O período de suspensão do aleitamento, anteriormente de 30 dias, foi reduzido para 10 dias em razão de este ser o prazo que a vacina precisa para conferir proteção ao organismo da pessoa vacinada. A vacina é bem segura, mas como qualquer medicamento pode ocorrer eventos adversos associados à sua aplicação.
Assim, na impossibilidade de adiar a vacinação, a mulher que esteja amamentando deve adotar opções para evitar o aleitamento materno para proteger o bebê de possíveis eventos adversos. Nesta situação, previamente à vacinação, a mulher pode praticar a extração do leite, de preferência manualmente, e mantê-lo no congelador, para planejamento de uso durante o período da viremia, ou seja, por 10 dias após a vacinação; ou buscar um serviço de saúde para orientação quanto a alimentação do seu bebê.
Fonte: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/svs/noticias-svs/28199-febre-amarela-prazo-para-lactantes-vacinadas-voltarem-a-amamentar-e-reduzido
Letra E
Gabarito: Letra E.
Complementando
Outra questão agora da banca FCC que nos ajuda a responder, vejam:
Q839963 Ano: 2017 Banca: FCC Órgão: TRE-PR Prova: Técnico Judiciário - Enfermagem
Ao vacinar contra febre amarela uma paciente que está amamentando, o profissional da saúde deve dar a seguinte orientação:
a) o aleitamento materno deverá ser suspenso por 10 dias.