SóProvas


ID
2513131
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O regime jurídico aplicável aos servidores públicos difere em função da natureza do vínculo correspondente, sendo que:


I. Os ocupantes de emprego público adquirem estabilidade após 3 anos de efetivo exercício, mediante avaliação de desempenho.

II. O provimento de cargos em comissão não prescinde de prévio concurso público, porém seus ocupantes podem ser exonerados ad nutum.

III. A contratação por prazo determinado somente é admissível para atender necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos da lei.


Está correto o que se afirma APENAS em 

Alternativas
Comentários
  • Os servidores de cargo comissionado podem sim ser exonerados ad nutum.

     

    Não entendi por que a assertiva II está errada.

  • Prescindir = Não precisa, facultativo  / Não prescinde = Necessário

    Imprescindivel = Necessário, Obrigatório

    PS: errei tbm, por erro de interpretação.

  •  (CESPE / TRE-BA – 2017) Conforme a Constituição Federal de 1988, o servidor público adquirirá a estabilidade

    c) após 3 anos do efetivo exercício do cargo.

    Comentários:

    Letra C: correta. A estabilidade é adquirida após 3 (três) anos de efetivo exercício e mediante avaliação especial de desempenho, realizada por comissão instituída especificamente com essa finalidade.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------

    Erro do item I

    SERVIDOR PÚBLICO   E   NÃO    OCUPANTE DE EMPREGO PÚBLICO

  •  PRESCINDE = Não é necessário!  /   NÃO PRESCINDE = É necessário!

  • RESPOSTA LETRA:  A)

     

     

    (ERRADA)  I. Os ocupantes de emprego público adquirem estabilidade após 3 anos de efetivo exercício, mediante avaliação de desempenho.

     

    Empregados públicos (BB,caixa,correios...) não possuem estabilidade, pois estão submetidos ao regime da CLT. Os servidores públicos submetidos a um estatuto jurídico próprio possuem estabilidade após 3 anos, mediante a avaliação de desempenho.

     

     

     

    (ERRADA) II. O provimento de cargos em comissão não prescinde de prévio concurso público, porém seus ocupantes podem ser exonerados ad nutum.

     

    Não Prescinde = Precisa         Prescinde  = Não precisa         

     

    Se trocarmos o não prescinde por um sinônimo veremos que a acertiva está incorreta, uma vez que cargos em comissão não necessitam de prévio concurso público . Vejamos como fica essa troca: 

     

    O provimento de cargos em comissão precisa de prévio concurso público, porém seus ocupantes podem ser exonerados ad nutum. (errado)

    O provimento de cargos em comissão não precisa de prévio concurso público, porém seus ocupantes podem ser exonerados ad nutum. (certo)

     

     

    (CORRETA) III. A contratação por prazo determinado somente é admissível para atender necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos da lei.

     

    Art. 37, IX, CF/88: A Lei estabelcerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.

     

    LEI Nº 8.745/93: Art. 1º Para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, os órgãos da Administração Federal direta, as autarquias e as fundações públicas poderão efetuar contratação de pessoal por tempo determinado, nas condições e prazos previstos nesta Lei.

     

  • Nosso colega Guilherme Garcia deixou muito bem explicado. PARABÉNS.
  • Art. 37, IX, CF:

    "A Lei estabelcerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público". 

  • EMPREGO PÚBLICO é diferente de SERVIDOR PÚBLICO

  • cai na pegadinha por falta de atenção! 

     

    Rumo ao cargo de CAPITÃO RS

     

  • Não prescinde é a mesma coisa de necessita.

  • pessoal tem gente confundindo os sinônimos por aí vou tentar exclarecer pra nós.

    PRECINDE, PRECINDÍVEL - nao precisa

    IMPRECINDÍVEL- precisa

  • Essa é mais uma das questões que errei "acertando"  NÃO PRESCINDE acabou comigo! kkk

  • O examinador tinha brigado com a esposa quando formulou essa questão...

  • O SONHO DESSE EXAMINADOR ERA SER PROFESSOR DE PORTUGUÊS.

  • PEGADINHA!!!!

  • Pegadinha!!!!

     

  • "ad nutum" corresponde a uma decisão que pode ser tomada pela autoridade competente, por seu simples arbítrio, sem necessidade de maiores formalidades administrativas.

  • Emprego público =/= de cargo público Não prescinde = precisa Prescinde = nao precisa
  • Esse examinador manjava também de RLM, pois trabalhou a negação da negação que se traduz em uma afirmação.

  • GABARITO: LETRA A


    !!!!!!!!Atenção!!!!!!!!

    NÃO PRESCINDE = IMPRESCINDE = PRECISA !!!

  • estabilidade é adquirida após 3 (três) anos de efetivo exercício e mediante avaliação especial de desempenho, realizada por comissão instituída especificamente com essa finalidade.

  • PRESCINDIR

    não levar em conta; abstrair,passar sem, pôr de parte (algo); renunciar a, dispensar.

    A colocação do "não" antes do prescindir positiva toda a negação do prescindir.

  • A questão indicada está relacionada com os Agentes Públicos.

    1. Agentes Públicos:

    1.1 Agentes Políticos;
    1.2 Particulares em Colaboração;
    1.3 Servidores Estatais.

    1.3 Servidores Estatais: 

    São divididos em três espécies:
    - Temporários: contratados com base no art. 37, Inciso IX, CF/88;
    - Celetista: "tem vínculo permanente com o Estado, com prazo indeterminado, sob a relação de emprego" (CARVALHO, 2015).                                                                                                                   - Estatutário: "tem vínculo permanente com a Administração, com prazo indeterminado".
    • DISTINÇÃO ENTRE ESTATUTÁRIOS E CELETISTAS:
    Celetista: "aprovado no concurso e é chamado a assinar um contrato de emprego. Todos os seus direitos e obrigações estão previstos no contrato, desde que respeitadas as regras da CLT e da Lei nº 9.962/00". Relação contratual com o Poder Público.
    Estatutário: 
    "aprovado no concurso é chamado a tomar posse, assumindo posteriormente um cargo público. Não celebra contrato, estando seus direitos e obrigações previstos em diplomas legais específicos, denominados estatutos". 
    • Salienta-se que nem todo servidor estatutário está apto a adquirir a estabilidade. Os servidores estatutários se dividem em cargos efetivos e cargos em comissão. Cargos efetivos - aprovados em concurso público e passíveis de adquirir a estabilidade. Cargos em comissão - não adquirem a estabilidade, uma vez que são cargos de livre nomeação e exoneração, já que não precisam de concurso para provimento do cargo.
    Itens:

    I. ERRADA, uma vez que os ocupantes de emprego público são servidores estatais celetistas e, portanto, não podem adquirir a estabilidade. 
    II. ERRADA, tendo em vista que os servidores de cargos em comissão não precisam de concurso para provimento de cargo.
    III. CERTA, já que a "a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público", nos termos do art. 37, IX, da CF/88.
    A) CERTA, uma vez que apenas o item III está correto.
    B) ERRADA, tendo em vista que apenas o item III está correto. 
    C) ERRADA, pois os itens I e II estão incorretos.
    D) ERRADA, uma vez que apenas o item III está correto.
    E) ERRADA, já que o item I está incorreto.

    Referência:

    CARVALHO, Matheus. Manual de Direito Administrativo. 2 ed. Salvador: JusPodivm, 2015.

    Gabarito: A

  • RESPOSTA LETRA: A)

     

     

    (ERRADA) I. Os ocupantes de emprego público adquirem estabilidade após 3 anos de efetivo exercício, mediante avaliação de desempenho.

     

    Empregados públicos (BB,caixa,correios...) não possuem estabilidade, pois estão submetidos ao regime da CLT. Os servidores públicos submetidos a um estatuto jurídico próprio possuem estabilidade após 3 anos, mediante a avaliação de desempenho.

     

     

     

    (ERRADA) II. O provimento de cargos em comissão não prescinde de prévio concurso público, porém seus ocupantes podem ser exonerados ad nutum.

     

    Não Prescinde = Precisa     Prescinde = Não precisa      

     

    Se trocarmos o não prescinde por um sinônimo veremos que a acertiva está incorreta, uma vez que cargos em comissão não necessitam de prévio concurso público . Vejamos como fica essa troca: 

     

    O provimento de cargos em comissão precisa de prévio concurso público, porém seus ocupantes podem ser exonerados ad nutum. (errado)

    O provimento de cargos em comissão não precisa de prévio concurso público, porém seus ocupantes podem ser exonerados ad nutum. (certo)

     

     

    (CORRETA) III. A contratação por prazo determinado somente é admissível para atender necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos da lei.

     

    Art. 37, IX, CF/88: A Lei estabelcerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.

     

    LEI Nº 8.745/93: Art. 1º Para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, os órgãos da Administração Federal direta, as autarquias e as fundações públicas poderão efetuar contratação de pessoal por tempo determinado, nas condições e prazos previstos nesta Lei.

    #repostado do Guilherme

  • Empregado público não tem direito à estabilidade. Apenas terá direito à estabilidade o SERVIDOR PÚBLICO com 3 anos de exercício.

  • ad nutum = revogável pela vontade de uma só das partes

  • Cuidado com prescinde :(

  • PMGOOOOO

  • Acredito que a redação da alternativa II está errada.

  • Gabarito: A

    I - ERRADO. Os empregados públicos não tem estabilidade após 3 anos, eles são regidos pela CLT. Não confundir empregado público com servidor público ou funcionário público.

    II - ERRADO. Não prescinde pode confundir, então para não esquecer -> imprescindível (necessário) e prescindível (dispensável), no caso, a alternativa está afirmando que não prescinde de prévio concurso para cargos em comissão, o que está errado, pois para cargos em comissão prescinde concurso público, ou seja, é dispensável. Só essa parte que está incorreta, pois os ocupante de cargos em comissão podem ser exonerados ad nutum, ou seja, podem ser dispensados a qualquer tempo, sem necessidade de motivação.

    III - CERTO. É o enunciado do art. 37, IX, C.F.

  • Art. 37, IX, CF/88: A Lei estabelcerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.

  • não basta manjar no direito, tem que ter um português afiado
  • Não prescinde = Precisa.

    Prescinde = Não precisa.

    #Pmgo2022