SóProvas


ID
251293
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Com base no direito penal, julgue o item que se segue.

Na tentativa perfeita, ou tentativa propriamente dita, o agente não consegue praticar todos os atos executórios necessários à consumação do crime, sendo o processo executório interrompido por interferências externas, alheias à vontade do agente.

Alternativas
Comentários
  • Com relação à interferência de circunstância:

    a) tentativa perfeita

    (ou acabada) - quando o agente esgota todos os atos de execução. (esgotamento da potencialidade lesiva).

    b) tentativa imperfeita

    (ou inacabada) - quando não esgota todos os atos por circunstâncias alheias à sua vontade.

  • A questão confunde os dois conceitos de classificação de tentativa em relação ao iter criminis:

    Na tentativa PERFEITA, ou tentativa propriamente dita (também chamada de TENTATIVA ACABADA ou de CRIME FALHO), o agente consegue praticar todos os atos executórios necessários à consumação do crime (apesar de não conseguir atingir o objetivo pretendido).

    Na tentativa IMPERFEITA, o agente NÃO consegue praticar todos os atos executórios necessários à consumação do crime, sendo o processo executório interrompido por interferências externas, alheias à vontade do agente. Ou seja, o sujeito não consegue completar os atos de execução - ocorre um impedimento.

    Obs.: Em ambos os casos, a circunstância é alheia à vontade do agente.

  • Conforme o Prof. Pedro Ivo (pontodosconcursos):
    "A tentativa apresenta a seguinte divisão:
    • TENTATIVA BRANCA OU INCRUENTA - O agente não atinge o objeto material. Imagine que Tício está com uma blusa branca, perfeitamente lavada pela sua mãe. Ao encontrar Mévio, este começa a atirar e Tício começa a correr. Nenhum tiro é acertado, logo o que era branco permanece branco, pois o objeto não foi atingido.
    • TENTATIVA VERMELHA OU CRUENTA - Diferentemente da tentativa branca, aqui a vítima é atingida, mas o delito não se consuma.
    • TENTATIVA PERFEITA - Neste tipo de tentativa, fica caracterizada a INCOMPETÊNCIA do agente, ou seja, o autor do delito utiliza TODOS os meios
    executórios disponíveis e, mesmo assim, não atinge a consumação. É o caso do indivíduo que, portando um revolver com 06 cartuchos, utiliza todos, mas não consegue atingir a vítima em um ponto letal.
    • TENTATIVA IMPERFEITA - O agente inicia a execução, mas não utiliza todos os meios de que dispõe. É o caso do indivíduo que começa a atirar e, no 3º
    disparo, é interrompido pela chegada de policiais que estavam passando pelo local."
  • O examinador tentou confundir a tentativa perfeita com a tentativa imperfeita. Vejamos:

    Tentativa Perfeita (= acabada ou crime falho): o agente apesar de praticar todos os atos executórios a sua disposição, não consegue consumar o crime por circunstâncias alheais a sua vontade. Nesta tentativa, ele consegue praticar todos os atos de execução. Essa tentativa somente é possível nos crimes materiais.

    Tentativa Imperfeita(= inacabada):o agente é impedido de praticar todos os atos executórios a sua disposição.
     

  • Tentativa Perfeita ou (Crime falho): O agente percorre todo inter criminis que estava a sua disposição,mas, ainda assim, por cincunstâncias alheias a sua vontade, não consuma o crime(ex.:o sujeito descarrega a arma na vitima, que sobrevive e é socorrida a tempo por terceiros).Apesar de ter esgotado a fase executoria, nãoalcança o resultado por cincunstância alheias à sua vontade.Nessa especie de tantativa cabe o arrependimento eficaz 
    Tentativa imperfeita ou Inacabada: o agente não consegue por cincunstâncias allheias a sua vontade,proseguir na execução do crime(ex.:o sujeito entra na residência da vítima  e, quando começa a se aponderar dos bens ouve um barulho que o assusta,fazedo-o fugir)
  • Na tentativa perfeita, embora o agente ESGOTE OS ATOS EXECUTÓRIOS À SUA DISPOSIÇÃO, não consegue consumar o crime por motivos alheios à sua vontade.No caso em análise, o agente não conseguiu prarticar todos os atos executórios necessários à consumação do crime, atos estes que estavam à sua disposição, então ocorreu uma tentativa imperfeita, e não perfeita como o enunciado da questão sugere.
  •  Creio que os comentários não expuseram corretamente o erro da questão, pois:

    O erro está em comparar a Tentativa Perfeita, Acabada ou também chamada de Crime Falho (Ele esgota todos os meios que tinha à disposição, mas a consumação não vem por circunstâncias alheias à sua vontade) com a Propriamente Dita (que é a Tentativa IMPERFEITA ou INACABADA. Aqui, o agente inicia a execução sem, contudo, utilizar todos os meios que tinha ao SEU ALCANCE! E o crime não se consuma por circunstâncias alheias à sua vontade Ex: A, com o propósito de matar B, sai à sua procura, portando um revólver com 6 cartuchos intactos. Ao encontrá-lo, efetua trê disparos, atingindo-o. Quando, contudo, iria efetuar outros disparos, é surpreendido pela Polícia Militar e foge. A vítima é socorrida pelos milícianos e SOBREVIVE).
  • O comentário do Diego, logo acima, está certo. Apenas reforçando o que ele disse.

    A questão erra ao afirmar que tentativa perfeita é a mesma coisa que a tentativa propriamente dita mas, são duas coisas distintas: 

    a.  Tentativa inacabada (imperfeita ou propriamente dita): o agente tem o seu processo de execução interrompido (não esgota os meios disponíveis), não conseguindo a consumação do crime por circunstâncias alheias à sua vontade (ex: disparou uma vez contra vítima, não a acertando, e foi impedido de continuar na execução do crime, em virtude de ação policial).

    Curso realizado pelo prof. Reinaldo ( Delegado da PF 2009 pela Fortium Concursos, conforme o link abaixo):
    http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=imperfeita%20ou%20tentativa%20propriamente%20dita%20&source=web&cd=2&ved=0CDAQFjAB&url=http%3A%2F%2Fwww.fortium.com.br%2Fblog%2Fmaterial%2Fdelegado...2009...penal...parte.geral...aula.5.doc&ei=QWyLT6jbCsPMtgfTurTHCQ&usg=AFQjCNGhtl6VoEBxwWBHr7U_ztY6oPuFbw&cad=rja
  • Na Tentativa Perfeita o agente pratica todos os atos executórios, mas o crime não é consumado por situações alheias a sua vontade.
  • Cuidado para não confundir:


    Crime falho = tentativa perfeita
    Quase crime = crime impossível

  •  

    FASE DE EXECUÇÃO

    CONSEQUÊNCIA

    TENTATIVA PERFEITA

    (ACABADA)

    Esgotam-se os atos executórios e a consumação não ocorre pormotivos involuntários

    Causa de diminuição da pena (1/3 a 2/3)

    TENTATIVA IMPERFEITA (INACABADA)

    Atos executórios NÃO se esgotam e a consumação é interrompida por ato involuntário

    Causa de diminuição da pena (1/3 a 2/3)

    DESISTÊNCIA VOLUNTÁRIA

    Atos executórios NÃO se esgotam e a consumação é interrompida por ato voluntário

    Responde pelos atos anteriormente praticados

    ARREPENDIMENTO EFICAZ

    Esgotam-se os atos executórios e a consumação não ocorre por motivos voluntários

    Responde pelos atos anteriormente praticados

    O enunciado da questão trata da tentativa imperfeita como se vê no quadro acima.
  • Além do erro na definição, que se trata da TENTATIVA IMPERFEITA, existe também o erro no tipo da tentativa.
    TENTATIVA PERFEITA = CRIME FALHO
    TENTATIVA IMPERFEITA = TENTATIVA PROPRIAMENTE DITA

    Dessa forma, logo no início percebe-se que a assertiva está errada pois usa como sinônimo de TENTATIVA PERFEITA a TENTATIVA PROPRIAMENTE DITA, que é sinônimo de TENTATIVA IMPERFEITA.
  • Comentário: a tentativa perfeita é aquela em que os agente executa todos os atos executórios que planejara para a consumação do crime. A tentativa imperfeita é aquela em que por algum motivo o agente não consegue praticar todos os atos executórios. Tratando-se de tentativa, em ambos os casos, ou seja, na tentativa perfeita e imperfeita, o resultado não ocorre por motivos alheios à vontade do agente.
    Resposta: errado
  • É também chamado de CRIME FALHO, pois ocorre quando o agente percorre todo o "iter criminis", porém não consegue consumar o delito. Ou seja, o agente emprega todos os meios executórios postos à sua disposição, mas, ainda assim, não obtém o resultado almejado. Neste caso, tendo em vista que o agente percorreu todo "iter criminis", a diminuição de pena deverá ser mínima.

    ERRADA

  • Gab: E

     

    Tentativa Perfeita / acabada / Crime Falho

    Tentativa Imperfeita / inacabada / Tentativa propriamente dita

  • tentativa perfeita e imperfeita, o resultado não ocorre por motivos alheios à vontade do agente.

  • (Gabarito Errado)

     

    Tentativa perfeita também chamada de tentativa acabada ou crime falho: o agente, apesar de praticar todos os atos executórios à sua disposição, não consegue consumar o crime por circunstâncias alheias à sua vontade. Nesta hipótese, a execução se esgota, tendo o sujeito feito tudo o que pretendia fazer, mas, por motivos vários, o resultado não se verificou. Ex.: RENAN dispara os dezenove (18+1) tiros de sua pistola .380 que tinha à disposição para matar ANTÔNIO, porém, ainda assim, não consegue alcançar o seu objetivo, sendo a vítima socorrida eficazmente.
     

  • Na tentativa perfeita o indivíduo consegue executar todo o ato  executório, só que o resultado não se consuma por circunstâncias alheias. 

    "Tício, com intenção de matar João, utiliza de um callibre 38 com 10 munições e dispara contra João, atingindo-o os 10 tiros. João por circunstâncias alheias sobrevive" 

  • Modalidades de Tentativa:

    a – Perfeita/acabada/Crime Falho:


    O agente pratica todos os atos de execução do crime, mas não o consuma por circunstâncias alheias a sua vontade.

    A questão explica este conceito, mas de forma errada, pois, na tentativa perfeita, o agente pratica sim TODOS os atos executórios, mas, o que acontece, neste caso, é que o agente, por circunstâncias alheias a sua vontade, acaba não consumando o crime

    b – Imperfeita:

    Quando o agente começa a realização dos fatos executórios, mas não se realiza a ação totalmente. Ou seja, os atos executórios não foram plenamente executados.

    c – Branca/Incruenta:

    Quando a vitima não sofre nenhum tipo de lesão, embora iniciado os atos executórios.
    (a atira em b, mas não acerta nenhum tiro em b, e b foge).

    essa diferenciação causa algumas alternâncias na diminuição da pena, mas não na modalidade do crime propriamente dito.

    d – Cruenta:

    A vitima é atingida, vindo a lesionar-se.
     

  • TENTATIVA

    Perfeita: Tentou de tudo e não deu (exauriu os meios de que dispunha)

    Imperfeita: Não conseguiu tentar de tudo devido a forças externas (não exauriu os meios)...

    Branca/Incruenta: tentou mas,,, o agente é IN CRUel... rsrsrsrs e o Alvo não é atingido (a camisa banca nem se sujou de sangue)

    Vermelha/ Cruenta: O agente é CRUEL.... porém, não conseguiu o resultado que queria... machucou o Alvo e sujou a camisa dele de sangue... vermelho obvio... (nao obtem o resultado naturalistico desejado)

  • Tentativa perfeita (acabada ou crime falho): o autor pratica todos os atos executórios à sua disposição, porém não há consumação do crime, por circunstâncias alheias à sua vontade.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • ...

     

    Na tentativa perfeita, ou tentativa propriamente dita, o agente não consegue praticar todos os atos executórios necessários à consumação do crime, sendo o processo executório interrompido por interferências externas, alheias à vontade do agente.

     

     

    ITEM – ERRADO – Essas nomenclaturas confundem o candidato. Tentativa perfeita, acabada e crime falho. O contrário, tentativa imperfeita, inacabada ou tentativa propriamente dita. Nesse sentido, o professor Rogério Greco (in Curso de direito penal – 17 Ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2015. P. 314 E 315):

     

     

    TENTATIVA PERFEITA E IMPERFEITA

     

     

    Podemos distinguir a tentativa em perfeita e imperfeita. Fala-se em tentativa perfeita, acabada, ou crime falho, quando o agente esgota, segundo o seu entendimento, todos os meios que tinha ao seu alcance a fim de alcançar a consumação da infração penal, que somente não ocorre por circunstâncias alheias à sua vontade. Diz-se imperfeita, ou inacabada, a tentativa em que o agente é interrompido durante a prática dos atos de execução, não chegando, assim, a fazer tudo aquilo que intencionava, visando consumar o delito.

     

     

    Por exemplo, se o agente, munido de uma pistola com capacidade para 15 disparos, depois de efetuar tão somente dois deles contra a vítima, acertando-a em região que considere letal, resolver que não há necessidade de prosseguir porque entende que os ferimentos produzidos certamente a levarão à morte, e se a vítima, depois da prática dos atos tidos pelo agente como necessários e suficientes à consumação do crime de homicídio, vier a ser salva em virtude de uma precisa intervenção cirúrgica, estaremos diante de um caso de tentativa perfeita.

     

     

    Por outro lado, se o agente, ainda durante a prática dos atos de execução, for interrompido sem que, de acordo com o seu entendimento, tenha exaurido tudo aquilo que entendia como necessário à consumação do crime de homicídio, sendo a vítima salva, o caso será de tentativa imperfeita. ” (Grifamos)

  • O nome disso da questão é crime tentado... quando o crime não se consuma devido a circunstancias alheias à vontade do agente.

    Tentativa perfeita: o agente percorre todos os meios para a execução do crime, sem contudo ter sucesso.

  • O comentário do Rafael Lopes diz tudo.

    Bons Estudos;

  • A tentativa tradicional (que todos conhecemos) é tentativa imperfeita

  • Na tentativa perfeita, ou tentativa propriamente dita, o agente não consegue praticar todos os atos executórios necessários

     

    esse é o erro da questao

  • o agente não consegue praticar todos os atos executórios, logo não pode ser tentativa perfeita ( que ocorre quando é esgotados todos os meios executórios)

     

    ERRADO

  • o agente não consegue praticar todos os atos executórios necessários à consumação do crime?? o artigo 14 II  do cp não relata nada sobre isso

  • Na tentativa IMPERFEITA, o agente não consegue praticar todos os atos executórios necessários à consumação do crime, sendo o processo executório interrompido por interferências externas, alheias à vontade do agente.

  • não, a tentativa perfeita todos os elementos são cosumados.




    PM_ALAGOAS_2018

  • A tentativa perfeita, também chamado de crime falho, gasta todo potencial lesivo.

  • ERRADO


    Crime Falho

  • Só era preciso ler o começo da questão, pois os conceitos estão misturados.

    1.Tentativa perfeita, acabada ou crime falho. Esgota todos os meios.

    2. Tentativa imperfeita,, inacabada ou tentativa propriamente dita. Não esgota todos os meios por circunstâncias alheias à vontade do agente.

  • Questão: ERRADA

    A questão fala do caso de tentativa IMPERFEITA ou INACABADA

  • A questão misturou conceitos de tentativa perfeita e tentativa imperfeita

  • Tentativa perfeita ele consegue todos os atos executórios  mais devido a vontade alheia do agente ele não consegue a consumação

    Tentativa imperfeita o agente não consegue praticar todos os atos executórios necessários à consumação do crime, sendo o processo executório interrompido por interferências externas e não devido a a vontade do agente.

  • Comentário do professor: a tentativa perfeita é aquela em que os agente executa todos os atos executórios que planejara para a consumação do crime. A tentativa imperfeita é aquela em que por algum motivo o agente não consegue praticar todos os atos executórios. Tratando-se de tentativa, em ambos os casos, ou seja, na tentativa perfeita e imperfeita, o resultado não ocorre por motivos alheios à vontade do agente.
    Resposta: errado

  • A banca tenta confundir os conceitos. A tentativa imperfeita é a propriamente dita, nao a perfeita.

  • Gabarito - Errado.

    tentativa imperfeita (inacabada): o agente é impedido de prosseguir no seu intento, deixando de praticar os atos executórios a sua disposição. 

    tentativa perfeita (acabada, crime falho): apesar de praticar todos os atos executórios à sua disposição, o agente não consuma o crime por circunstâncias alheias à sua vontade. 

  • No caso da questão --> Tentativa Imperfeita: a execução não se completa (ex. alguém atrapalha)

  • na tentativa perfeita e imperfeita, o resultado não ocorre por motivos alheios à vontade do agente

    Avante!

  • Essa é a tentativa IMPERFEITA.

  • Na tentativa perfeita o agente faz tudo o que queria fazer, e a vítima só não morre porque o santo dela é cabra da peste!

  • UMA OBSERVAÇÃO: A TENTATIVA PERFEITA ESTÁ PARA O ARREPENDIMENTO EFICAZ; COMO A DESISTÊNCIA VOLUNTÁRIA ESTÁ PARA A TENTATIVA IMPERFEITA. (CAI MUITO)

  • Crime tentato → quando não se consuma por circunstâncias alheias a vontade do agente (após inciada a execução). | Quer mas não pode. Pena reduzida de 1/3 a 2/3.

    Tentativa perfeita ou acabada → se esgotam todos os meios de execução e ainda assim o crime não se consuma. Ex: descarrega a arma na vítima mas ela não morre.

    Tentativa imperfeita ou inacabada -> a gente não consegue esgotar todos os meios de execução. Ex: com 6 balas mas dá 3 tiros e é interrompido por circunstâncias alheias a sua vonade.

    Tentativa branca ou Incruenta -> vítima não é atingida pela conduta do agente. Ex: criminosos dá 3 tiros e nenhum acerta a vítima. Redução de pena ->⅔ (por estar mais distante da consumação)

    Tentativa vermelha ou cruenta -> vítima é atingida pela conduta do agente, mas resultado não se consuma. Tiro de raspão ou um tipo não legal. Redução de pena 1/3.

    Crime Consumado → Quando nele se reunem todos os elementos de sua definição legal.

  • ERRADO! IMPERFEITA, RESULTADO NÃO GERADO, DEVIDO MOTIVOS EXTERNOS...

  • Tentativa perfeita ou crime falho

    O agente pratica todos os atos executório e o crime não se consuma por circunstâncias alheias à sua vontade

    Tentativa imperfeita ou inacabada

    O agente não pratica todos os atos executório e o crime não se consuma por circunstâncias alheias à sua vontade

    Tentativa branca ou incruenta

    O bem jurídico tutelado não é atingido

    Tentativa vermelha ou cruenta

    O bem jurídico tutelado é atingido

  • A Banca tentou confundir os diferentes tipos de crime tentado. Vejamos as diferenças de cada um deles:

    TENTATIVA PERFEITA (CRIME FALHO)

    O agente delituoso pratica todos os atos executórios previamente pretendidos, mas o crime não se consuma por circunstâncias alheias a sua vontade.

    p.ex.: Paulo planeja matar Rafael com seis disparos de arma de fogo. Consegue efetuar todos os disparos, mas, mesmo assim, não consegue a consumação do fato delituoso.

      

    TENTATIVA IMPERFEITA (QUASE CRIME)

    O agente delituoso NÃO CONSEGUE praticar todos os atos executórios previamente pretendidos, mas o crime não se consuma por circunstâncias alheias a sua vontade.

    p. ex. Gustavo planeja matar Oliveira efetuando seis disparos de arma de fogo, mas só consegue efetuar um disparo e, mesmo assim, não consegue a consumação do fato delituoso.

     

    TENTATIVA BRANCA (INCRUENTA)

    O agente delituoso pratica TOTAL ou PARCIALMENTE os atos executórios previamente pretendidos, mas não consegue produzir dano relevante ao bem jurídico tutelado pela norma penal.

    p. ex. Mário planeja matar Tiago efetuando seis disparos de arma de fogo, mas só consegue efetuar um disparo e, mesmo assim, não consegue a consumação do fato delituoso, e nem consegue ferir a vítima (NÃO CAUSA DANO NENHUM).

      

    TENTATIVA VERMELHA (CRUENTA)

     O agente delituoso pratica TOTAL ou PARCIALMENTE os atos executórios previamente pretendidos e, embora não consiga consumar o crime por circunstâncias alheias a sua vontade, ele gera, com a sua conduta, dano relevante ao bem jurídico tutelado pela norma penal.

    p. ex. Mateus planeja matar Tarcísio efetuando seis disparos de arma de fogo, mas só consegue efetuar um disparo e, mesmo assim, não consegue a consumação do fato delituoso, mas consegue ferir a vítima (CAUSA DANO AO BEM JURÍDICO).

    A tentativa perfeita, caracterizada como crime falho, o agente efetua todos os meios possíveis. Portanto, caracterizando como errada o que se afirma na assertiva.

    _______________________________________________________________________________________

    Gabarito: Errado.

    ______________________________________________________

    Bons Estudos!

  • Errado.

    - Tentativa imperfeita = o agente não termina a execução por motivos alheios a sua vontade. Por exemplo, o agente é desarmado.

    - Tentativa perfeita = o agente termina a execução e mesmo assim o crime não se consuma por motivos alheios a sua vontade. A denominação “perfeita” não é porque “deu certo”, afinal, o crime não se consumou, mas foi perfeita porque se percorreu todo o caminho, todos os atos de execução que estavam à disposição do agente.

  • QUESTÃO ERRADA.

    No caso da questão tinha que ser Tentativa Imperfeita.

  • GAB:E

    Perfeita/Acabada: O agente utilizou todos os meios que estavam ao seu alcance, e mesmo assim não consumou o crime. Ex.: O agente lesionou a vítima com socos e disparou 4 tiros na mesma, mas foi preso em flagrante antes que a vítima pudesse vir à falecer.

    Questões semelhantes:

    (CESPE – 2019 – TJDFT – NOTÁRIO/ADAPTADA)

    A tentativa incruenta ou branca ocorre quando, iniciados os atos executórios, o agente não

    consegue a consumação do delito, por força alheia à sua vontade, e nem atinge o objeto material

    do crime. ©

    (CESPE/2015/TRE) Configura-se tentativa incruenta no caso de o agente não conseguir atingir a pessoa ou a coisa contra a qual deveria recair sua conduta. ©

    O critério para diminuição da pena no crime tentado está relacionado com a maior ou a menor proximidade da consumação, quer dizer, a distância percorrida do iter criminis. ©

  • Tentativa perfeita ou acabada: atos executórios exauridos, fato não consumado.

    Tentativa imperfeita: atos executórios interrompidos por motivos alheios a sua vontade, fato não consumado

    Tentativa cruenta: ato executório e o objeto jurídico atingido, fato não consumado por motivos alheios a sua vontade.

    Tentativa incruenta: ato executório e o objeto jurídico não é atingido, fato não consumado por motivos alheios a sua vontade.

  • ERRADO

    Tentativa imperfeita

  • Perfeita → O agente esgota os meios  disponíveis

    Imperfeita → O agente NÃO esgota os meios disponíveis

    #BORA VENCER

  • Errado.

    Tentativa Imperfeita pois não esgotou os meios disponiveis.

  • Espécies de tentativa:

    • Imperfeita ou inacabada / Perfeita
    • Branca ou incruenta / Vermelha ou Cruenta
    • Idônea / Inidônea (crime impossível)
    • Tentativa supersticiosa ou irreal? Acredita na eficácia de um meio que jamais poderia causar qualquer resultado lesivo.
  • Na tentativa perfeita ele esgota todos os atos executórios por ele planejados, e o delito não se consuma por uma circunstância alheia a sua vontade.

    A questão traz o conceito da tentativa imperfeita.

  • Na tentativa PERFEITA, ou tentativa propriamente dita, o agente não consegue praticar todos os atos executórios necessários à consumação do crime, sendo o processo executório interrompido por interferências externas, alheias à vontade do agente.

    Erro da questão: tentativa perfeita não é sinônimo de tentativa propriamente dita (imperfeita).

    TENTATIVA PERFEITA=ACABADA, CRIME FALHO.

    TENTATIVA IMPERFEITA= INACABADA, PROPRIAMENTE DITA.

    A questão estaria correta se citasse a tentativa imperfeita:

    Na tentativa IMPERFEITA, ou tentativa propriamente dita, o agente não consegue praticar todos os atos executórios necessários à consumação do crime, sendo o processo executório interrompido por interferências externas, alheias à vontade do agente.

    • Tentativa perfeita ou crime falho, o agente inicia a execução e usa TODOS OS MEIOS que tinha disposição e por circunstancias alheias a sua vontade o crime não é consumado. (Ex: Dispara contra vítima e usa todas munições que tinha e mesmo assim não conseguiu consumar.)
    • Tentativa imperfeita, o agente não consegue utilizar todos os meios disponíveis e que tinha planejado usar, logo crime não se consuma por motivos alheios a sua vontade. (Por ex: deseja atirar e tinha 6 munições, porém só conseguiu usar 4 pq policia impede)
  • TENTATIVA BRANCA, INCRUENTA OU IMPROFÍCUA --- objeto do crime não é atingido --- redução da pena pela tentativa deve ocorrer no patamar máximo de 2/3. Vide: STJ, HC 354750/SP, Rel. Min. Jorge Mussi, 5ª Turma, j. 26/09/2017. 

    TENTATIVA INACABADA (ou imperfeita) --- fatores alheios à vontade --- agente NÃO ESGOTA meios de execução ao seu alcance --- tentativa propriamente dita.

    TENTATIVA ACABADA (ou perfeita) --- agente ESGOTA todos os meios de execução --- consumação não sobrevém por circunstâncias alheias à sua vontade --- é o crime falho

    CRIME FALHO --- sinônimo de tentativa perfeita ou acabada.

  • < > GABARITO: ERRADO

    • PARA AJUDAR A FIXAR

    TENTATIVA PERFEITA: O AGENTE ESGOTA TODOS OS MEIOS POSSÍVEIS PARA CONSUMAÇÃO DO DELITO E MESMO ASSIM NÃO SE CONSUMA. (CRIME FALHO)

    TENTATIVA IMPERFEITA: O AGENTE NÃO ESGOTA TODOS OS MEIOS POSSÍVEIS PARA A CONSUMAÇÃO DO DELITO POR CIRCUNSTÂNCIA CONTRÁRIA A SUA VONTADE, O CRIME NÃO SE CONSUMA. (PROPRIAMENTE DITA)

    ESTAS CLASSIFICAÇÕES SÃO DIJUNTIVAS, OU SEJA, TEM COMO CONCILIAR DOIS TIPOS DE CLASSIFICAÇÃO:

    PODERIA EXISTIR UMA TENTATIVA VERMELHA PERFEITA E IMPERFEITA

    PODERIA EXISTIR UMA TENTATIVA BRANCA PERFEITA E IMPERFEITA

    >BRANCA: ATIREI TODAS AS 50 MUNIÇÕES E ERREI TODAS>TENTATIVA BRANCA PERFEITA

    >BRANCA: ATIREI 25 DAS 50 MUNIÇÕES DISPONIVEIS E ERREI TODAS>TENTATIVA BRANCA IMPERFEITA

    >VERMELHA: ATIREI TODAS AS 50 MUNIÇÕES E ACERTEI TODAS> TENTATIVA VERMELHA PERFEITA

    >VERMELHA: ATIREI 25 DAS DAS 50 MUNIÇÕES DISPONIVEIS ACERTEI TODAS>TENTATIVA VERMELHA IMPERFEITA