SóProvas


ID
2514286
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A estrutura enumerativa da Classificação Decimal de Dewey serviu de base para o desenvolvimento da Classificação Decimal de Direito, cujo objetivo foi expandir e aprofundar a classe 340, adaptando-a ao ordenamento jurídico brasileiro. Além disso, a CDDir incorporou uma série de recursos da Classificação Decimal Universal, incluindo o sistema notacional e alguns mecanismos de síntese.


A afirmativa acima está

Alternativas
Comentários
  • "Em 1948, a bibliotecária e bacharela em direito Doris de Queiroz Carvalho, na época funcionária da Biblioteca do Ministério da Fazenda, constatou a necessidade de detalhar a Classificação Decimal de Dewey na classe 340, referente ao Direito. Disto surgiu a obra Classificação Decimal de Direito, editada pelo Ministério da Fazenda nesse mesmo ano e, devido ao grande interesse despertado, reeditada em 1953 e 1977."

    Disponível em: http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/classificacao-decimal-de-direito/classif-decimal.pdf

    Gabarito: LETRA A

  • a) Nós vimos na teoria que a estrutura da CDDir é a mesma da CDD, somente sendo realizadas readequações na classe 340. CORRETA.

    b) Na verdade, sabemos que Doris utilizou todas as bases da CDD. INCORRETA. 

    c) Não existe nenhum recurso da CDU utilizado na CDDir. INCORRETA.

    d) Sabemos que é perfeitamente possível que a CDDir seja usada simultaneamente com a CDD, porém, ela não utiliza de nenhuma estrutura vinda da CDU. INCORRETA.

    e) Existe, realmente, um índice na CDDir, que possibilita que verifiquemos os diferentes lugares de um assunto nas tabelas. Porém, a CDDir não incorporou recursos da CDU. INCORRETA. 

    Gabarito: A