEwixo7GepqjWAhXFF5AKHfclA5QQFggnMAA&url=https%3A%2F%2Fwww.passeidireto.com%2Farquivo%2F5084784%2Fav2-de-introducao&usg=AFQjCNHr_ZMK7uqMPXAy8nxXMigc2YwMKw
-
e)
Análise, planejamento e controle financeiro.
-
Resposta: esta função de controlar exercida pela administração e que envolve os sequintes elementos principais
estabelecer padrões de desenvolvimento medri o desempenho atual ,comparar esse desempenho com os
padrões estabelecidos, caso sejam detectados desvios , execurar ações corretivas.
A banca tirou essa questão de uma prova de uma universidade qualquer.
Em questões assim, ao ler monitorar e avaliar taca o dedo onde tem CONTROLE.
-
Respondi essa pela ADMINISTRAÇÃO GERAL, na qual a função de CONTROLE é exatamente MONITORAR E AVALIAR.
as vezes essas analogias ajudam a acertar questão.
-
Fiz a mesma coisa que você, André kkk.
"Reptição, com correção, até a exaustão, leva à perfeição"
-
Me confundi por achar que a questão havia pedido uma única função: "Assinale a alternativa que apresenta a função..."
e, no entanto, a resposta é a letra E.
-
Assinale a alternativa que apresenta a função que consiste em coordenar, monitorar e avaliar todas as atividades e fluxos financeiros da organização por meio de orçamentos e relatórios financeiros.
A Decisões de investimentos.
B Avaliação de aplicações dos recursos.
C Decisões de financiamentos.
D Análise dos fluxos de caixa. Aqui não está ocorrendo a coordenação e o monitoramento.
E Análise, planejamento e controle financeiro.
-
FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO:
1. Análise, planejamento e controle financeiro.
Coordenar, monitorar e avaliar todas as atividades da empresa, bem como participar ativamente das decisões estratégicas, para alavancar as operações.
2. Tomadas de decisões de investimento.
Destinação dos recursos financeiros para aplicação em ativos correntes (circulantes) e não correntes, considerando a relação adequada de risco e retorno.
3. tomadas de decisões de financiamentos.
Captação de recursos financeiros para o financiamento dos ativos, considerando a combinação adequada dos financiamentos de curto e longo prazos e a estrutura de capital.
Fonte: Apostila de administração financeira da loja do concurseiro.
-
Infelizmente, existe pouca uniformidade na doutrina de gestão financeira. Cada autor fala uma coisa e as bancas alternam suas referências bibliográficas.
Essa questão em particular foi formulada a partir do livro “Administração Financeira e Orçamentária” de Masakazu Hoji (2017).
Segundo esse autor, as funções típicas do administrador financeiro de uma empresa são:
-Análise, planejamento e controle financeiro
-Tomadas de decisões de investimentos
-Tomadas de decisões de financiamento
Análise, planejamento e controle financeiro consiste em coordenar, monitorar e avaliar todas as atividades da empresa, por meio de relatórios financeiros, bem como participar ativamente das decisões estratégicas, para alavancar as operações. A gestão de riscos econômicos e financeiros ganhou importância nos últimos anos.
As decisões de investimentos dizem respeito à destinação dos recursos financeiros para aplicação em ativos correntes (circulantes) e não correntes (realizáveis a longo prazo e ativos permanentes), considerando-se a relação adequada de risco e de retorno dos capitais investidos.
As decisões de financiamentos são tomadas para captação de recursos financeiros para o financiamento dos ativos correntes e não correntes, considerando-se a combinação adequada dos financiamentos a curto e a longo prazos e a estrutura de capital.
A partir desses conceitos fica fácil concluir que nosso gabarito é a alternativa “E”.
Gabarito: E
-
GABARITO: LETRA E
Análise, planejamento e controle financeiro: consiste em coordenar, monitorar e avaliar todas as atividades e fluxo financeiros da empresa por meio de orçamentos e relatórios financeiros, bem como em participar ativamente nas decisões estratégicas para estabelecer uma rentabilidade satisfatória sobre os investimentos.
Tomada de decisão de investimentos: trata-se da tomada de decisões que definam a melhor estrutura de ativos da organização, considerando uma relação adequada entre o risco e o retorno dos capitais investidos;
Tomada de decisões de financiamento: refere-se à tomada de decisões que definam a composição das fontes de recursos financeiros da organização, procurando estabelecer uma estrutura adequada em termos de liquidez, custo e risco financeiro.
GRAN CURSOS - PROF° BRUNO EDUARDO.