SóProvas


ID
2513473
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

A cromatografia pode ser combinada a diferentes sistemas de detecção, tratando-se de uma das técnicas analíticas mais utilizadas e de melhor desempenho. O acoplamento de um cromatógrafo com o espectrômetro de massas combina as vantagens da cromatografia (alta seletividade e eficiência de separação) com as vantagens da espectrometria de massas (obtenção de informação estrutural, massa molar e aumento adicional da seletividade). Observe as informações a seguir:


I. O método de impacto de elétrons é a técnica mais usada de geração de íons para a espectrometria de massas. As moléculas de amostra são bombardeadas na fase de gás com elétrons de alta energia. Em algumas situações, ocorre a remoção de um elétron da molécula da amostra para produzir um cátion-radical, conhecido como o íon molecular.

II. No processo de ionização por impacto de elétrons sempre gera o íon molecular do composto químico da amostra analisada.

III. A espectrometria de massas com ionização química é útil para a comparação de picos no espectro de massas. Seu principal uso é para se verificar a quantidade de íons formados durante a análise.

IV. O analisador de massas separa a mistura de íons formados durante a etapa de ionização segundo seus m/z (razão massa/carga) para a geração de um espectro de massas.

V. Na técnica de impacto de elétrons, o espectrômetro de massas bombardeia com um feite de elétrons de alta energia as moléculas que estão na fase de vapor e registra o espectro dos íons positivos, depois de separados na base da razão massa /carga.


Com relação á cromatografia com detecção através de espectrometria de massas, são verdadeiras as informações:

Alternativas
Comentários
  • II - alguns íons moleculares são instáveis e não se formam, rearranjando-se em outras formas, podendo liberar CO ou CH3 para isto, por exemplo.

    III - não se verifica a quantidade, mas sim a razão massa/carga. Além disto, a técnica tem caráter qualitativo e não quantitativo.

  • Uma vantagem na ionização química é resolver o problema do pico do íon molecular quando este não se forma no método por impacto de elétrons. Porém, há alguns problemas para distinguí-lo entre os possíveis íons moleculares formados.

  • II- A fragmentação pode ser tão alta que pode ser que o íon molecular não seja gerado no espectro- limitação da técnica.

    III-A MS é uma técnica qualitativa e quantitativa.