SóProvas


ID
2514289
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Ao redigir um resumo, um bibliotecário empregou palavras diferentes das usadas pelo autor do documento original, com a intenção de obter brevidade. O risco dessa prática é distorcer o significado do original.


É correto afirmar que o bibliotecário aplicou

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

     

    De acordo com o Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia:

    paráfrase paraphrase 1. LIT 1.1 Leitura, interpretação ou tradução em que o autor procura seguir mais o sentido do texto que a sua letra; metáfrase. 1.2 "Interpretação, explicação ou nova apresentação de um texto (entrecho, obra etc) que visa torná-lo mais inteligível ou que sugere novo enfoque para o seu sentido" (HOUD, p. 2127). 2. DIR "é o desenvolvimento de parte de uma obra, como se fosse uma ilustração, a partir do que se desenvolve o tema" (SOU, p. 75)

  • Segundo Lancaster (2004, p. 114):

    Alguns resumidores acham que devem mudar as palavras usadas pelo autor. Ainda que a paráfrase seja frequentemente necessária para se obter brevidade, nada se tem a ganhar, na busca de originalidade, com a mudança das palavras empregadas pelo autor. Na realidade, é fácil distorcer o significado do original ao procurar, deliberadamente, por motivos estilísticos, encontrar expressões sucedâneas.

    Gab. B

  • A paráfrase é utilizada para obter brevidade, contudo, ao utilizar este recurso, corre-se o risco de distorcer o significado do texto original.

    Gabarito: B